O Arquétipo do Mago no seu Varejo

O Arquétipo do Mago no seu Varejo

Neste artigo eu quero falar com você sobre o Arquétipo do Mago, um dos mais importantes e responsável pelas marcas mais famosas do mundo. Este é o Arquétipo das empresas que sabem transformar o mercado.

Quero mostrar para você como o Arquétipo do Mago é formado e quais são as estratégias para criar um bom arquétipo na sua empresa.


Então, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Como funciona o Arquétipo do Mago

O Mago é um dos principais arquétipos vivenciados por nós na juventude. A juventude que necessita experimentar, fazer escolhas, e viver a dor e a delícia das infinitas possibilidades que a vida oferece.

Algumas pessoas podem permanecer nesse arquétipo ao longo de toda a vida, o que acaba moldando fortemente sua visão de mundo, pensamentos, sentimentos e comportamento.

O Arquétipo do Mago é simbolizado pela capacidade de comunicação com as outras pessoas, com os elementos da natureza e, principalmente, a comunicação entre as diferentes camadas da mente.

De forma resumida, nossa mente é dividida em alguns compartimentos integrados que são:

O Consciente: aquele responsável pelo raciocínio, concentração, tomada de decisões, vontade, disciplina e crenças.

É através dessa pequena parte do nosso  universo psíquico (5%) que nos reconhecemos como indivíduos e, através dele, interagimos com o mundo.

O inconsciente pessoal: é a maior parte de nossa mente (95%) e não tem capacidade de raciocínio

Sua função básica é regular o funcionamento automático do corpo e armazenar informações vindas do consciente como: pensamentos, sentimentos, imaginações, hábitos, impulsos, desejos, conteúdos que não desejamos viver, traumas.

O Inconsciente coletivo: é o conjunto de vivências da humanidade e dos Arquétipos.

O Supraconsciente: é a mente do Todo e que tudo sabe. É com ela que a essência de cada pessoa se conecta para ter acesso à sabedoria universal.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

O Arquétipo do Mago no seu Varejo

Como o Arquétipo do Mago se manifesta

Merlin talvez seja o Mago mais famoso do Mago da cultura ocidental. Ele é capaz de olhar para sua bola de cristal e dizer como as coisas vão acontecer em Camelot, terra do Rei Arthur. 

Entretanto, consciente das possíveis desgraças do futuro, ele age para tentar melhorar as coisas, criando a Távola Redonda, a Excalibur e o Graal.

Provavelmente o Mago contemporâneo mais famoso é Harry Potter. O estrondoso sucesso de seus livros filmes demonstra a atração do Mago para crianças e jovens.

O mantra “que a força esteja com você”, do Mago-Jedi Yoda, de Guerra nas Estrelas, também representa bem o espírito desse arquétipo.

  • Desejo básico: Conhecer as leis fundamentais do funcionamento do mundo ou do Universo.
  • Meta: Tornar os sonhos realidade
  • Medo: Consequências negativas inesperadas
  • Estratégia: Devolver uma visão e vivê-la
  • Dons: Encontrar resultados “ganha-ganha”

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Por que o Arquétipo do Mago tem tanto apelo?

O mago representa o arquétipo daqueles que desejam buscar os princípios essenciais que regem o funcionamento das coisas e empregá-los para que estas aconteçam.

Traz a frequência de transformação e mudança, porém as ações são mais voltadas para o autoconhecimento, como a mudança de comportamento e repensar as atitudes.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Se bem trabalhado, será sempre em prol de algo maior

Alto influenciador e carismático, grande propensão em ser esse catalisador mudança. Alto poder de comunicação.

Manipular os 4 elementos da natureza, por isso tem a facilidade de transformar o material em espiritual.

Objetos na cabeça, como chifres e, nesse caso, o chapéu representa também a ligação com o espiritual.

Traz a informação de experimentos e se arrisca as infinitas possibilidades. Bom para quem está com medo, ou faltando coragem.

Boa capacidade de trabalho, empreender e autoconfiança no que faz. Ótimo para líderes espirituais.

A sombra não trabalhada tende a ir para um lado mais egoísta e manipulador. Se você tem essa tendência, tenha cuidado redobrado.

Gostou da publicação de hoje? Continue acompanhando as publicações.

Estou postando sobre todos os arquétipos então, continue acompanhando para obter ainda mais informações.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação