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Guia Completo para Arrasar: Dicas para vender mais no Natal!
Um aviso antes das Dicas para Vender mais no Natal
Observe as tendências de Natal
Frete Grátis: top das dicas para vender mais no Natal
Divulgue promoções online e offline
Invista em anúncios online e offline
Planeje a Iluminação com base nos pontos de interesse da loja
Não pense em valor, pense em função
Verifique se as luzes antigas estão combinando
Pergunte ao grupo de bombeiro do prédio sobre as condições de instalação
Tenha cuidado com instalações externas
Estabeleça parcerias com marcas e influencers
Diversifique os meios de pagamentos
Foque em pós-venda para fidelizar os clientes
Responda todas as dúvidas dos consumidores
Priorize as experiências no PdV
Aposte em sentimentos fraternos
Dicas e segredos que duram o ano todo: como vender mais em todos os Natais?
Guia Completo para Arrasar: Dicas para vender mais no Natal!
As Dicas para Vender mais no Natal fazem parte da nossa série de Guias Completos que estamos lançando todos os meses sobre os mais diversos assuntos. Já falamos do Metaverso, do Design Thinking, da Criatividade e agora estamos com essas dicas quentes para o final do ano.
Segundo o portal da Agência Brasil, o faturamento no Natal deverá ser de R$57,48 milhões de reais neste ano de 2022.
O que nos leva a questionar: como vender mais?
E veja, apesar do título, você pode ter certeza de que este conteúdo é válido para o ano inteiro. Você vai ver que são segredos e conselhos aplicáveis em todos os feriados.
Por isso, salve esse artigo entre os favoritos e confira agora as dicas para vender mais no Natal.
Aqui você vai aprender como aumentar os resultados da sua loja durante o feriado mais importante do ano. Então, vamos começar!
Fique confortável e aproveite a leitura!
Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!
Um aviso antes das Dicas para Vender mais no Natal
As dicas para vender mais no Natal, são: conheça seu público, estabeleça uma conexão segura com eles, invista em mídias sociais pagas e orgânicas, prepare suas promoções, prepare a sua equipe.
Segundo o livro “A Bíblia do Varejo: Estratégias de Marketing e Vendas para sobreviver à revolução do varejo e prosperar”, os shoppers “julgam de maneira mais positiva lojas com aroma de Natal e com música natalina tocando.”
Ou seja, o contexto, o espírito do Natal, precisa estar presente no seu comércio.
Pronto, parece simples, não é mesmo? Afinal, cada um dos itens dessa lista envolvem meses de trabalhos. Sim, isso é verdade, mas dá para cortar caminho.
Neste artigo nós condensamos as informações de diversos gestores, parceiros e especialistas do Brasil todo. Assim, você terá informações valiosas que podem ser utilizadas sempre que você precisar.
Por isso, não pense neste artigo apenas como uma lista de dicas para vender mais no Natal. Mas sim como uma fonte de infos que farão a diferença ao longo do ano.
Combinado?
Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo
Observe as tendências de Natal
A primeira coisa que você precisa fazer é observar todas as tendências de Natal. Ou seja, aquelas estratégias básicas que já se mostraram eficazes. Assim, você consegue tirar proveito de uma ação que já tem a aceitação do público e pode vender muito mais.
Fizemos uma lista com as principais tendências para o natal no varejo, são elas:
- Frete Grátis: top das dicas para vender mais no Natal
- Compras de última hora
- Compras casadas
- Presentes em alta novamente
- Crescimento nas vendas
- Multicanalidade
- ESG
Segundo Marta Ferreira, da Agência Pupa, uma das maiores do país, é importante separar a temporada do Natal como um evento à parte do ano. Cujo ritmo de compras e negociações será completamente diferente dos outros meses.
Falaremos de cada uma das dicas em mais detalhes conforme estivermos explorando nossas dicas para vender mais no Natal.
Frete Grátis: top das dicas para vender mais no Natal
O Frete Grátis aparece como uma das primeiras tendências pois ele vem se mostrando ótimo para aumentar os resultados das lojas.
Segundo dados da Geotrust, publicados na Revista Exame, a Black Friday de 2021 gerou expectativa em vendas acima dos 8,5 milhões de reais, em decorrência de estratégias que envolviam também o Frete Grátis.
Ainda não temos números definitivos sobre os resultados para 2022, mas sabemos que essa estratégia aparece como uma das principais preocupações dos consumidores.
O site Omievios.com.br destacou que o Frete Grátis é preferência de 83% dos entrevistados em uma pesquisa feita pelo portal. Deste total, 42% usaram o frete grátis em suas últimas compras.
Tem mais, o frete grátis é um dos principais recursos nas mãos do e-commerce. Então, se queremos vencer a escolha pelas lojas online, convém adotar práticas parecidas.
Crie Combos
Combos são os produtos que quando vendidos juntos aumentam o valor agregado para o cliente, a percepção de custo benefício, ao mesmo tempo que trazem rotatividade. Logo, o varejista ganha “se livrando” de produtos estacionados.
Mas, tenha plena atenção antes de criar um combo. Por mais que essa seja uma estratégia ótima para desemperrar o estoque, é preciso ter atenção.
Não crie combos de produtos que não fazem sentido juntos. E claro, prefira investir nos itens desejados pelos clientes.
Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?
Divulgue promoções online e offline
Se você é do tipo que gosta de anunciar apenas na porta da loja, então temos novidades.
Essa estratégia já perdeu espaço.
Invista em anúncios online e offline
Quem não é visto, não é lembrado. Muitos varejistas insistem em manter uma postura até antiga em relação às promoções. Fazem anúncios na porta do Ponto de Venda e olhe lá.
Pois bem, essa estratégia vai perder espaço. Se você não está anunciando, então está deixando dinheiro na mesa.
No livro “Outbounding: win new customers with outbound sales”, sem tradução para o português, o autor William “Skip” Miller diz que: “Um prospect que vem do Outbound está engajado em uma mudança”. Então, as estratégias de anúncios mostrariam para o seu cliente que a sua loja é o vetor dessa mudança desejada.
Busque profissionais na área e invista em anúncios nas redes sociais e no Google Tem mais, organize uma estratégia de conteúdo para aumentar o engajamento dos seus clientes durante o final do ano.
Embora o Natal esteja logo aí, essa época gera comoção nas redes sociais, o que é uma oportunidade perfeita para você criar conteúdo. Aproveite a fase.
Capriche na decoração da loja
Claro que entre as dicas para vender mais no Natal nós iríamos colocar a decoração da loja. Pense bem, não tem como você entrar no espírito do feriado de outra maneira.
É importante lembrar que o design de Natal serve como uma forma de storytelling para atrair a atenção do público.
Aqui vão 10 dicas para iluminar a sua loja neste Natal para você arrasar na decoração da sua loja e vender muito mais:
Bem, já que a iluminação é o ponto alto do Natal, então trouxemos 10 dicas que vão transformar a sua loja em um verdadeiro destaque neste final de ano. Dá uma olhada:
Planeje a Iluminação com base nos pontos de interesse da loja
Quais são os pontos mais interessantes da sua loja? Você precisa orientar a iluminação para ressaltar esses pontos. Pouco adianta espalhar pisca-pisca pelo PdV inteiro, se os clientes estiverem concentrados em um lugar específico da loja.
Então, prefira investir em luzes nos lugares de interesse. Normalmente, na entrada e próximos aos caixas.
Leia também: O que é o Sound Branding e como utilizá-lo na sua marca?
Não pense em valor, pense em função
Do mesmo modo, não adianta olhar para os valores dos enfeites de Natal, prefira entender a função de cada um.
Investir em itens bem distribuídos nos locais corretos deixará o design muito mais harmônico do que comprar as peças mais caras para lugares desinteressantes da sua loja.
Não sobrecarregue as tomadas
Essa pode não ser exatamente uma dica para vender mais no Natal, mas ela é importante. Atenção total para as tomadas do seu varejo. Cuidado para não sobrecarregá-las.
Verifique se as luzes antigas estão combinando
Toda loja tem uma sala antiga onde estão guardadas as luzes de Natal de outros anos. Acontece que reutilizar essas luzinhas pode fazer a sua imagem ficar negativa.
Certifique-se de que as luzes estejam Ok. Sem lâmpadas queimadas.
Os clientes são detalhistas. Uma pequena luz queimada pode acabar com a imagem de todo um projeto de Natal.
O que nos leva para a próxima dica.
Atenção aos detalhes
Seja detalhista. Sim, vá a fundo. Veja se os enfeites estão bem pintados. Avalie se o ambiente da loja está agradável, anote se os enfeites de Natal foram utilizados para ressaltar o que é belo, ao invés de “esconder” o que é feio.
Coloque-se no papel do seu cliente e não tenha piedade de tirar da decoração qualquer elemento que possa causar algum desconforto. Ou que apenas não esteja bonito.
Detalhismo é o ponto chave da decoração de Natal.
Pergunte ao grupo de bombeiro do prédio sobre as condições de instalação
Essa é muito mais uma dica burocrática, mas que pode passar batida para lojas de Shopping.
Na dúvida sobre o que é possível e o que não é possível fazer, pergunte ao grupo de bombeiros do Shopping. Eles terão orientações claras sobre como utilizar a rede elétrica para instalar as luzes de Natal.
Tenha cuidado com instalações externas
Já essa dica é especial para empresas de rua. Saiba que, todos os anos, diversos lojistas e colaboradores se machucam ao instalar as luzes Pisca-Pisca para o Natal.
Com casos até mesmo de acidentes fatais.
Por isso, redobre os cuidados quando for fazer a instalação das luzes na sua fachada. Os cabos de instalações externas antigas representam um perigo e devem ser manejados com cuidado.
Leia também: Ideação no Design Thinking: entenda como funciona na prática!
Prefira iluminação LED
Indicamos que você faça uso das iluminação LED. Além de ser econômica, as luzes desse tipo também são, normalmente, dimerizáveis. O que significa que há um controle muito maior.
Assim você pode fazer uso das lâmpadas como quiser. Elas também duram mais e poderão ser utilizadas em outros anos.
Na dúvida, foque na vitrine
Claro que no mundo ideal uma loja teria decoração dentro e fora, contudo, se você quer dicas para vender mais durante o Natal, então foque nas vitrines.
O cliente que entra na loja após ver uma vitrine repleta de luzes terá aquele espírito do Natal logo de início. Já pelo lado de fora ele sabe que se trata de um comércio que investiu na decoração.
Por outro lado, se você investir apenas na parte interna, terá que contar com a boa vontade dos consumidores. E eles, do lado de fora, talvez sequer vejam todo o trabalho que você investiu lá dentro.
Então, na dúvida, invista primeiro na vitrine.
Use as cores em favor da loja
Para finalizar, é evidente que durante o Natal a cor vermelha ganha muito destaque e precisa ser assim. Contudo, garanta que os outros elementos trabalhem em função da sua loja.
Use as cores para atrair clientes e reforçar o seu branding (falaremos dele ainda neste artigo). Com isso, sua marca poderá ganhar muito mais notoriedade, além da loja ficar com um design interessante, atraente e agradável aos clientes.
Segundo Caio Camargo, gerente de negócios dad Gad’Retail e autor do blog “Falando de Varejo”, a intenção das escolhas deve ser o carro chefe.
Ou seja, mais do que escolher as cores com base em gostos, é preciso entender o que cada cor vai despertar nos clientes. E assim fazer bom uso dessa estratégia.
Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday
Estabeleça parcerias com marcas e influencers
Quem deseja aumentar a relevância da loja, sobretudo em termos de branding, precisa ter status dentro do mercado e entre os influencers. E aqui vale uma ótima dica para vender mais no Natal: você pode ir atrás de influencers menores.
Claro, pois todas as marcas estão atrás dos grandes nomes. O que aumenta o valor deles e faz até com que o alcance da propaganda acabe impactado. Quanto os clientes já sabem que o grande influencer faz anúncios, esses anúncios vão perdendo efeito pouco a pouco.
Se você investir em influencers menores, então, terá mais resultados. Pois esse público ainda não está tão desensibilizado para as propagandas e a mensagem do influencer terá um impacto maior nas pessoas.
Em pesquisa mostrada pelo Buzzmonitor, consultoria especializada em tecnologia e gestão para negócios, mostrou entre as 1.604.226 pesquisas do termo “Black Friday”, as marcas que mais venderam foram aquelas que tinham mesmo um nano influencer em suas estratégias.
Diversifique os meios de pagamentos
Essa dica não é segredo para ninguém, quanto mais diversificados forem os seus meios de pagamentos, melhores são as possibilidades de você efetuar uma venda.
No livro “Do escambo à inclusão financeira: a evolução dos meios de pagamentos”, o “ingresso de novos portadores e de novos segmentos no processo, e o consequente crescimento das vendas no comércio brasileiro… usa de estratégia mercadológica consequente do aumento de opções de pagamentos.”
Já segundo o Portal Fintechs Brasil, até 2025 mais de 1,9 trilhões por ano são gastos em meios de pagamentos diferentes do dinheiro.
Dessa maneira, investir nessas estratégias são ótimas alternativas.
Leia também: 5 dicas para criar mensagens de vendas para WhatsApp e Telegram nesta Black Friday
Foque em pós-venda para fidelizar os clientes
A estratégia de Pós-venda é ótima para fidelizar o seu público. Você já deve ter visto o cálculo clássico mostrando ser 10x mais caro adquirir um cliente novo, do que manter os clientes antigos.
Embora este número não seja 100% real em muitos setores, um cliente fidelizado ainda será mais barato do que um cliente novo. Independente do setor da sua loja.
Quando os clientes se tornam fiéis? No exato momento em que a sua loja: resolve um problema, entrega mais do que o esperado, deixa as portas abertas. Por isso, o pós-venda é tão importante.
No livro “Gerenciamento do Ciclo da Qualidade” de Ailson Luiz de Oliveira e Osvaldo Ramos Tsan Hu, os custos de qualidade de um atendimento representam, em média, 10% do valor de uma venda.
Logo, nota-se que não se trata de um valor ignorável e deve ser considerado em todos os cálculos.
Responda todas as dúvidas dos consumidores
Seus consumidores possuem dúvidas e questionamentos sobre os produtos, pode apostar. Aliás, estima-se que antes de fazer uma compra as pessoas gerem primeiro uma pergunta nos buscadores, é fato que o cliente irá pesquisar sobre o produto ou serviço antes de ir até a sua loja.
Então, se vocês estiverem nas redes respondendo essas perguntas, suas possibilidades de vender serão maiores.
Tem mais, nem sempre será preciso ter uma publicação na rede social para tirar proveito dessa estratégia. Pode ser que o cliente crie o interesse de comprar ali mesmo no Pdv.
Vamos imaginar um casal passeando no shopping, por exemplo. Eles se deparam com uma mala de viagens e logo os dois se interessam pelo produto. Então, entram na loja e começam a questionar sobre ela.
Nesse momento, os vendedores têm a oportunidade de fisgar um cliente mostrando que são AUTORIDADE no tema.
Por isso, garanta que a sua equipe esteja pronta para prestar o melhor atendimento possível. Assim vocês irão vender muito mais no Natal. O que nos leva para o próximo ponto.
Erros que o seu varejo não pode cometer na Black Friday
Prepare o time
Preparar o time vai muito além de organizar os horários ou decidir quem fará o que durante as férias. Como mostramos no exemplo anterior: é preciso garantir que os seus vendedores dêem um passo extra para conquistar os clientes.
Via de regra, entenda a preparação, como:
- Garantir que todos conheçam o básico sobre os produtos
- Que todos saibam as regras para trocas
- Que todos possam orientar sobre outras opções para os produtos faltantes
- Que todos sejam capazes de operar funções básicas na loja, como buscar um item no estoque
- Treinar situações de improvisos, como cenários onde o cliente está irritado, ou itens faltando que poderiam gerar um problema.
Enfim, mais do que ter uma boa conversa com os seus colaboradores. Você precisa explicar que este é um momento crucial para o ano seguinte da loja. Deixando claro que o desempenho no Natal poderá trazer bônus e melhorias para todos ao longo dos próximos meses.
Foque 100% nos prazos
Essa talvez seja uma dica que foge um pouco do padrão, afinal de contas, todas as outras estavam muito mais conectadas com coisas do dia a dia da loja. Mas, pode confiar, os prazos são ponto nevrálgico na aquisição dos clientes.
Como pode ver, os consumidores desejam mais do que tudo as empresas que respeitam os prazos da entrega. Num nível em que o bom prazo é importante para gerar resultados que durariam meses de confiança.
Sendo assim, foque nessas entregas, faça o possível para que seus produtos estejam lá no tempo certo e mantenha uma relação de confiança com os clientes. Essa está entre uma das maiores queixas e as lojas que ouvirem esse apelo sairão na frente das outras sem dúvida alguma.
Leia também: O que são as Pop Up Stores? Veja como elas estão mudando o varejo!
Trabalhe seu Branding
Agora chegamos em uma nova etapa das nossas dicas para vender mais no Natal, vamos falar sobre como trabalhar o Branding do seu varejo. Lembrando que todas essas dicas podem ser adaptadas conforme os meses forem passando. Por isso, não estão presas apenas no Natal.
Trouxemos 6 dicas de Branding para a sua loja arrasar neste Natal, são elas:
- Adapte as tendências
- Seja consistente
- Use a tecnologia
- Priorize as experiências no PdV
- Invista em Prova Social
- Aposte nos sentimentos fraternos
Vamos falar sobre cada uma delas com mais calma.
Adapte as tendências
Entre as dicas para vender mais no Natal nós apresentamos as tendências, aquela lista de “truques” que podem ser utilizados para melhorar seus resultados. Contudo, ninguém disse que essas tendências são obrigatórias.
Portanto, se você constatar que as estratégias não fazem sentido com o posicionamento da sua marca, apenas adapte.
E no pior dos casos, abra mão da estratégia. É melhor seguir de maneira segura, do que arriscar perder a conexão com os clientes que valorizam o seu jeito de ser. O que nos encaixa na próxima dica.
Seja consistente
Se tem uma coisa que ganha vendas, essa coisa é a consistência. A Apple pode cobrar caro pelos seus smartphones pois ela é consistente em suas entregas. O mesmo pode ser dito sobre o Starbucks, a Harley Davidson, a Swarovski, e tantas outras marcas conhecidas por seus produtos premium.
Consistência é a palavra de ordem do Branding e se você deseja que a sua loja deixe um legado, precisa ter consistência em todas as suas entregas.
Dicas de gestão e organização direto do Design Thinking!
Use a tecnologia
Mais uma vez vamos ter que bater nessa tecla, mas alguns lojistas apenas deixa a tecnologia de lado e dizem: “aqui sempre se fez assim”. O que é um erro.
A sua marca não pode mais ser vista fora da tecnologia. Ou seja, seu posicionamento não pode ser do tipo offline.
Os clientes estão nas redes e o seu varejo precisa estar lá também. Isso faz bem para as vendas e para o branding.
Priorize as experiências no PdV
Por outro lado, de nada adianta ter um site maravilhoso, um perfil recheado de ótimos conteúdos, se a experiência no PdV for mediana, ou até negativa.
Então, sempre que for alocar os seus recursos, priorize as experiências no PdV.
A magia das compras no varejo acontece dentro das lojas. Seus clientes devem se sentir parte de algo maior, algo incrível. Não podem apenas efetuar uma compra, eles devem dar um voto de confiança nas histórias da sua marca.
E isso acontece somente quando você valoriza o PdV.
Invista em Prova Social
Prova Social é um dos gatilhos mentais mais poderosos para os varejistas. Além de aumentar as vendas, seja durante o Natal, ou em outras épocas do ano, ela também gera autoridade de uma marca sobre o assunto.
Então, peça feedbacks dos seus clientes e deixe os comentários positivos em exposição. Seja por publicações nas redes sociais, ou então em murais dentro das lojas.
Tem dúvidas sobre o que é uma Prova Social? A gente te explica:
Prova Social é quando uma ou mais pessoas atentam o valor de um produto ou serviço. É com base na prova social que os aplicativos pedem para que você avalie o serviço de entregadores, motoristas, produtos, etc.
Use e abuse das estratégias com Provas Sociais. Elas dão resultados.
Aposte em sentimentos fraternos
Para finalizar, temos uma dica prática sobre branding que vai aumentar as suas vendas durante o Natal: invista em sentimentos fraternos, de paz, harmonia, bem-querer e prosperidade.
Mesmo que a sua marca esteja conectada com outros públicos, e o seu branding esteja muito mais alinhado com o estilo Bad-Boy, ainda assim, indicamos que você invista nesses sentimentos.
Pois, durante o Natal é comum que as pessoas estejam muito mais alinhadas com essas questões. E aí, até indústrias como Black Label, que são notoriamente anti-herói e anti-clichê, fazem uso de mensagens de motivação e positivas.
Veja, você não precisa fazer um texto motivacional que poderia ser utilizado por marcas de sabonete, se isso não fizer parte do seu branding. Mas colocar um tom mais humano e de amizade, sobretudo após meses tão difíceis, poderá ser aquele passo extra que vai conquistar o seu público de vez.
Leia também: Tecnologias que estão transformando o varejo!
Dicas e segredos que duram o ano todo: como vender mais em todos os Natais?
Apresentamos aqui as dicas para vender mais no Natal que vêm sendo utilizadas pelos maiores players do mercado.
Mas esse conteúdo não termina aqui, você ainda pode ler muito mais sobre ele.
Preparamos uma série de dicas especiais para a Black Friday, mas que fazem sentido durante TODOS OS MESES DO ANO.
E para melhorar, o conteúdo é 100% gratuito e você pode solicitar ele agora mesmo.
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Agradecemos a sua leitura e desejamos ótimas vendas para você, independente do mês em que você estiver lendo essa mensagem.
Um abraço de toda equipe Romero Lab.