Quais as previsões para 2020 que já estão acontecendo

Estamos entrando no terceiro mês do ano novo, o que significa que muitas coisas que foram projetadas para esse ano já deveriam estar dando as caras, mas o que nós queremos dizer quando falamos sobre “previsões para 2020?”

Veja bem, nossas previsões não têm nenhuma relação com astrologia, ou numerologia, nem qualquer uma dessas coisas. Sequer queremos entrar no mérito destes assuntos, não é a nossa especialidade.

Nós somos especialistas em coleta de dados, análises de resultados e transformações no varejo. Observamos o mercado, analisamos as transformações, os lançamentos na tecnologia e ouvimos as opiniões de especialistas para assim poder saber o que vai acontecer no ano de 2020.

Temos um artigo sobre as previsões e perspectivas para esse ano e agora está na hora de saber o que já está dando certo e o que ainda precisa de mais tempo para amadurecer.

Então, vamos lá? Boa leitura.

Quais são as novas tendências de consumo

Está crescendo o setor de serviços

As pesquisas indicavam um crescimento módico, mas constante, e essa tendência se mantém firme. O setor de serviços apontou um aumento de 0,8% em julho do ano passado (IBGE). Aquela havia sido a terceira alta do ano, deixando o segmento mais confiante.

Nos negócios, como muitos sabem, confiança do setor pode gerar uma “profecia auto realizável”. Se o setor está confiante e acredita que os investimentos irão aumentar, então as pessoas têm a tendência de investir mais, os números sobem, a confiança aumenta mais e os investimentos seguem crescendo.

Essa era uma das previsões de 2019 que continua ótima em 2020.

O varejo também segue crescendo

Há buracos e lombadas nessa estrada, não dá para negar. Quem trabalha no varejo hoje sabe que nem tudo são flores, mas as perspectivas para o setor eram boas em 2019 e continuam assim em 2020.

Com o aumento de 0,8% no setor de serviços, o varejo viu seus números crescerem 2,3% entre os anos de 2018 e 2018 (IBGE). Desde então a média é de um crescimento mensal perto dos 0,36%.

Se considerarmos o varejo ampliado – a modalidade que inclui automóveis e material de construção – a porcentagem sobe levemente para 0,37%.

Mas o setor é um dos que mais recebe interesse de investimento em inovação. Coisas como: a personalização dos produtos, totens com inteligência artificial, comunicação visual eletrônica com realidade aumentada, etc. fazem com que o varejo esteja assumindo a dianteira das inovações tecnológicas.

Boa notícia para nós.

Novas estratégias de Visual Merchandising

Os serviços de aluguéis continuam a crescer

Uber e AirBnB são tipos de aluguéis e estão se tornando cada vez mais populares. Essa lógica poderá e deverá ser aplicada em diversos serviços. Entregadores já buscam e entregam documentos pela cidade apenas com o uso do aplicativo, mas isso irá crescer.

Empresários e desenvolvedores já estudam formas de alugar roupas com o uso de aplicativos similares – sobretudo roupas para festas, que possuem preços elevados e serão usadas apenas durante uma noite.

Será a “Uberização” dos serviços, e essa tendência poderá e deverá diminuir os gastos dos consumidores e também aumentar a demanda de prestadores de serviços. Aguardemos, mas os números da Uber, de AirBnB, da 99 Taxi, entre tantas outras, não deixam dúvidas.

Essa modalidade veio para ficar.

Cresce o número de utilizações da realidade aumentada

Muito utilizada em jogos, a Realidade Aumentada está encontrando uma força incrível no varejo. Essa ferramenta está ajudando o consumidor no momento da compra, hoje ela está presente em:

  • Marcas de tinta, com aplicativos que mostram como a cor ficaria na parede
  • Celulares, com aplicativos que mostram a customização do aparelho ao vivo
  • Decoração, mostrando como determinado design funcionaria no espaço

Os números da realidade aumentada também não param de crescer, o que faz dessa outra previsão autorrealizável. Uma vez que todos os varejistas acreditam que ela será usada em muitas lojas, eles investem na solução, fazendo com que cada vez mais varejistas invistam.

O que é uma notícia formidável, afinal de contas a realidade aumentada é uma solução incrível para diversos problemas encontrados no varejo. O cliente poderá realmente viver a compra, entrar em outra realidade…

Nós temos uma sincera paixão por novidades no varejo e essa é uma das tendências que mais nos causa alegria ver sendo posta em prática.

7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020

A sustentabilidade está tomando uma forma nova

Ser sustentável deixou de ser algo nichado, específico para um público com certas características. Agora, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação de todos e está transformando completamente o mercado.

Independente das brigas políticas que envolvem o tema – e mais uma vez, não iremos tomar uma posição nessa questão, para nós o varejo é a nossa posição. Lojas e lojistas que demonstram desrespeito com a sustentabilidade perdem em números.

Perdem, pois, a tendência global é de preocupação com o meio ambiente, então uma marca que se posicionar contra estará entrando em conflito com essas novas práticas e terá sua imagem manchada – sobretudo nas redes sociais.

Perdem ainda mais pois hoje há a transformação da marca em personagem de confiança. O que queremos dizer? Um cliente hoje personifica a marca por contra própria. Transforma essa marca em um personagem do mercado e se esse personagem tomar atitudes que o cliente não concorda, então a marca será anulada, “cancelada” como se diz em alguns meios.

Seria como se a marca assumisse uma personalidade, e essa personalidade precisa estar alinhada com os gostos do seu cliente – nenhuma novidade para o varejista. Acontece que hoje o cliente faz isso por conta própria e a sustentabilidade está na linha de frente dessas preocupações.

Uma marca que não tem hábitos sustentáveis é taxada de “marca ruim” e dificilmente conseguirá expandir seus números e resultados para além de um nicho muito localizado.

Leia em seguida: Como tornar a sua loja Eco-Friendly

Em resumo, 2020 está atingindo seu primeiro trimestre e nós já somos capazes de avaliar diversas transformações no mercado.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

 

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