Quais as principais tendências do varejo para 2022

Quais as principais tendências do varejo para 2022

Quer deixar a concorrência para trás? Então veja essas dicas incríveis de tendências para o varejo para o próximo ano.

Todas as informações neste texto foram pesquisadas nos canais mais importantes sobre varejo no Brasil e no mundo.

Então, vamos lá. Vamos falar sobre tendências de varejo para 2022. Fique confortável e aproveite a leitura.

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Como se informar sobre as tendências do varejo?

Você provavelmente já percebeu que acompanhar as tendências do varejo tem se tornado cada vez mais complexo, conforme temos mais informações e canais disponíveis à um clique.

Porém, ao mesmo tempo em que acompanhar tudo a todo momento não é viável e muito menos eficiente, quem atua no varejo precisa estar atento às mudanças que podem impactar seu negócio, a maneira de vender e atender seus clientes.

Com todos os obstáculos que o mercado enfrentou em 2020, e que ainda estão presentes em nosso cotidiano, entender como conquistar os clientes em um cenário de incertezas e garantir um crescimento saudável nas vendas exige atualização e busca por novas soluções constantemente.

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Delivery 

Se antes o delivery estava associado apenas a restaurantes, essa dinâmica foi mudada e promete ser uma das fortes tendências do varejo para o ano. Ainda segundo o estudo da Ebit | Nielsen, 72% dos brasileiros começaram a usar (ou já estão usando) mais aplicativos de delivery.

A razão principal para os participantes do estudo é a praticidade em não precisar sair de casa.

O modelo delivery foi atribuído em diferentes tipos de negócios, como: restaurantes, padarias, farmácias, lojas de bebidas, perfumarias, entre muitos outros.

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Quais as principais tendências do varejo para 2022

E-commerce no home office

A permanência do home office em diversos setores criou novas maneiras de se trabalhar e mudou a relação do consumidor com o seu entorno. Por isso, o varejo pode esperar clientes gastando mais tempo (e dinheiro) em atividades domésticas ou nos comércios próximos de suas casas.

Com mais confiança dos consumidores em sair de casa e com a demanda reprimida acumulada durante as restrições, às compras tendem a aumentar com a melhora dos indicadores da pandemia.

Porém, essa recuperação acontece em níveis e velocidades diferentes, a depender do segmento.

O e-commerce cresceu muito em 2020 e vai continuar expandindo em níveis altos nos próximos anos, mesmo que as lojas físicas já estejam seguras e livres de restrições.

As plataformas digitais se desenvolveram durante a crise e agora fazem um melhor atendimento aos seus clientes.

Há também uma leva de consumidores que chegou a esses canais por necessidade e que, por ter uma boa experiência, perdeu o medo da compra online e deve manter o hábito.

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Reestruturação dos modelos de negócios

As plataformas digitais vieram para ficar no varejo. Essa mudança, impulsionada pela pandemia, ampliou o acesso ao comércio e implementou novas formas de fazer negócios, em especial nas redes sociais.

Cada vez mais as empresas correm contra o tempo, porque a transformação ocorre em uma velocidade sem precedentes, e em direção a uma estratégia omnichannel.

A pesquisa destaca, no entanto, que o varejo tradicional ainda terá espaço, visto que, na maioria dos países sul-americanos, esse processo de digitalização tem como objetivo fortalecer o modelo predominante, em que o canal digital busca complementar a estrutura de lojas tradicionais atuais.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre as principais tendências do varejo para 2022. 

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Agradeço a leitura e até a próxima! 

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