Como tornar a sua loja Eco-Friendly

A tendência da loja eco-friendly está tomando o varejo. Mesmo marcas que não têm relação com produtos sustentáveis já estão adotando a postura de preservação — isso mesmo, até aquelas que não têm no perfil da marca o posicionamento pró-natureza.

Pois, falemos a verdade, é preciso cuidar do meio-ambiente o mais rápido possível. Por mais que muitos números se contradigam — e não estamos aqui para levantar bandeiras. Há muitas coisas erradas acontecendo e temos que ter o controle.

Mas, como uma loja consegue fazer isso? Pois, jogar no colo do empreendedor é fácil, muitos estão fazendo. Apenas apontar o dedo e falar “você deve ser eco-friendly” é uma coisa, realmente dar dicas de como fazer é outra.

Hoje nós falaremos sobre como a sua loja pode ser eco-friendly usando soluções fáceis e corriqueiras. Que não vão impactar no dia a dia nem irão representar altos investimentos.

Vamos lá? Boa leitura!

Digitalize tudo

A primeira dica para tornar a sua loja eco-friendly é digitalizar todos os documentos possíveis. Não apenas isso, mas garantir que a sua empresa consiga fluir melhor sem papéis.

Essa solução será ótima até mesmo para a produtividade nos escritórios da loja. Verdade.

Pense sobre o assunto: papéis são fáceis de perder, a organização deles requer espaço e o acesso é restrito — se você estiver no meio de uma reunião importante e esqueceu um contrato ou documento, não há como acessar remotamente.

Já por meio do digital todos os documentos ficam guardados em pastas na nuvem (o Google DOCs é ótimo para isso). Sendo assim, seus colaboradores podem acessar e atualizar os documentos e planilhas em tempo real.

Você toma uma atitude eco-friendly e a produtividade da sua loja cresce.

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Abandone os descartáveis

Uma loja é repleta de materiais descartáveis, do tipo copinhos de água ou café para a equipe, ou papéis de rascunho, etc. A dica é diminuir o maior número possível de elementos descartáveis dentro da sua loja. Claro que sempre levando em conta o bom-senso.

Aqui vai um conselho sobre a questão eco-friendly: a sua loja (ou a sua casa) não precisa salvar o planeta. Você precisam demonstrar — por meio de ações — que se importam e estão fazendo a sua parte.

Qual a razão disso? 

Pequenas atitudes vão despertar o interesse de outras pessoas que também adotarão pequenas atitudes. Sendo assim, apenas substituir o copinho descartável por uma solução sustentável pode fazer com que os clientes gostem da sua atitude eco-friendly.

Falaremos disso adiante, mas aqui vai um spoiler: além de ser benéfico ao ecossistema, a tendência sustentável está cada vez mais conquistando o coração dos clientes.

Ou seja, a imagem da sua marca irá melhorar.

Incentive e pratique o transporte sustentável

Estatística curiosa do dia, você sabia que um ônibus é capaz de transportar — em média — o mesmo número de pessoas que estariam ocupando 38 carros? 

Sério. Pois, normalmente, as pessoas vão trabalhar sozinhas, ou seja, o número é de 38 carros para 38 pessoas. Em um ônibus comum cabem muito mais pessoas do que isso, mas nós estávamos usando um valor que ainda deixa o transporte público até vazio e confortável.

Então você deve incentivar todos os seus colaboradores a irem trabalhar de ônibus mesmo que eles tenham carro? Claro que não.

Mas converse sobre alternativas, veja se é possível para eles dividirem caronas, ou encontrarem soluções em conjunto. Quem sabe parte do caminho a de transporte público e outra parte de carro.

É como dissemos no item anterior, pequenas ações, pontuais, ajudam imensamente.

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Faça o investimento em equipamentos de baixo consumo

Aqui está uma dica que vai representar ganhos materiais no final do mês. Equipamentos de baixo consumo são excelentes, pois reduzem as contas (sobretudo de energia elétrica) e também tornam a sua loja eco-friendly.

Existe uma classificação por selos que começa na letra E — de equipamento com alto índice de gastos — e termina na letra A — são os equipamentos que têm melhor desempenho com gasto baixo de energia.

Geladeiras, televisões, microondas, até mesmo as luzes e luminárias comuns ao dia a dia. Todos esses produtos estão dentro da classificação acima. Sua meta é investir no maior número de equipamentos de categoria A.

Você verá que o consumo de energia irá baixar tremendamente, além de garantir que a sua loja esteja dentro dos padrões eco-friendly.

O que a tendência eco-friendly pode fazer por sua loja

As tendências estão mudando. Apenas dois anos atrás estaríamos todos falando que “estamos na era da comunicação.” Mas essa era está ficando para trás.

Hoje, além da comunicação, nós estamos na era da confiança — ou para ser mais sincera, da desconfiança.

Atualmente, uma marca precisa provar para o cliente que é digna do investimento dele. Vai além de possuir um ótimo produto e ser capaz de prestar atendimentos excelentes, essa marca também deve estar alinhada com os ideais dos clientes.

E a tendência eco-friendly entra em acordo com a maioria dos clientes modernos.

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Mais do que clientes, hoje temos fãs

Fãs de lojas sempre existiram, mas a tendência hoje é que as marcas tomem para si o papel de influencers e consigam engajar e conquistar muito mais pessoas — com o uso das redes sociais.

Se você deseja que a sua loja tenha fãs então deve prestar atenção aos comportamentos e culturas extra-compra. O que isso quer dizer?

Muitos varejistas sabem tudo sobre “comportamento do cliente”, mas e quanto ao comportamento do cidadão? E o comportamento da pessoa fora do shopping?

A tendência eco-friendly veio para ficar, melhor ainda, veio para crescer. Garantir que a sua loja esteja alinhada com essa nova maneira de enxergar o mundo é jeito seguro de continuar evoluindo.

No fim, o assunto sempre será esse: evolução.

Como garantir que a sua loja, a sua marca, os seus colaboradores, e você estejam em constante desenvolvimento?

Algumas respostas são: lendo, pesquisando, fazendo bons contatos e se informando sempre mais.

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Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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