reformar loja

Varejista, quer reformar a sua loja? Passe ótimos briefings para os designers

Se você é lojista e quer transformar o seu varejo então com certeza está buscando escritórios que possam te ajudar nessa missão. O que gera alguns problemas.

Primeiro, como se comunicar com os profissionais? Como garantir que eles entendam qual é a alma da sua empresa, da sua loja e como demonstrar o que você precisa?

Tudo isso pode ser resolvido com um briefing (e algumas reuniões).

Pensando nesses problemas hoje nós decidimos criar um artigo falando exatamente como são desenvolvidos os briefings. Também como os escritórios encaram um projeto e o que fazer para garantir que a comunicação seja eficiente em todas as partes.

Fizemos um artigo que fala com dois públicos, tanto o lojista que deseja reformar ou renovar a sua loja, quando o parceiro profissional de design que quer aprender a desenvolver um briefing certeiro.

Temos certeza que todas as informações serão de extrema utilidade para todos. Boa leitura!

Cresça e vença desafios: Como criar uma rede de franquias

O que são os Estudos Preliminares? Como eles influenciam na sua loja.

O Estudo Preliminar normalmente precisa de algumas versões até ser aprovado pelo cliente. A apresentação funciona como uma etapa do briefing, o que também é um momento importantíssimo na concepção do projeto.

É na apresentação que vocês conseguem identificar pontos cegos do briefing. Analisando o que agradou e o que não ficou legal. Outros aspectos também vão permitir que o lojista aprimore o projeto. O segredo está em entrar em sintonia e ultrapassar todas as expectativas.

Qual é o objetivo do briefing?

Note que briefing é feito para orientar a produção do projeto. O termo ganhou força em ambientes corporativos, com destaque para as agências de publicidade e empresas de comunicação.

A alma da sua marca: O que é branding?

Alguns exemplos de objetivos

Na hora de abordar o briefing você estará buscando descobrir qual é o objetivo do projeto. Para definir um objetivo claro você pode se utilizar perguntas como:

  • O que precisa ser feito?
  • O cliente (ou você) deseja uma reforma ou um projeto novo?
  • O cliente (ou você) possui alguma ideia do que ele deseja?

Truques para a primeira conversa

Preste atenção em tudo e considere as informações fornecidas, seja você o cliente e esteja conversando com os designers, ou seja parte da equipe de designers.

Apresente ideias de maneira segura, sem perder a simplicidade e a dinâmica. Cite exemplos para facilitar a compreensão das informações. Evite contar histórias com objetivo indefinido. Fuja dos termos técnicos que confundem, o segredo está em buscar compreensão, falar o mesmo idioma.

Um briefing realmente completo deve possuir:

  • Muitas informações sobre o produto/serviço do varejo
  • Um panorama do mercado em que a loja está inserida
  • O perfil bem desenhado do público-alvo e da persona
  • Todos os objetivos da empresa em relação ao futuro próximo

Nas áreas do design de interiores, o briefing atua como guia e tem poder de tirar as dúvidas de diversas questões. Ele é essencial para criar qualquer projeto e deve sempre encontrar-se com as necessidades do cliente.

O briefing definirá o sucesso do projeto, quanto melhores forem as informações, maiores são as chances de entregar um trabalho com qualidade.

Apresentação é tudo: Dicas de como fazer uma vitrine atraente

O roteiro do Briefing – varejista, tenha foco nesse item

Se você já tem uma equipe responsável pela sua reforma, fique de olhos ligados para saber se eles estão seguindo o roteiro do briefing.

Um bom briefing de design possuí, no mínimo, 8 passos. Vejamos:

  • O perfil do cliente
  • As informações completas do local
  • A união de toda a documentação
  • Prazos estabelecidos e claros
  • Orçamento bem explicado
  • Hierarquia das tarefas em forma de organogramas e fluxogramas
  • Detalhes do processo criativo que levaram os designers até as soluções
  • Opções extras de recursos e soluções aplicadas

O que estamos dizendo? Que um projeto é feito por muitas mãos, passando pela experiência de diversos profissionais e, o mais importante, deve respeitar as características da sua marca.

Desse modo, se a equipe responsável se furta de fornecer informações para você. Ou se as soluções encontradas não batem com o que você imagina correto para a sua loja, é bom desconfiar.

Uma equipe realmente responsável fará a coleta das informações com eficiência. Depois, irá apresentar as soluções desenvolvidas e irá mostrar motivos por trás de cada decisão. Informar a motivação dos gastos e das soluções não é uma bondade dos designers, é obrigação.

Afinal, é a sua loja e o nome da sua marca que está em jogo. Portanto, varejista, contrate apenas escritórios em que tudo fique perfeitamente explicado.

O que é o programa de necessidades?

Ele define quais são os ambientes que irão compor a loja. Ou seja, o que será implementado. Atua como representação técnica do que foi definido durante as reuniões. Elaborado (normalmente) em forma de tabela, possui uma descrição dos ambientes e a metragem quadrada do que será feito.

Por mais simples que seja às vezes leva-se tempo para entender o que esperar do projeto. Pois, você varejista não tem obrigação de saber exatamente como algo ficará após a implementação.

Não faz parte da sua rotina ter experiência espacial e a imaginação o bastante para enxergar (realmente enxergar) como será o projeto concluído.

É nesse momento que a equipe de designers, arquitetos e responsáveis mais uma vez entram no palco para suprir você com todas as informações e documentações necessárias.

Tome nota desta dica: você precisará entender tudo, caso alguma coisa passe direto, faça perguntas e peça para que seja repetido. Uma equipe eficiente não terá o menor problema em lidar com o seu projeto.

Inspiração vinda de quem venceu: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Entre em contato conosco

Esperamos que agora você já tenha todas as ferramentas necessárias para garantir que próxima obra na sua loja saia exatamente como você deseja.

Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco.  Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Quer renovar o seu varejo ainda em 2019? Conte com a Equipe da RomeroLab, você verá que trabalhar conosco é simples, objetivo e familiar. Sem prazos perdidos, sem reuniões confusas, sem projetos difíceis de compreender. Nossa equipe está aqui para trazer design de qualidade aos mais diversos segmentos.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação