SEO, o que é e como isso aumenta as vendas do seu varejo (1)

SEO, o que é e como isso aumenta as vendas do seu varejo?

Hoje eu trago dicas sobre SEO para que você varejista tenha informações concisas sobre como colocar o site do deu varejo na primeira página do Google.

Então, vem comigo que você já vai aprender.

Além de mostrar o que SEO, também quero apresentar as melhores soluções que essa estratégia garante para os varejistas, independente do tamanho do seu comércio.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura. 

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O que é SEO afinal de contas e como ajuda o Varejo?

SEO significa search engine optimization, que representa a prática de otimizar as páginas do seu site para ranquear melhor nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

O SEO também serve como uma estratégia de marketing confiável e barata para ajudar você a trazer tráfego para o seu site e aumentar suas taxas de conversão.

Para melhor entender o que é SEO, este artigo vai falar sobre o básico sobre mecanismos de busca e SEO, explicar como os algoritmos de pesquisa funcionam e quais fatores influenciam o ranqueamento do seu site.

Dados sobre SEO

Mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa.

É fácil entender que ter o seu site no topo da página de resultados dos mecanismos de busca pode ser um fator decisivo entre crescer ou estagnar.

Agora leve também em consideração o fato de que os 5 primeiros resultados no Google recebem 67% de todos os cliques, e você saberá o porquê do SEO ser tão importante.

Mas o que é SEO? Bom… Vamos começar pelo começo.

De acordo com o Wikipedia, esse é o significado de SEO: “é o processo de afetar a visibilidade de um site ou uma página nos resultados não pagos dos motores de busca“.

Certo, agora vamos traduzir isso para o português. Esta é a minha definição:

SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.

Ou seja: o processo de SEO envolve três agentes:

  • Você, fazendo otimização de sites.
  • Os mecanismos de busca, sendo o Google 90% das vezes.
  • O usuário, fazendo a pesquisa.

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Entenda o conceito de Palavra-chave

No centro de cada estratégia de SEO eficaz está a pesquisa de palavras-chave.

Ótimo conteúdo é criado em torno de palavras-chave primárias e secundárias, e saber como usá-las de forma estratégica leva os usuários ao site.

Sua palavra-chave principal deve ser o foco principal da landing page.

Deve ter uma descrição forte do que a página trata e se conectar ao que a marca faz.

Essas palavras-chave primárias devem ser o foco do seu conteúdo.

As palavras-chave secundárias são palavras de apoio relacionadas à palavra-chave principal e dão mais detalhes.

Ao incluir essas palavras-chave secundárias no seu conteúdo (de forma natural, é claro), você provavelmente melhora o posicionamento nas pesquisas.

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Preste atenção aos links do Site

Juntamente com o conteúdo, a quantidade e qualidade de links de sites externos para uma página são os fatores mais importantes para o Google avaliar a sua relevância.

Cada link funciona como um voto, indicando que sua página merece ser visitada. Já a qualidade, se refere à autoridade de quem está apontado um link para você.

Se for um site com temática semelhante, com conteúdo que valha a pena ser compartilhado e com reputação digna, será um link de boa qualidade.

Vemos aqui, novamente, a importância de publicar conteúdo com informações úteis e bem fundamentadas.

Quanto maior for o potencial do seu conteúdo em informar e ajudar as pessoas, maior será a chance de ele receber links de sites que tratem de assuntos que tenham a ver com o seu mercado.

Por outro lado, se você receber links de sites suspeitos, envolvidos com spam e práticas duvidosas de SEO, o Google poderá penalizá-lo.

Para informar ao Google que determinado link não é bem-vindo, o Search Console oferece a ferramenta Disavow links. Utilize-a para evitar que sites estranhos prejudiquem a sua colocação.

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Entenda o que é um Conteúdo Relevante

Uma das formas de ampliar a quantidade de paginas de seu site é criando um blog e investindo na produção de conteúdo relevante com base em suas palavras-chave que você encontrou a aplicar o passo um.

Preencher seu site com conteúdo de qualidade é uma das dicas de SEO mais importantes deste, e de todos os guias que você irá encontrar.

Além de contribuir para o SEO, o marketing de conteúdo é uma das ações mais importantes do Inbound Marketing. 

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. 


Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o Universo do Varejo. 

Agradeço a leitura e até a próxima!  

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