Fale melhor com seus profissionais: comunicação no trabalho

Eu sei, e acho que você sabe também, que a boa comunicação interna é um ponto chave para trazer sucesso para uma loja. Preço, produto, praça e promoção, tudo isso vai por água abaixo se a equipe não estiver focada no mesmo objetivo.

Então, hoje eu trago um artigo inteiro apenas sobre comunicação no trabalho. Esse elemento fundamental para o bom desenvolvimento de todas as empresas. E ainda mais importante para lojistas.

Meu objetivo é trazer dicas práticas, do tipo que você pode utilizar agora mesmo.

Muito bem, vamos começar!

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Construa sua imagem – não um personagem

Quem é você no ambiente de trabalho? 

Muitas pessoas com cargos de destaque encarnar verdadeiros personagens no momento de gerir equipes. Entretanto, essa estratégia tem uma falha enorme e evidente, personagens não são reais e logo eles desaparecem.

Tem um elemento especialmente eficaz para desmontar personagens: a pressão. Pessoas sob pressão mostram como elas são realmente, se são tensas, se são frias, se são divertidas, ou se são todas essas coisas.

Então, ao invés de investir em um personagem milimetricamente calculado para liderar as pessoas. Lidere elas com o que você tem de melhor, que é a sua própria personalidade. Só esse passo já vai ajudar muito nas relações internas com a sua equipe. 

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Ouça primeiro – responda o que ouvir

Essa dica também apareceu no meu artigo sobre “como fazer entrevistas de trabalho eficazes”. Ouvir é realmente algo importantíssimo para quem deseja melhorar a comunicação.

Por outro lado, ouvir apenas por ouvir não significa nada. Na realidade, eu prefiro trocar o verbo “ouvir” pelo muito mais eficiente “entender”.

Busque na fala da outra pessoa os indícios que mostram para você o que ela está passando. Tente ir além da camada das palavras e procure realmente compreender o que está acontecendo. 

Então, responda de acordo com o que a outra pessoa sente, não só de acordo com o que ela disse. 

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Fale depois – faça as palavras valerem

Ao falar tenha certeza de que as suas palavras valem a pena. Essa frase poderia estar presente em inúmeros livros filosóficos Veja, não estamos falando da conversa e do bate-papo, abordaremos eles no próximo tópico.

Estou falando aqui daquela conversa importante, que pode mudar os rumos da sua empresa. Por exemplo: ao repreender um comportamento indevido, ou negociar um aumento. etc.

Para essas situações é fundamental que você tenha controle absoluto de todas as suas palavras. O improviso é seu pior inimigo em situações assim. 

Converse – segure uma caneca na cozinha

Você sabe o que é segurar uma caneca na cozinha? Significa, basicamente, assumir uma postura de amizade e companheirismo interno. Fazer parte de algumas piadinhas, se divertir com a sua equipe.

Nem tudo em um ambiente empresarial precisa ter aquela cara sisuda e séria. É bem possível criar um local gostoso, de descontração, mas que também tenha números sérios e trabalho bem feito sendo feito.

Encontre este equilíbrio. Converse sobre os gols de ontem, fale sobre aquela série incrível que vocês estão assistindo. Mostre fotos do seu cachorrinho comendo gelo no verão. Enfim, segure uma caneca na cozinha. 

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Opine – aponte mudanças técnicas

Você deve liderar. Ponto final. A sua empresa depende disso, a sua loja, a sua marca e os números no final do mês. Se você está na posição que esta, é por que é capaz de apontar caminhos.

Mas, garanta que todos os seus apontamentos estejam embasados em ao menos uma 

dessas duas coisas:

  • Experiência – você já viu acontecer antes, e por essa razão está opinando;
  • Conhecimento técnico sólido – ainda não viveu a experiência, mas tem argumentos técnicos o bastante para embasar a expectativa.

Se a sua opinião for inteiramente baseada em achismos, isso vai acabar com a comunicação interna da sua loja. 

Pois, um achismo tem tanta chance de dar certo quanto jogar uma moeda para cima. A taxa de acerto é de basicamente 50% para cada lado. Se funcionar, incrível, você passa como especialista no assunto, se falhar sua credibilidade vai por água abaixo.

E não há liderança sem credibilidade. 

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Inclua – aceite outras opiniões

Tenho certeza de que você é capaz de lidar com diversas situações do dia a dia. Posso até mesmo acreditar no fato de que você tenha habilidades o bastante para lidar com 90% dos problemas.

Mas você não é capaz de lidar com todos os problemas, 100% do tempo.

Tem mais, nem todas as suas soluções, por melhores que sejam, serão as mais apropriadas para uma situação. Se você  contratou um time de profissionais para a sua loja, então deixe que essas pessoas também opinem.

Adultos capacitados fazem parte do seu time, usam o uniforme da sua marca, recebem o pagamento da sua empresa. Então, não há motivos para deixar essas pessoas do lado de fora, quando for preciso encontrar uma solução. 

Aceite opiniões, e a comunicação interna vai melhorar muito. 

Repense – peça desculpas

Você vai errar. Eu sei disso, pois eu sei que já errei, e também sei que eu vou errar. E o que eu vou fazer quando eu errar? Vou corrigir o problema gerado pelo erro – ou vou contar com a ajuda de uma pessoa que seja capaz de fazer a correção. E depois vou pedir desculpas.

Não há estratégia de contenção de danos melhor do que:

  • Sanar o problema o quanto antes
  • Pedir desculpas

Então, minha última dica de hoje é essa: repense suas ações. Quando você cometer um erro, desculpe-se com todos os envolvidos. Corrija as suas ações, saiba aceitar que você também tem limitações.

E continue o caminho.

A comunicação interna na sua empresa, na sua loja ou no seu ambiente empresarial, será muito melhor quando as pessoas enxergarem que você também é capaz de desculpar-se.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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