O que é Digital Storytelling para varejo e como usar

O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Você sabe o que é Digital Storytelling? Hoje eu quero te apresentar essa tendência e mostrar como ela vem transformando as vendas de muitas lojas e impulsionando diversas marcas.

Mas, para falar de Digital Storytelling não dá para não falar de criação de narrativas e de como isso é importante para a construção de reputações (sejam positivas, ou negativas).


Então, se você sente que a reputação da sua marca poderia estar melhor. Este é o seu artigo. Vem comigo. 

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

O que é Digital Storytelling?

A arte de contar história utilizando ferramentas tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais e smartphones: essa é a definição mais simples para o digital storytelling, ou contação digital de histórias.

No entanto, o que parece uma forma de diversão ou de arte, pode ensinar para o estudante diversas habilidades essenciais para seu sucesso profissional.

Além, é claro, de trabalhar a escrita, a criatividade, a capacidade narrativa, a construção de argumentos e o pensamento lógico, o digital storytelling também é interessante do ponto de vista pedagógico.

Afinal, a fim de idealizar e executar suas criações, os estudantes precisam desenvolver a habilidade de escutar uns aos outros e trabalhar em equipe.

O pensamento organizacional, a gestão do tempo e o cumprimento de prazos também serão bastante estimulados com essa prática.

O digital storytelling pode ser utilizado em qualquer sala de aula, física ou virtual.

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Quais são as vantagens do Digital Storytelling?

O Digital Storytelling traz muitas vantagens para as empresas, para os empreendedores e para as marcas. 

Vou citar as principais. 

Gera líderes

Segundo o Country Manager da Jeep no Reino Unido, Damien Dally, a história na indústria automotiva foi a chave para as campanhas de marketing por muito tempo.

Ela pode ser metafórica e até simples, como uma viagem, ou algo mais profundo. Mas colocar a sua marca como protagonista, independente do caso, é essencial.

Ao fazer isso, a empresa garante que a sua marca seja conectada à mensagem e até mesmo se destaque de concorrentes de mercado.

5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes

Causa e efeito na tela

O storytelling usa a narrativa do tipo “causa e efeito”, que é facilmente compreendida pelo cérebro.

Assim, de maneira intuitiva, a história contada pela campanha tem grande capacidade de envolver, permitindo que o espectador se identifique com o enredo.

O que é Digital Storytelling para varejo e como usar
O que é Digital Storytelling para varejo e como usar

Uso das tragédias e comédias do dia a dia

As histórias trágicas, assim como as engraçadas, têm grande poder de atrair a atenção do espectador.

Diversas marcas produzem vídeos engraçados (ou tristes) para prender a concentração de seus consumidores fazendo com que eles prestem atenção a mensagem que está sendo contada.  

O narrador é dono da história

Em uma época em que muitas pessoas escolhem mensagens de texto ou instantâneas, em vez de chamadas telefônicas com um bate-papo pessoal, ouvir uma voz é uma experiência poderosa.

Dito isto, uma história notável contada verbalmente, na própria voz do narrador, tem uma qualidade pessoal que é difícil de obter de outra maneira.

Tom, entonação, timbre e todas as outras pequenas qualidades pessoais que uma voz individual pode ter ressaltam o significado da história e ajudam a estabelecer uma conexão mais profunda com o público.

As 7 vantagens insuperáveis

  • Permite inspirar ao contrário de factos ou informações isoladas;
  • Estimula a curiosidade;
  • Pela sua natureza, pode ser altamente compartilhável;
  • Os seus elementos estão adaptados ao seu produto e ao seu objetivo;
  • Gera empatia, criando uma forte ligação à marca;
  • Passa uma mensagem relevante;
  • Tem maior probabilidade de ser lembrada pelo consumidor.

Como utilizar estratégias de Digital Storytelling?

Não importa se a sua história é baseada em fatos que realmente aconteceram ou se é totalmente inventada com acontecimentos fictícios. O importante é que a emoção transmitida pela narrativa seja a mais real possível.

As parábolas são bons exemplos de histórias imaginárias que podem render um ótimo storytelling.

Como vimos, a estratégia de contar histórias nas redes sociais por meio do Social Media Storytelling vai muito além de posts periódicos aleatórios, na verdade, ela cria uma sequência, uma linguagem visual coerente e capaz de despertar emoções em seus seguidores, que os conectam com a sua marca.

Usando como peça central do Conteúdo

Quando falamos sobre storytelling, o primeiro método que vem à cabeça é este.

Todo conteúdo é minimamente pensado para possuir uma narrativa completa com  personagens, ambientação, obstáculos e uma mensagem clara revelada ao final da leitura. 

É como um filme com começo, meio e fim que faz o leitor se envolver e não conseguir parar de ler até compreender a mensagem contida nele. 

E a dica das dicas: conheça seu consumidor

A principal dica para contar uma boa história com o digital storytelling é conhecer bem o seu público.

Fazer pesquisas e analisar os dados que você já possui é o primeiro passo para saber aquilo que mais agrada os seus potenciais clientes.

Isso ajuda a criar a estrutura dos seus conteúdos, como as potenciais histórias que podem chamar a atenção dos consumidores nas plataformas que você estiver.

O potencial de engajamento também está relacionado à inovação e ao desejo de participar da história.

Seja através de comentários ou até mesmo a partir de um desafio no TikTok, por exemplo, chamar os clientes e potenciais clientes para participar é uma maneira de conseguir um engajamento orgânico, que amplia a sua visibilidade digital.

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o nosso Blog.


Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo e das marcas fortes. Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação