Google Ads é uma ferramenta poderosa para as lojas que souberem tirar proveito do que ela tem para oferecer.
Entretanto, eu vejo, todos os dias, muitos varejistas sofrendo para desenvolver novas soluções em Google Ads.
Por isso, hoje eu trago um manual básico. Um artigo que vai te ensinar tudo o que você precisa saber para iniciar suas campanhas de conteúdo pago.
Combinado? Então, vamos começar!
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O que é o Google Ads?
Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links em destaque no resultado. Você provavelmente também já acessou um blog e encontrou um banner de anúncio em algum local da página. Ou, ao assistir a um vídeo no YouTube, visualizou alguns anúncios antes ou durante os vídeos.
O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados no Marketing Digital. Um dos seus diferenciais é permitir que você tenha controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).
O Google Ads ainda permite que os usuários anunciem em outras plataformas, como aplicativos e sites parceiros do Google e o próprio YouTube. Para ter acesso ao serviço, basta utilizar sua conta do Google. Confira, na lista a seguir, como funciona o Google Ads, o que é a plataforma e como usar.
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Quais são as vantagens do Google Ads?
É neste momento que o Google Ads entra em cena. Veja bem, se meu amigo quer multiplicar em 10 vezes o investimento dele de R$50.000, por exemplo, ele pode:
- Passar mais de um mês estudando e entendendo como funciona a opção de se tornar um Business Angel e torcer para investir no próximo Facebook (o que é praticamente impossível de acontecer);
- Estudar o ramo imobiliário para entender como comprar um imóvel com um valor baixo e valorizar o local (parece simples, mas não é);
- Ler este artigo, compreender todas as ramificações do Google Ads (ou contratar algum especialista nisso) e fazer com que seu investimento de R$50.000 se transforme em R$500.000 em vendas de seus produtos!
Por que o Google Ads é tão poderoso?
Graças ao seu poder de alcance mundial, a plataforma de anúncios do Google é sinônimo de visibilidade e de expansão, uma vez que contribui para impulsionar marcas e para a criação de oportunidades de novos negócios.
Rede de Pesquisa
São os anúncios que aparecem na rede de pesquisa, quando um usuário busca por uma palavra-chave no Google. Eles aparecem no início e no final das páginas de pesquisa, identificados com a palavra “anúncio” ao lado do título.
A grande vantagem é que o pagamento pelo anúncio é feito quando a pessoa clica no link. Logo, por se tratar de resultados de pesquisas, são indicados para alcançar pessoas que buscam por alguma solução específica ao qual seu produto ou serviço pode solucionar.
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Quais são as maiores dificuldades?
O grande diferencial do Google Ads é que as empresas que anunciam podem se destacar para um público super segmentado.
Ou seja, não é só pagar para aparecer mais. É investir em audiência qualificada e que tenha relação com o seu negócio.
Afinal, o que vale mais para um ecommerce de comida vegana: ter sua campanha exibida para 10 mil pessoas, independentemente de sua dieta, ou exibida para 500 pessoas que são declaradamente veganas?
Essa é a principal premissa do Ads. Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos.
Por que o Google Ads é capaz de transformar o varejo?
Nessa altura, você já deve conseguir imaginar que o potencial que o Google Ads oferece é enorme! Se você ainda não está fazendo uso da ferramenta, está perdendo dinheiro, eu garanto.
No entanto, é sempre importante salientar: O Google Ads é uma ferramenta direta, mas não é uma ferramenta de fácil utilização.
Quanto tempo eu preciso dedicar ao Google Ads?
Entender o seu funcionamento leva um tempo. Muitas empresas acabam utilizando-o de forma equivocada, por falta de paciência de ler um guia como esse, por exemplo, que traz todas as informações necessárias para que o interessado vire um expert no assunto.
Caso você use o buscador do Google em computadores e notebooks deve ter notado que os anúncios laterais, aqueles que ficavam na direita da tela já não existem mais. Essa foi uma das mudanças realizadas em busca de um incentivo para os investimentos em publicidade para o mobile.
Agora, os anúncios aparecem apenas na seção principal, no topo dos resultados orgânicos de busca, conforme já acontecia com o modelo mobile do buscador, uma vez que a tela é menor e a listagem ocupa todo o espaço.
Pronto.
Agora você já sabe como funciona o Google Ads e quais são as principais informações sobre essa plataforma.
Quer ler mais assuntos como este? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!