Segredos para falar em público como fazer ótimas apresentações

Segredos para falar em público: como fazer ótimas apresentações

Não importa o segmento, falar bem em público é uma necessidade na vida de quem escolheu empreender. Pois, existem inúmeros casos onde essa habilidade vai ser requisitada. Por exemplo:

  • Treinamentos internos
  • Expor estratégias para sócios, acionistas e parceiros
  • Conquistar mais clientes
  • Apresentar a empresa em um evento ou feira
  • Entre inúmeros outros casos

Sendo assim, falar bem em público vem cada vez mais tem se tornando uma daquelas habilidades que transformam a vida do empreendedor. Saber exatamente o que fazer quando a hora chegar pode representar ganhos incríveis para a empresa e para a marca como um todo.

Hoje eu vou apresentar dicas práticas para que você aprenda como falar bem em público. Sem segredos ou mistérios, são abordagens que eu uso no meu dia a dia e sei que funcionam perfeitamente.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!

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Pesquise bastante sobre o material

Não existe apresentação de sucesso preparada em 5 minutos. Aqueles que dizem que sequer estudaram um conteúdo antes de fazer uma apresentação, podem dizer isso por dois motivos: ou eles já dominam o conteúdo, ou estão mentindo.

Você precisa conhecer bem sobre aquilo que vai falar, e conhecer bem implica em:

  • Entender os diversos lados de uma situação
  • Enxergar o contexto como um todo, não apenas o pontual
  • Observar os impactos daquele assunto na vida das pessoas
  • Entender as razões que levaram até o surgimento do que será dito

Ou seja, sim, uma boa apresentação exige muito trabalho de background. Na realidade, posso dizer com bastante segurança, de que o sucesso de uma apresentação começa meses antes de você subir no palco. 

Começa na preparação. Então, estude bem o material, estude os diferentes aspectos relacionados ao tema. 

Todo esse estudo vai lhe ajudar muito no momento que você for desenvolver o roteiro para sua apresentação. E ainda lhe dará confiança para falar com desenvoltura sobre o tema. 

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Diminua sua apresentação em 25%

Esta segunda dica está posicionada aqui por um motivo simples: depois de estudar muito sobre o tema, algumas pessoas criam apresentações enormes e cansativas. Cheias de detalhes.

Não faça isso.

Na realidade, a sua apresentação deve ser, via de regra, simples, sucinta, porém eficaz. Ou seja, você deve ser capaz de falar muito, usando poucas palavras. Condensar as suas mensagens em versões menores e mais poderosas.

Um bom jeito de fazer isso é diminuir a sua apresentação em, em média, 25%. Corte todas as sobras. Há uma frase muito sábia que diz: “quer escrever um ótimo texto de 600 palavras? Então escreva um bom texto de 1200 e corte os excessos.”

Diminua a sua apresentação em, no mínimo, 25%, e você terá sucesso. 

Treine o tom de voz

Essa parte é bem simples e direta: você precisa usar a sua voz. Faça treinos diários, ensaie o material, faça leitura em voz alta, e considere os seguintes fatores:

  • Quais são as oportunidades para subir o tom?
  • E aquelas para acelerar as palavras? 
  • Em qual ponto você está encontrando dificuldades para se expressar?

Essa espécie de mapeamento mental do conteúdo vai lhe ajudar muito. Lembre-se: uma apresentação eficaz tem diversos tons. Portanto, treine a voz e busque variações que tornem o seu conteúdo mais interessante. 

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Desenvolva um roteiro

Outra dica tão simples, prática e direta que não há muito o que ser dito sobre ela. Desenvolva um roteiro para a sua apresentação. Simples assim. 

Como nós estamos falando de apresentações comerciais, desenvolvidas para o ambiente do empreendedorismo, tenho aqui um modelo de roteiro que funciona muito bem. 

Seu roteiro deve ter:

  1. Apresentação
  2. Gancho
  3. Introdução
  4. Conteúdo
  5. Call to action

Apresentação é o momento quando você fala de si, mostrando suas credenciais e também dá dicas sobre o problema.

Gancho é usado para mostrar o problema em seu estágio máximo, despertando a atenção dos espectadores. 

Introdução é usada para contextualizar como o problema foi sendo resolvido.

Conteúdo é a resolução do problema e a explicação sobre todos os processos.

Call to Action é quando a palestra termina com você incentivando que os espectadores tomem uma atitude. 

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Segredos para falar em público como fazer ótimas apresentações

Evite ferramentas de suporte

Há dois erros cruciais que acabam com qualquer apresentação:

  • Quando o palestrante está lendo um papel sem emoção
  • Quando o palestrante fica olhando para os slides buscando lembrar do conteúdo

Veja: ler o seu discurso não é um erro, Steve Jobs fez isso e o vídeo se tornou um dos mais famosos e inspiradores da internet. Contudo, era claro que Steve tinha domínio do assunto.

Usar ferramentas de suporte no lugar da pesquisa é um erro. Você deve dominar o assunto, ponto final, e usar outros recursos apenas como auxiliares. Contar com eles para que “façam o trabalho pesado” vai tornar a sua apresentação robótica e ineficaz. 

Última dica: jamais, jamais, diga exatamente um texto que está no slide atrás de você, a menos que o texto seja composto por uma única frase. Palestrantes que ficam lendo textos inteiros estão ofendendo os participantes, afinal de contas, todos ali são capazes de ler também.

Olhe para o público

Quer saber para onde olhar durante a sua apresentação? Olhe para o público. Olhe para frente, escolha rostos e vá trocando de um para o outro. Enfatize as suas frases mirando nos olhos das pessoas. 

O seu olhar tem um poder poderoso de engajamento e conexão. Não desperdice essa força olhando para um papel, para um slide, ou para pontos perdidos. 

Essas foram as minhas dicas práticas de como fazer ótimas apresentações.

Eu sei que todas elas funcionam, pois faço uso delas todos os dias. 

Agora você já tem o que precisa para fazer uma grande apresentação. Espero que eu possa ter lhe ajudado. 

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Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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