Esse artigo foi escrito especialmente para quem deseja renovar o varejo (ainda em 2019) e tem coragem para aprender os assuntos mais diversos sobre o tema.
Hoje falaremos de semiótica, um assunto não tão fácil de digerir, mas que será poderoso na mão do varejista que souber o que fazer com ela.
Como sempre a nossa abordagem visa facilitar a vida do profissional de varejo, sendo assim, dedicamos um bom tempo na pesquisa e na tradução dos assuntos. Apesar da semiótica não ser fácil, vamos apresentar ela de um modo simples e prático de entender.
Leia e inspire-se!
Primeiro de tudo, o que é a semiótica?
Ela é o estudo dos signos — representações visuais dentro do contexto — que busca compreender os significados dessas representações na nossa cultura, facilitando a comunicação.
Parece complexo, mas é possível explicar de uma maneira objetiva. Pense, por exemplo, no farol. As luzes do farol significam coisas distintas: verde para andar, amarela como atenção e vermelha para parar.
Muito bem, sendo assim, dentro do contexto do trânsito a cor verde no farol é o signo que indica ANDE. Sendo a cor vermelha o signo que indica PARE. Mais uma vez, no contexto do trânsito, especificamente no farol.
O contexto constrói a mensagem: vamos falar sobre a semiótica no design de varejo
Agora, vamos imaginar outro exemplo. Um determinado edifício é construído com sinais de emergência que piscarão caso um incêndio aconteça. Quando o incêndio ocorrer luzes vermelhas irão piscar e a palavra “saída” irá aparecer bem iluminada.
Reparou como no segundo contexto a cor vermelha (que também está em forma de luz) tem outro significado diferente. O signo é o mesmo, uma luz vermelha, contudo o significado muda completamente, no farol era PARE, no alarme significa SAÍDA.
Sendo assim, o contexto faz a mensagem. Portanto, é fundamental entender bem sobre semiótica para poder desenvolver a mensagem correta para cada loja. Afinal, cada marca terá um branding, um mood e um contexto próprios, exigindo uma abordagem própria.
O que você precisa saber sobre semiótica para varejo
Antes de mais nada, saiba que ela se estende além da linguagem visual, podendo ser aplicada no cinema, na moda, na música, entre tantas outras áreas.
Saiba usar a comunicação no design de varejo com a semiótica
Toda mensagem possui três componentes:
- O objeto físico (chamado de ícone) um produto que será anunciado;
- O signo, o elemento que terá um significado no objeto, vamos supor, a luz vermelha;
- A “tradução” ou mensagem, o significado que é comunicado pelo signo.
Vamos imaginar que você vá organizar a vitrine de uma loja de roupas e queira demonstrar como a sua loja é moderna e está conectada com o público jovem.
Então, fará a escolha das roupas (objetos) que passem a sensação de juventude, como artigos esportivos, eles serão os signos, por fim, quando um cliente olhar para a loja e pensar “preciso comprar essas roupas, pois vou fazer uma caminhada no final do ano” ele estará traduzindo a mensagem.
Qual é a origem da semiótica para o design de varejo?
Semiótica é a teoria dos signos, apresentadas, como dissemos, em 3 elementos: o signo, o objeto e a tradução.
Tríade da semiótica
Os signos são organizados em códigos e constituem o sistema que forma a base da comunicação. A luz vermelha significa PARE, ou seja, ela comunica uma mensagem.
A semiótica dá aos designers de varejo um poder que, quando aplicado, ajuda na geração de sentido aos clientes. Os profissionais na área de design então fazem uso da semiótica para garantir que o cliente tenha as sensações desejadas dentro de uma loja.
Usando signos como estratégia de comunicação um sentimento pode ser facilmente transmitido. E como nós sabemos, na jornada de compra dos clientes os sentimentos são importantíssimos.
A eficiência do símbolo é percebida principalmente nos logotipos e nos produtos reconhecidos mundialmente. Você certamente já entrou em uma loja e recebeu aquele feeling gostoso, sentiu o clima do lugar, ficou com certos sentimentos em mente. São reflexos da semiótica bem aplicada.
É fácil criar mensagens utilizando a semiótica para o varejo?
Alguns poderão questionar se essa aplicação é fácil, e a nossa resposta sincera deve ser não, não é uma tarefa fácil aplicar a semiótica no varejo, assim como não é aplica-la na fotografia, nas artes plásticas, no cinema ou enfim em todos os lugares.
Exige treino do olhar, empenho, dedicação, exige dedicar a vida na criação de soluções que encadearão sentimentos e significados diversos. Exige cometer erros, aceitar as limitações, dar a volta por cima dos desafios, enfim, exige experiência.
Contudo, quem está começando no varejo e deseja acertar no uso da semiótica pode contar com diversas ferramentas que estão disponíveis. Uma delas sempre será a informação e, modéstia parte, o nosso blog está recheada dela.
Como criar o design para varejo vencedor?
Mas, depois de todas essas informações, pode ser que você esteja pensando em maneiras práticas de como aplicar a semiótica na sua loja hoje mesmo, se for o caso, nós temos uma lista muito bacana de dicas, veja só.
- Foco na sua marca, antes de qualquer outra coisa, identifique quais são os pontos fortes que você deseja ressaltar com ajuda das estratégias de semiótica para varejo.
- Analise o que o cliente irá gostar, depois de saber como a sua marca irá se posicionar chegou o momento de avaliar se a solução pretendida faz sentido ao cliente.
- Teste, teste, teste. A semiótica não é uma disciplina fácil, ainda mais para pessoas que não estão habituadas ao uso. Não tenha vergonha de fazer testes.
Lembre-se: inovar é estar em terreno desconhecido. Só inova aquele que aceita os riscos de puxar a fila. Caso contrário, você não estará inovando, estará seguindo alguém.
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