A pop-up store é um modelo de loja temporária, sempre aberta com uma proposta específica, dentro de uma estratégia de divulgação.
Esse é um modelo cada vez mais comum visto no mundo inteiro, geralmente, dentro de ações de marketing.
Marcas de todos os tipos têm adotado e o motivo é simples: o impacto gerado no público é sempre positivo, graças ao trabalho de montagem da loja.
As pop-up stores não são lojas simples, e isso é um fator a mais para gerar o desejo de visitar e, naturalmente, consumir o conceito e os produtos que ela traz.
Como uma pop up store pode ajudar a impulsionar sua marca
O conceito de pop up store busca fortalecer ainda mais os laços entre a marca e o consumidor.
Envolver clientes offline
Uma pop up store dá aos comerciantes a oportunidade de se comunicar pessoalmente com seus clientes e oferecer a eles uma experiência sensorial.
Para muitos compradores online, não ser capaz de experimentar um produto antes da compra ainda é algo que influencia nessa decisão.
Imagine a seguinte situação: você lançou um creme para hidratação corporal diferente de tudo que o consumidor já viu, mas ainda está inseguro para começar a vendê-lo na sua loja virtual.
Com a iniciativa de apostar numa loja pop up, você pode expor o produto e ter uma prévia do seu desempenho antes de divulgá-lo em seu site.
Assim, os consumidores poderão conhecê-lo de perto e deixar suas impressões.
Um exemplo disso foi a Microsoft, que abriu 32 lojas pop up nos Estados Unidos e no Canadá para divulgar uma linha de tablets e ajudar os clientes a compreenderem melhor o funcionamento dos novos aparelhos.
Apesar das diversas possibilidades que o meio virtual oferece, esse tipo de experimentação ainda é restrito ao meio físico.
A pop up store é uma oportunidade de testar coisas, por isso, se o seu produto for aprovado fisicamente, as chances de ele fazer sucesso também no ambiente virtual são grandes.
Favorece captação de novos leads
Imagine passear em um shopping ou em uma feira e encontrar uma pop-up store com uma proposta criativa, um atendimento personalizado e produtos atrativos.
Essa é uma das formas mais interessantes de conhecer uma marca, já que a primeira impressão é extremamente positiva.
Esse impacto nos consumidores de uma região que recebe uma loja temporária, com certeza, vai ser sentido do aumento no tráfego do seu site.
As pessoas se sentem confiantes de fazer negócio e, melhor, criam uma memória afetiva do e-commerce, que gera fidelização e marketing espontâneo.
Mais um ponto interessante na captação de leads é que, com a pop-up store, esse processo se torna muito mais direcionado para um público-alvo específico que pode beneficiar seu negócio.
Se sua marca procura alcançar pessoas de maior poder aquisitivo, uma iniciativa em um shopping em área nobre vai direto ao ponto.
Se o objetivo é anunciar uma novidade para uma cidade do estado, aparecer naquele local alcança exatamente quem você deseja.
Captar novos clientes
Assim como mais pessoas podem ver sua marca quando você tem uma loja física temporária em algum ponto movimentado, esse estabelecimento pode ser responsável também por captar novos clientes.
Uma pessoa que vê sua pop-up store e compra ali pela primeira vez, pode começar um relacionamento com sua marca. Isso te dá a chance de trabalhar a fidelização daquele consumidor para além do período em que sua loja ficará aberta.
Para que serve uma pop-up store?
As empresas utilizam esse modelo de loja em algumas ocasiões específicas, para além da proposta central de chamar atenção do público.
Fizemos uma lista para você com algumas situações em que esse tipo de loja temporária funciona muito bem:
- Promover lançamentos;
- Testar um tipo de mercado ou aceitação de um novo produto;
- Queima de estoque;
- Levar a marca para outras regiões e alcançar um novo público;
- Auxiliar no posicionamento de marca;
- Trabalhar gatilhos mentais de escassez e urgência;
- Conceito Omnichannel: consumidor conhece os produtos no site e compra na loja física ou vice-versa.
Quanto custa uma loja pop-up?
A localização, a duração e o tamanho são apenas alguns dos fatores que podem determinar o custo total de uma loja pop-up.
O céu é o limite para os seus gastos, mas você também pode ter uma pop-up de curto prazo por 20 mil reais.
Foi esse o custo total estimado pela Rock di Saia, uma loja de camisetas e óculos escuros, que abriu uma pop-up no Shopping Barra, em Salvador. Já o Pop Up Restaurant, que funcionou por seis meses na Rua Oscar Freire, em São Paulo, teve um investimento de 100 mil reais. Alex Tessitore, seu idealizador, recuperou a quantia só com os patrocinadores.
Conclusão
Diante desses exemplos, podemos ver que não existe um padrão para que sua Pop-Up Store dê certo, elas podem ser feitas em shoppings, festivais, contêineres ou em uma caixa de sapato gigante.
O real objetivo é que o seu cliente tenha uma experiência única e inovadora, se tornando embaixador da marca e trazendo mais pessoas para se tornarem consumidores.
Seja criativo e esteja aberto a opinião de todos, converse com o seu consumidor e colete dados, essa iniciativa vai servir de aprendizado para as próximas.
Não esqueça da divulgação nas mídias sociais, criar uma hashtag, por exemplo, pode ser legal para propagar a ideia.
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