Saiba quais são as 10 habilidades profissionais do futuro 

Saiba quais são as 10 habilidades profissionais do futuro 

Você tem medo da evolução das máquinas? Pois saiba que diversos estudos foram divulgados sobre as 10 habilidades profissionais para o futuro. Aquelas que o desenvolvimento da Inteligência Artificial dificilmente será capaz de substituir.

Quando li as reportagens sobre o assunto tive uma feliz surpresa: o design estava entre elas. E isso me animou a escrever sobre o tema. 

Encare o artigo de hoje não como uma previsão, mas como um humilde guia. Você vai descobrir que as 10 habilidades são úteis hoje mesmo. Ou seja, se você deseja melhorar os resultados da sua vida empresarial, então uma boa receita é investir nestes pontos. 

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!

Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing

Flexibilidade cognitiva

A Flexibilidade cognitiva é a nossa capacidade de absorver e lidar com novas ideias. Muito cobrada hoje, no mundo VUCA, essa questão se tornará ainda mais requisitada conforme o mercado se tornar cada vez mais maleável.

Um profissional com flexibilidade cognitiva sabe que os resultados surgem da experiência. Ele testa hipóteses e é capaz de descartar hábitos antigos, quando estes se mostram insuficientes para resolver um problema. 

Negociação

Haverá muito espaço para a negociação, e essa é uma habilidade que tem ganhado muito mercado nos últimos anos. Com a sobreposição de diversos mercados, e setores novos surgindo diariamente, saber negociar é fundamental para conquistar posições de privilégio. 

Orientação para servir

Oferecer, antes de exigir. A orientação para servir já aparece com força total na produção de conteúdo para a internet (é ela que faz com que empresas doem tempo, capital intelectual, e esforço, na produção de um conteúdo que será oferecido de maneira gratuita).

Nesse sentido, haverá ainda mais impulso para oferecer cada vez mais soluções. No embalo crescente das estratégias de inbound marketing, exige-se que os profissionais tenham alta orientação para servir. 

Julgamento e tomada de decisões

Essa seja talvez uma das questões mais marcantes dos novos tempos. Hoje nós temos um fluxo de dados gigante o bastante para garantir que muitas das nossas decisões sejam embasadas por conhecimentos reais.

Por outro lado, o julgamento surge, de verdade, quando é preciso ter discernimento entre duas situações que não estão em pólos opostos. Explico: escolher entre investir muito, ou investir pouco, em uma situação, é fácil. Pois os resultados serão opostos.

Mas, a tomada de decisão e o julgamento trata de decidir entre situações que terão resultados paralelos, ou

próximos. 

Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais

Inteligência emocional

E se no item anterior falamos de discernimento, aqui cabe ressaltar a importância da inteligência emocional. Até porque, é muito difícil tomar uma decisão coerente e centrada, quando a emoção toma conta da atividade profissional. 

Coordenação com equipes

Capacidade de trabalhar bem em equipe faz toda a diferença no longo prazo. Muitas vezes, uma equipe pode contar com verdadeiros talentos, e isso trazer resultados em situações pontuais, ou em questões esporádicas e de curto prazo.

Por outro lado, a soma das forças sempre prevalecerá no longo prazo. Uma equipe engajada, com profissionais coordenados, será capaz de acumular mais vitórias. Isso é verdade em praticamente todos os âmbitos da sociedade, desde os esportes, até o mercado de trabalho. 

E portanto, a coordenação com equipes faz parte das 10 habilidades para o futuro. 

Saiba quais são as 10 habilidades profissionais do futuro 

Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine

Gestão de pessoas

No mesmo sentido, uma equipe coordenada necessidade de um ótimo líder. Sendo assim, a gestão de pessoas também aparece como uma das 10 habilidades para o futuro. 

Gerir pessoas é mais do que estabelecer metas, ou definir processos. Na gestão há um trato especial com todas as outras habilidades mencionadas. É preciso ter inteligência emocional, capacidade de negociação, flexibilidade cognitiva.

Aliás, podemos dizer que a gestão de pessoas é uma consequência da junção das outras 9 habilidades. Com o acréscimo de um senso propositivo de evolução. 

Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões

Mentalidade orientada ao design e a criatividade

A mentalidade orientada ao design e a criatividade surgem juntas na elaboração de diversas soluções do mercado. Como nós já dissemos em outro artigo, o design thinking parte de uma constatação de um problema, avança na prototipação e elabora testes.

Nesse sentido, ter a mentalidade orientada ao design é uma forma de enxergar o mundo além das camadas postas. Significa ver possibilidades para melhoria contínua.

Daí nasce também a criatividade. Todo ato criativo só assim o é pois é capaz de solucionar um problema. Não existe a criatividade, se não existe um desafio para ser superado. E assim, o design thinking e a criatividade surgem justas como uma das 10 habilidades para o futuro. 

Pensamento crítico

Por fim, o pensamento crítico fecha o ciclo iniciado com a flexibilidade cognitiva. Podemos dizer que esse pensamento é o árbitro capaz de avaliar quando os processos estão dando certo, e quando não estão. 

Sem o pensamento crítico, todas as outras habilidades seriam apenas tiros no escuro. Incapazes de buscar um resultado eficiente para uma situação. É apenas por meio da visão lógica, intelectual e prática, que uma situação se mostra eficiente. 

Claro que o pensamento crítico tem suas limitações. A beleza de uma poesia, ou de uma obra de arte, vão além da crítica e tocam em sentimentos. Contudo, para os processos do dia a dia, sobretudo aqueles orientados na resolução de problemas práticos, o pensamento crítico é insuperável. 

E essas foram as 10 habilidades profissionais do futuro. 

Leia também: Dicas de SEO e produção de conteúdo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

 

 

 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação