Basicamente, se você deseja continuar vendendo e prosperando pelos próximos 30 anos, então você tem que entender o que é a ESG hoje. Já que essa sigla faz parte das principais preocupações dos consumidores.
Hoje eu vou explicar para você o que é a ESG, como as empresas estão abraçando este pacto global e como os consumidores estão ligados às novidades.
Então, vem comigo que o artigo de hoje é sobre um tema extremamente importante.
Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?
O que é ESG?
Sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, respectivamente), é um novo conjunto de aspectos norteadores à atividade negocial das corporações.
Um índice que, baseado nos fatores ambientais, sociais e de governança, avaliam as empresas com base em suas medidas em favor de objetivos que são, hoje, prioridade – senão necessidade.
Em um mundo onde as pessoas cada vez mais se preocupam com os aspectos éticos nas relações (inclui-se aqui as relações de consumo), priorizar, em todas as fases negociais, elementos como o desenvolvimento sustentável, impacto ético e responsabilidade financeira se tornou um novo standard para o sucesso na atividade empresarial.
De fato, cerca de 71% dos consumidores priorizam marcas que se alinhem com seus valores e ideias, segundo pesquisa levantada pela Forrester.
Levando em conta posturas de responsabilidade ambiental, social e ética dentro das empresas, o ESG promove a atenção a esses indicadores – ao invés de um foco estritamente baseado no lucro.
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
Benefícios da ESG para o universo do varejo
Os benefícios ambientais do ESG para o seu varejo, podem ser obtidos com ações simples e sem grande impacto em seu orçamento.
Algumas coisas que você pode fazer, são:
- Incentivar a reciclagem de embalagens nas suas lojas;
- Criar ações para aumentar o uso de sacolas retornáveis;
- Disponibilizar pontos de coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha;
- Investir em reciclar o lixo gerado pelo seu negócio;
- Entre outras ações.
Essas são algumas coisas simples, que você pode implementar para facilitar o seu consumidor a se tornar eco friendly mais facilmente.
E, caso você esteja disposto a investir na infraestrutura de suas lojas, você pode começar pelo uso de alternativas de energia renováveis para suas lojas, como a solar, por exemplo.
Além disso, reaproveitar a água da chuva para higienizar os locais de alta circulação também é outra maneira de promover um impacto ambiental na comunidade.
Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?
O ESG Nasceu para o Varejo
O termo foi cunhado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, em parceria com o Banco Mundial, chamada “Who Cares Wins”)
Como aplicar a ESG?
Se não existe “receita de bolo” e a jornada ESG começa, mas não tem data para terminar, a grande pergunta é: como começar? Aqui vão 2 passos importantes para a transformação ESG no varejo:
Faça um mapa
O primeiro passo nessa jornada é saber onde você está e para onde deve ir. O varejo precisa avaliar o quanto ainda pode evoluir, por exemplo, em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Nesse trabalho, é importante desmembrar cada ODS em missões e tarefas claras, que possam ser transformadas em ações claras.
Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?
Tenha métricas claras
Para poder medir a evolução, é preciso adotar ou criar métricas.
Algumas, como o consumo de energia, água e combustíveis fósseis ou a participação de mulheres ou negros na diretoria da empresa, são simples de identificar.
Outras, como o nível de bem-estar dos colaboradores, podem exigir debates sobre que tipo de métrica adotar.
Veja também: Design Store: quando uma loja não é só uma loja
Resumo: significado de ESG
Resumidamente, ESG refere-se a fatores usados na avaliação de investimentos, ou seja, funcionam como métricas de um negócio.
Eles abrangem três pilares fundamentais: práticas ecológicas ou ambientais, sociais e de governança corporativa.
Agora que você já sabe a importância do tema e percebeu como sem a ESG as empresas deixarão de existir – afinal, sem meio ambiente não existe segurança alimentar nem segurança climática, e sem essas duas questões não há uma sociedade.
Estou começando uma semana especial apenas para tratar deste tema.
Agradeço a leitura e até breve.