O último semestre foi algo que ninguém no varejo jamais havia presenciado. Problemas enormes, crises de ansiedade dentro e fora do mercado de trabalho. Diminuição na renda e notícias nada animadoras nos jornais.
Sei bem como esses meses foram turbulentos. Acho que todos nós sentimos impactos diferentes em diferentes etapas desse processo. Digo nós, pois considero que vocês leitores também enfrentaram muitos desafios.
Mas, a luta continua. Estamos começando um novo semestre de 2020 e é hora de reavaliar as estratégias. É tempo de observar o mercado, compreender as mudanças e agir. Continuar caminhando e crescendo.
E hoje eu trouxe um artigo para quem está preocupado com os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus na saúde da empresa.
Separei uma série de dicas que vi nos últimos meses e posso garantir que todas surtiram um efeito positivo.
Muito bem, vamos começar. Aproveite a leitura!
Saiba avaliar a mudança comportamental do consumidor
Conforme o Coronavírus avançou no país seus efeitos provocaram diversas mudanças nos hábitos de consumo das pessoas
Se você se lembra bem, houve uma corrida por itens como máscaras descartáveis e álcool gel. Em muitos países itens de primeira necessidade haviam desaparecido dos supermercados.
Muito bem, esse efeito coletivo continua acontecendo, mesmo que sejam de formas silenciosas. Por exemplo, hoje os consumidores estão cautelosos em fazer compras em lojas físicas com grande concentração de pessoas.
Essas mudanças comportamentais impactam diretamente as suas estratégias de posicionamento dos produtos. Já que as lojas agora terão menos clientes e as filas serão mais espaçadas e distantes.
Também é preciso entender que o consumidor continuará evitando os espaços físicos por muito tempo, o que pode significar que a sua empresa deva investir na entrega ou no delivery.
Avalie o seu negócio com total sinceridade
É tempo de olhar para a sua empresa e refazer diversos processos. Por exemplo, esse pode ser um ótimo momento para atualizar a Análise SWOT da sua marca. Afinal, todo o mercado mudou e as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças também mudaram.
Compreender a situação do seu negócio é o primeiro passo para buscar alternativas cabíveis no momento.
Você pode negociar novos valores com fornecedores e prestadores de serviço; estabelecer parcerias; reavaliar custos; apresentar novas propostas de produtos para os clientes.
Insista na sua comunicação digital
Mesmo após os meses de quarentena, os consumidores continuarão passando muito tempo compartilhando e observando as atualizações das redes sociais. Muitos hábitos adquiridos durante o isolamento social irão perdurar na vida das pessoas.
Ou seja, o ambiente digital é o seu ponto de encontro com o público consumidor.
Investir em presença digital de qualidade é abrir portas para que oportunidades de vendas e parcerias surjam. O mundo digital permite que você ganhe visibilidade e construa autoridade no mercado.
Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
Diversifique seus canais de vendas
Ofereça novos canais de vendas para que o cliente consiga encontrar o seu produto, ou serviço. Essa estratégia foca principalmente em alcançar consumidores onde quer que eles estejam.
Já que as pessoas preferem evitar locais públicos e seus hábitos de compra estão diferentes, então esteja em mais canais para que esse consumidor conheça a sua marca.
Um maior leque de canais estruturada permite que o cliente compre da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda. E-commerce, televendas, WhatsApp Business, redes sociais, todos esses canais são excelentes ferramentas para diversificar as vendas do seu estabelecimento.
E lembre-se sempre de manter todas as informações atualizadas. Canais “abandonados” passam uma impressão ruim aos clientes.
Evite o aumento desenfreado de preços
É bem verdade que aumentou muito a procura por máscaras, luvas, álcool gel e suprimentos alimentícios, mesmo assim é seu dever zelar para que o consumidor encontre o preço justo.
O aumento injustificado do preço dos produtos configura prática abusiva e crime contra o consumidor e a economia popular. Além disso, essa prática poderá deixar uma imagem negativa nos clientes.
Claro que as estratégias mercadológicas são importantes no momento de avaliar o preço dos seus produtos. Mas busque também compreender a situação dos seus clientes com empatia. Eles também estão enfrentando uma crise e se lembrarão das marcas que forem parceiras durante esse período.
Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos
Comunique-se claramente com os seus colaboradores
O sucesso da sua loja depende da força de trabalho dos seus colaboradores. Da dedicação deles, do empenho diário, do comprometimento com os resultados. Enfim, sem um time entrosado em busca de novos resultados a crise irá dar ainda mais trabalho.
Nesse sentido, é tempo de garantir que todos os profissionais envolvidos com a sua marca saibam exatamente qual é o cenário.
Posicione-os sobre os objetivos para o segundo semestre, converse claramente sobre premiações e bonificações, quando elas forem possíveis. E prometa apenas o que puder cumprir.
Essa sinceridade será recompensada com um time de colaboradores que irão abraçar a causa da loja e batalhar juntos por dias melhores.
Seja claro com os clientes
Se a mensagem com os colaboradores precisa ser a mais direta possível, o mesmo deve ser dito sobre a comunicação com os clientes.
Estabeleça uma mensagem direta com os seus consumidores em relação aos cuidados que o seu estabelecimento está tomando para a preservação da saúde dos colaboradores e público.
Use cartazes, adesivos, panfletos e todos os sinalizadores que as orientações oficiais sobre os cuidados exigem. Disponibilize também álcool gel aos clientes. Também garanta que os colaboradores realizem a limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros.
Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?
Continue com atenção às notícias oficiais e as orientações
Talvez a quarentena tenha entrado em novas fases na sua cidade, mas o coronavírus não deixou de existir. Portanto, é preciso continuar buscando as melhores informações o tempo todo.
Como você pode ter percebido durante os meses de quarentena, diversas coisas mudam da noite para o dia. E o melhor remédio, nesse caso, é garantir que você esteja recebendo informações seguras, pesquisadas em sites de confiança.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.