É hora de renovar. Chegamos em dezembro e agora é o melhor momento possível para passar uma régua, assimilar as lições aprendidas e projetar novos objetivos para 2021. Afinal de contas, isso é o que todos nós fazemos todos os anos.
Sendo assim, a renovação também vem acompanhada de transformações internas na empresa. E por esse motivo hoje eu quero falar de arquitetura para varejo, e explicar quais são as vantagens que um projeto moderno pode trazer para a sua loja.
Espero com este artigo demonstrar como é possível conquistar resultados incríveis para o seu varejo, investindo de maneira inteligente e nos lugares corretos. Apontando para você todas as qualidades da arquitetura de varejo.
Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!
Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões
Cria identidade para marca
A primeira coisa que uma boa arquitetura para varejo traz é auxiliar na formação da identidade de marca de uma empresa. Ela ajuda os empresários no desenvolvimento dessa personalidade, colocando em algo sólido e palpável os elementos intangíveis de um empreendimento.
Ao desenvolver uma estrutura e uma imagem padrão para o negócio, é possível passar uma mensagem clara para os clientes. O que facilita o reconhecimento da empresa em qualquer lugar.
Potencializa a experiência do cliente
A arquitetura também melhora a experiência do cliente dentro do Ponto de Venda. Por ser uma disciplina concentrada em organização especial – como o design, um bom projeto consegue melhorar o trânsito de todos dentro das lojas, e a relação dos consumidores com o espaço físico.
Tudo isso se traduz em melhores resultados para a sua empresa. Já que os clientes estarão satisfeitos, será muito mais fácil converter vendas ou solidificar a relação com os consumidores antigos.
Um lugar que traz conforto faz metade do trabalho dos vendedores. O que nos leva ao próximo tópico.
Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing
Aperfeiçoa o trabalho dos colaboradores
O design de varejo e a arquitetura de varejo são responsáveis por aumentar a produtividade de um escritório, não tenha dúvidas disso. Utilizando estratégias focadas em ergonomia, torna-se possível criar um escritório, ou uma loja, muito mais eficiente para todos.
Olhe para os seus colaboradores por um segundo e pergunte-se: será que esse é o ambiente de trabalho mais eficaz? Será que a circulação das pessoas, ou a organização dos elementos, ajuda ou atrapalha em função de cada colaborador?
Investindo em um projeto de arquitetura para varejo (ou para escritórios) você terá um projeto focado em produtividade, conforto e longevidade. Ou seja, os colaboradores ficarão mais confortáveis, trabalharão com muito mais empenho e até mesmo haverá uma diminuição clara no turnover da empresa.
Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais
Aumenta as vendas
Por fim, depois de todas as vantagens, posso dizer sem ressalvas que um bom projeto de arquitetura para o varejo é capaz de aumentar as vendas de uma loja. Isso acontece em decorrência de todos os outros pontos citados.
Pense em um aumento das vendas não como o objetivo central de um projeto de arquitetura e design para varejo, mas como a resposta indiscutível.
Se os clientes têm mais afinidade com a loja, se a marca é mais forte, se os colaboradores estão mais eficientes e satisfeitos, então as vendas aumentarão em consequência de todos estes fatores.
Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine
Ano novo: hora de pensar em mudanças para a sua empresa
2020 foi um ano atípico, mas há algo nele que também aconteceu em todos os outros anos das nossas vidas: necessidade por mudanças e evolução. Assim como a virada de 2017 para 2018 exigiu uma nova empresa, e o mesmo de 2018 para 2019. Este ano a sua organização também vai ter que mudar.
Todo ano exige uma evolução. Não será diferente desta vez. O que funciona em 2020 dificilmente funcionará em 2021. E a arquitetura de varejo é um dos primeiros pontos para avaliar.
Será que não está na hora de uma atualização?
Agradeço a leitura de hoje. Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo do Design para varejo.
Até a próxima!