Você sabe o que é Digital Storytelling? Hoje eu quero te apresentar essa tendência e mostrar como ela vem transformando as vendas de muitas lojas e impulsionando diversas marcas.
Mas, para falar de Digital Storytelling não dá para não falar de criação de narrativas e de como isso é importante para a construção de reputações (sejam positivas, ou negativas).
Então, se você sente que a reputação da sua marca poderia estar melhor. Este é o seu artigo. Vem comigo.
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O que é Digital Storytelling?
A arte de contar história utilizando ferramentas tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais e smartphones: essa é a definição mais simples para o digital storytelling, ou contação digital de histórias.
No entanto, o que parece uma forma de diversão ou de arte, pode ensinar para o estudante diversas habilidades essenciais para seu sucesso profissional.
Além, é claro, de trabalhar a escrita, a criatividade, a capacidade narrativa, a construção de argumentos e o pensamento lógico, o digital storytelling também é interessante do ponto de vista pedagógico.
Afinal, a fim de idealizar e executar suas criações, os estudantes precisam desenvolver a habilidade de escutar uns aos outros e trabalhar em equipe.
O pensamento organizacional, a gestão do tempo e o cumprimento de prazos também serão bastante estimulados com essa prática.
O digital storytelling pode ser utilizado em qualquer sala de aula, física ou virtual.
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Quais são as vantagens do Digital Storytelling?
O Digital Storytelling traz muitas vantagens para as empresas, para os empreendedores e para as marcas.
Vou citar as principais.
Gera líderes
Segundo o Country Manager da Jeep no Reino Unido, Damien Dally, a história na indústria automotiva foi a chave para as campanhas de marketing por muito tempo.
Ela pode ser metafórica e até simples, como uma viagem, ou algo mais profundo. Mas colocar a sua marca como protagonista, independente do caso, é essencial.
Ao fazer isso, a empresa garante que a sua marca seja conectada à mensagem e até mesmo se destaque de concorrentes de mercado.
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Causa e efeito na tela
O storytelling usa a narrativa do tipo “causa e efeito”, que é facilmente compreendida pelo cérebro.
Assim, de maneira intuitiva, a história contada pela campanha tem grande capacidade de envolver, permitindo que o espectador se identifique com o enredo.
Uso das tragédias e comédias do dia a dia
As histórias trágicas, assim como as engraçadas, têm grande poder de atrair a atenção do espectador.
Diversas marcas produzem vídeos engraçados (ou tristes) para prender a concentração de seus consumidores fazendo com que eles prestem atenção a mensagem que está sendo contada.
O narrador é dono da história
Em uma época em que muitas pessoas escolhem mensagens de texto ou instantâneas, em vez de chamadas telefônicas com um bate-papo pessoal, ouvir uma voz é uma experiência poderosa.
Dito isto, uma história notável contada verbalmente, na própria voz do narrador, tem uma qualidade pessoal que é difícil de obter de outra maneira.
Tom, entonação, timbre e todas as outras pequenas qualidades pessoais que uma voz individual pode ter ressaltam o significado da história e ajudam a estabelecer uma conexão mais profunda com o público.
As 7 vantagens insuperáveis
- Permite inspirar ao contrário de factos ou informações isoladas;
- Estimula a curiosidade;
- Pela sua natureza, pode ser altamente compartilhável;
- Os seus elementos estão adaptados ao seu produto e ao seu objetivo;
- Gera empatia, criando uma forte ligação à marca;
- Passa uma mensagem relevante;
- Tem maior probabilidade de ser lembrada pelo consumidor.
Como utilizar estratégias de Digital Storytelling?
Não importa se a sua história é baseada em fatos que realmente aconteceram ou se é totalmente inventada com acontecimentos fictícios. O importante é que a emoção transmitida pela narrativa seja a mais real possível.
As parábolas são bons exemplos de histórias imaginárias que podem render um ótimo storytelling.
Como vimos, a estratégia de contar histórias nas redes sociais por meio do Social Media Storytelling vai muito além de posts periódicos aleatórios, na verdade, ela cria uma sequência, uma linguagem visual coerente e capaz de despertar emoções em seus seguidores, que os conectam com a sua marca.
Usando como peça central do Conteúdo
Quando falamos sobre storytelling, o primeiro método que vem à cabeça é este.
Todo conteúdo é minimamente pensado para possuir uma narrativa completa com personagens, ambientação, obstáculos e uma mensagem clara revelada ao final da leitura.
É como um filme com começo, meio e fim que faz o leitor se envolver e não conseguir parar de ler até compreender a mensagem contida nele.
E a dica das dicas: conheça seu consumidor
A principal dica para contar uma boa história com o digital storytelling é conhecer bem o seu público.
Fazer pesquisas e analisar os dados que você já possui é o primeiro passo para saber aquilo que mais agrada os seus potenciais clientes.
Isso ajuda a criar a estrutura dos seus conteúdos, como as potenciais histórias que podem chamar a atenção dos consumidores nas plataformas que você estiver.
O potencial de engajamento também está relacionado à inovação e ao desejo de participar da história.
Seja através de comentários ou até mesmo a partir de um desafio no TikTok, por exemplo, chamar os clientes e potenciais clientes para participar é uma maneira de conseguir um engajamento orgânico, que amplia a sua visibilidade digital.
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