Hoje vou ensinar como melhorar os resultados do seu Ponto de Venda colocando em prática algumas dicas simples e diretas sobre organização visual e design.
Me inspirei no Don’t Make Me Think, por Steve Krug, um livro genial sobre os fundamentos do UX (user experience – experiência do usuário) e como os ensinamentos dele podem ser passados para diversos outros setores.
Por exemplo, o design de varejo, especificamente falando sobre o PdV.
Então, decidi trazer os principais pontos do livro para ajudar você a melhorar a organização da sua loja e assim impactar os números da sua empresa.
Muito bem, vamos começar! Fique confortável e aproveite a leitura.
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Introdução: por que “Não me Faça Pensar”
Basicamente, a ideia por trás do livro é “confusão impede a ação”. Ou seja, se um cliente fica sem saber o que fazer, ele acaba não fazendo nada. Isso é verdade para sites (foco do livro) como para lojas.
Então, Não me Faça Pensar é um apelo para que as lojas organizem melhor os seus espaços. Invistam em design criem um ambiente em que o cliente pode entrar, escolher o produto e sair, sem atritos, ou dificuldades.
Como fazer isso? Vamos ver nos próximos tópicos.
Embalagens marcantes
Aqui está um ótimo ponto para começar a organização do design do seu PdV. Claro que não estou falando para você investir apenas em produtos com embalagens bonitas, ou coisas similares.
Entretanto, prestar atenção ao impacto que as embalagens causam nos consumidores é um ponto importante para trazer maior sucesso para a sua loja.
Todos os fabricantes estão batalhando por atenção o tempo todo, se você apenas enfileirar um produto ao lado do outro, poderá deixar o cliente confuso. A dica: separe por cores, ou crie micro sessões dentro de cada gôndola. Diminua o ruído visual, isso vai ajudar muito.
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Escolha a ambientação para cada produto
Temos outro ponto crucial, sobretudo para lojas de roupas. A ambientação de cada produto traz organização para o seu PdV e faz com que o cliente possa se encontrar com muito mais facilidade.
Não tenha medo de criar cenários e organizar todas as peças de forma que o cliente possa fazer uma compra sem precisar pedir informações para os vendedores.
Utilize o merchandising com inteligência
O Merchandising é o seu melhor aliado dentro da loja, sobretudo para organizar os setores e garantir que o cliente possa transitar sem problemas.
A dica: invista em Merchandising de qualidade, pensado e planejado especialmente para o seu PdV. Aliás, fuja de estratégias do tipo copy + paste.
Estratégias do tipo copia e cola não funcionam. Pois aquilo que deu certo em outro PdV pode não dar certo no seu. Sendo assim, invista em uma empresa que sabe projetar, produzir e implementar muito bem as estratégias de merchandising.
Isso certamente vai mudar a história da sua loja.
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Tire o cliente da zona de conforto
Essa dica precisa ser encarada com certo cuidado. Tirar o cliente da zona de conforto significa causar um espanto. Trazer ele para uma situação curiosa, ou que gere sentimentos e euforia.
Tirar da zona de conforto não significa causar confusão.
Curiosidade é o ato do cliente ficar interessado em saber mais. Confusão é quando ele é bombardeado por muitas informações e tudo o que ele quer é fugir o mais rápido possível.
Fazer o correto discernimento destes dois pontos será essencial para o design do seu PdV.
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Estude maneiras de divulgar o produto ao longo do ano
Se você já tem experiência com a sua loja já sabe que ao design do PdV precisa de atualizações constantes. Não estou falando de grandes reformas, mas de pequenas mudanças que fazem uma grande diferença na vida do consumidor.
E a principal mudança que o design recebe periodicamente é a maneira como os produtos são ofertados ao longo do ano. Uma farmácia, por exemplo, terá um jeito de ofertar protetores solares no verão, e cremes para hidratação no inverno.
Manter os produtos nos exatos lugares ao longo do ano todo pode até agradar alguns clientes (aqueles que já estão acostumados com as coisas). Mas isso também implica em perder vendas, ou confundir outros.
Sendo assim, atualize sempre que mudar de estação, ou uma nova estratégia promocional for necessária.
Faça sem medo.
Se você gostou das dicas de hoje e quer saber mais sobre o assunto? Marque uma reunião comigo. Eu adoraria conversar sobre Design no PdV e mostrar para você soluções incríveis para a sua loja.
Agradeço a leitura e até a próxima.