Lendas da Identidade de Marca e como resolvê-las

Lendas da Identidade de Marca e como resolvê-las

“Eu não faço isso, e esse é o posicionamento da minha marca”. Você também já ouviu ou leu esta frase em algum lugar? Há no mercado uma tendência de acreditar que a Identidade de Marca é apenas um checklist de “coisas que eu faço, coisas que eu não faço”.

Mas será que isso mesmo? Hoje nós vamos conversar sobre a Identidade de Marca. O meu objetivo será estressar o assunto para chegarmos a um denominador comum.

Afinal de contas, o que é realmente Identidade de Marca e o que nós podemos chamar de Marca Forte?

Vamos descobrir juntos como encontrar identidade da sua marca. Aproveite a leitura!

Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing

Faça uma lista do que a sua empresa entrega

O que a sua empresa faz? Essa é a primeira questão. Depois dela, a próxima deve ser: O que a sua empresa entrega?

Note que há uma grande diferença entre as duas coisas. O que vocês fazem são ações práticas, do dia a dia. Já aquilo que vocês entregam são as qualidades tangíveis agregadas em cada produto.

Vamos usar um exemplo simples: O que o Spotify faz? Ele agrega diversos artistas e podcasts em apenas um lugar.  Tornando mais fácil encontrar as suas músicas preferidas. 

O que o Spotify entrega? Horas de lazer, um passeio mais prazeroso no carro, um acompanhamento dinâmico para os momentos de trabalho. 

Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais

Saiba quais são as qualidades da sua empresa

Depois de diferenciar aquilo que a sua empresa faz, do que ela entrega. É a hora de avaliar quais são os pontos fortes da sua marca. E aqui eu deixo um conselho: menos é mais.

Nos últimos anos nós temos testemunhado um verdadeiro “encolhimento” nas hiper-ofertas das empresas. Vou explicar: antes era fácil encontrar uma marca do tipo faz tudo. Hoje, cada empresa se torna especialista naquilo que entrega.

Isso tem uma razão de ser, sobretudo para corporações pequenas ou médias. No livro Davi & Golias Malcom Gladwell explica que você pode levar vasta vantagem em uma competição, desde que saiba avaliar com precisão quais são seus pontos fortes. 

Então, se o ponto forte da sua marca é a entrega, invista nele. Se é o design dos produtos, vá por este caminho. Dificilmente a sua empresa será excelente em tudo, e isso é normal e perfeitamente cabível. 

Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine

Escolha um tom de voz apropriado para a sua marca

Agora que você já sabe quais são os pontos fortes é capaz de decidir o tom de voz da sua marca. Pois é este tom que comunica ao público a sua posição diante do mercado. 

Por exemplo, há profissionais que têm na exclusividade o ponto forte, então, na hora de desenvolver o tom de voz eles investem em palavras e termos que busquem essa sensação  de luxo e escassez. 

Ou seja, o tom de voz não existe no vácuo. E não está associado com “a forma como a marca se expressa”, apenas. Ele deve comunicar, de maneira clara e objetiva, os pontos fortes do branding. 

Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões

Descreva a missão da sua marca

Já sabemos o que você faz, sabemos o que você entrega, temos consciência dos pontos fortes e também desenvolvemos o tom de voz: agora é hora de projetar a sua marca no futuro. 

Definir a missão é o mesmo que traçar uma meta em busca de um mundo diferente. A sua marca age no mercado, transforma as outras empresas, faz a competição mudar. Ou seja, pense na sua marca como uma força da gravidade, que puxa e é puxada por diversos lados ao mesmo tempo. 

A missão da sua empresa, então, é uma maneira de garantir que, apesar de todas as forças ao redor, a marca continue rumo ao objetivo principal. Isso vai impactar diretamente na visão dos clientes sobre vocês, e também na visão dos próprios profissionais, sócios e parceiros. 

Lendas da Identidade de Marca e como resolvê-las

Desenvolva a identidade visual

Agora, depois de resolver todas as questões acima a sua marca está pronta para receber uma identidade visual apropriada. E por qual razão este é o último passo, mas também é o mais importante?

Por que é a identidade visual que primeiro entra em contato com o seu público. Apesar dela ser uma das últimas etapas, ela é o carro chefe na comunicação.

Uma boa identidade visual faz 70% do trabalho de branding. Ela gera empatia, estabelece um contexto, atrai clientes, melhora a comunicação. 

Podemos dizer que essa identidade, inclusive, melhora o desempenho dos próprios colaboradores no dia a dia. 

Isso é identidade de marca: percebeu?

Pronto, agora você já sabe que a identidade de marca vai muito além de coisas como “isso eu não faço, isso eu faço, cobro caro, cobro barato”. Na realidade, ela é um conjunto de fatores que transformam a sua empresa em um elemento único no mercado.

Somente uma organização com todos estes elementos pode ser considerada uma marca forte.

Vamos conversar sobre identidade de marca? Clique aqui e agende uma reunião comigo. Adoraria poder ajudar você na solução dos problemas de marca da sua empresa.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação