O que são as NFTs e por que elas são importantes para o varejo

O que são as NFTs e por que elas são importantes para o varejo?

Se você se liga em tecnologia então já deve ter ouvido o nome das NFTs em algum momento. O que talvez você não saiba é que essas novidades são importantíssimas para os varejistas.

Hoje eu quero conversar com você sobre as NFTs e como elas estão transformando a relação das pessoas com produtos e até com o próprio dinheiro.

Muito bem, vem comigo. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

O que são NFTs?

NFTs são uma forma de representar a propriedade de um bem digital, como uma imagem, vídeo ou texto. Desde que a internet surgiu, nunca houve uma forma de reivindicar a posse de um bem digital, pois a maioria dos arquivos pode ser copiada, colada e compartilhada infinitamente.

NFTs são tokens exclusivos que podem ser usados ??para certificar a procedência, a autenticidade e a propriedade de uma mídia digital.

Assim como as criptomoedas, os NFTs são rastreados e trocados em uma rede blockchain pública. Porém, ao contrário das criptomoedas, os NFTs são únicos. Um bitcoin é idêntico a outro, mas cada NFT é único.

O que são Criptomoedas?

Geralmente, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente – com a diferença de ser totalmente digital. Além disso, ela não é emitida por nenhum governo (como é o caso do real ou do dólar, por exemplo).

Mas isso é possível? Para explicar que sim, Fernando Ulrich, autor do livro Bitcoin: A moeda na era digital, faz uma analogia bem simples: “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”.

Antes da internet, as pessoas dependiam dos correios para enviar uma mensagem a quem estivesse em outro lugar.

Era preciso um intermediário para entregá-la fisicamente – inimaginável para quem tem acesso a e-mail e outros serviços de mensageria.

Algo semelhante acontecerá com as moedas virtuais no futuro. “Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa”, explica Ulrich no livro.

5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes

O que são as NFTs e por que elas são importantes para o varejo

Por que as NFTs são importantes?

NFTs não são criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo. Apesar disso, os dois usam a mesma tecnologia, chamada blockchain.

O sistema permite rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet. Resumidamente, ele funciona como frações de um código on-line que carregam a informação principal, como um bloco de dados em uma corrente.

Daí a origem do nome em inglês.

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Quem regula as NFTs?

É importante lembrar que, no dia 24 de fevereiro, a Receita Federal do Brasil divulgou que vai incluir pela primeira vez códigos específicos para declaração de criptomoedas na declaração do Imposto de Renda para pessoa física de 2021, e isso inclui NFTs.

Quais são as vantagens das NFTs?

De acordo com o DappRadar, site que rastreia informações sobre o mercado cripto, o volume de venda de NFTs entre janeiro e setembro de 2021 chegou a US$ 13,2 bilhões. O valor é maior que os PIBs dos estados do Acre, Amapá e Roraima somados.

Como o varejo precisa acordar para as NFTs?

Por serem um novo “produto”, as NFTs ainda geram muitas dúvidas. Sobretudo, pois elas existem apenas no universo virtual e não podem ser “consumidas” ou produzidas como o varejo entende que sejam produtos.


Mesmo assim, é importante prestar atenção às NFTs, já que grandes marcas estão se movimentando para lançar suas próprias NFTs e assim atingir ainda mais consumidores.


Quer saber mais sobre este tema? Então, continue acompanhando o Blog. Pois eu prometo que vou trazer ainda mais novidades sobre este novo universo que está surgindo.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação