Como está a competição no seu mercado? Os concorrentes estão tirando o seu sono? Pois é, então é hora de você aplicar a estratégia do Oceano Azul. Hoje eu quero falar sobre este tema e como ele pode ser aplicado ao varejo.
Lembrando sempre que todas as publicações deste blog são testadas na prática. Ou seja, trago aqui para você coisas que vi, vivi ou pesquisei e sei que deram certo em muitas empresas.
Então, vamos lá. Vamos falar sobre a estratégia do Oceano Azul. Fique confortável e aproveite a leitura!
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O que é a Estratégia do Oceano Azul
Um mercado é dividido em dois Oceanos:
- Oceano Vermelho
- Oceano Azul
No Oceano Vermelho nós temos alta competitividade e baixos lucros. Ou seja, há muitas empresas disputando cada cliente e por conta disso todas as marcas devem se digladiar entre si, disputando sobretudo nos preços. Mercados saturados são mercados do Oceano Vermelho.
Já no Oceano Azul nós temos baixa competitividade e altos lucros. Uma vez que poucas empresas prestam serviços semelhantes. Com isso, pode-se entregar um produto melhor, único e assim garantir a satisfação dos consumidores.
Como a Estratégia do Oceano Azul pode ser feita?
Vamos lá. Muitas pessoas se deparam com a Estratégia do Oceano Azul e pensam o seguinte: “não tenho verbas para lançar um novo produto e o meu mercado não se encaixa em conceitos inovadores, então, não poderei ir para um oceano azul nunca.”
Esse é o caso claro do varejo. Para as lojas, é muito difícil entrar em uma lógica de Oceano Azul, já que elas, normalmente, não conseguem lançar tantas inovações em uma velocidade grande.
Mas, aí é onde está o segredo. Uma estratégia de Oceano Azul não precisa de novos produtos, ou inovações fantásticas. Sua empresa precisa apenas ser única.
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Oceano Azul é sobre não ter ninguém igual
Então, ao investir em estratégias de Branding e Design de Varejo para a sua loja, você estará caminhando rumo à estratégia do Oceano Azul.
Veja o caso da Lanchonete Jurassic Park, em São Paulo. Ela atraí visitantes diariamente, já fila de espera para entrar na lanchonete, mas, vamos enumerar os pontos:
- Não existe nada de inovador em vender lanches
- Os sabores oferecidos também são encontrados em muitas outras marcas
- Qual é a grande sacada?
A sacada está no Design. Ela é a única lanchonete temática do Jurassic Park fora dos parques da Disney. E isso conta muito. Ou seja, em um mercado saturado como o mercado de lanchonetes, essa conseguiu desbravar o seu cantinho no Oceano Azul.
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Como conquistar o público com algo totalmente novo?
Percebeu que se trata de trazer algo novo para o cliente? E quando eu digo algo novo estou falando de experiência. Os clientes amam experiências novas, são aficionados e apaixonados por elas.
Hoje, já se fala claramente da economia da experiência. Não é incomum que muitos consumidores troquem produtos caros por passeios mais atraentes. Viagens estão em alta, jantares que tragam coisas novas estão conquistando as pessoas.
E o varejo pode fazer o mesmo. Lojas fantásticas, que tragam essa experiência tão desejada podem desbravar um Oceano Azul límpido e tranquilo.
Dicas para colocar a Estratégia do Oceano Azul em prática!
Bem, agora vamos às dicas para quem deseja colocar em prática uma Estratégia do Oceano Azul.
Você deve começar, com:
- Análise dos pontos fortes, o que realmente chama atenção na sua marca?
- Compreensão dos pontos fracos, o que a marca não consegue oferecer?
- Análise das oportunidades de inovação, onde dá para propor algo diferente?
- Repaginação do seu Design Atual. Afinal, um Oceano Azul começa com a experiência visual da sua marca.
Seguindo estes 4 passos você terá um mapa muito mais claro sobre o que precisa ser feito.
Anote aí: sempre que pensar em Oceano Azul no mundo moderno, pense em experiência. Não se trata, somente, de lançar um novo produto (claro que pode ser lançado, se for possível), mas se trata de trazer novas sensações para o consumidor.
Uma pessoa que vai até a lanchonete do Jurassic Park espera mais do que comer hambúrgueres. Traga essa sensação de algo novo para a sua marca e você estará desbravando seu belo e lucrativo Oceano Azul.
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Agradeço a leitura e até a próxima!