Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Dicas certeiras de e-mail marketing para seu varejo

Você usa e-mail marketing no seu varejo? Não? Então está errando muito.

Hoje eu trago estratégias de e-mail marketing para varejistas e mostro como essa tendência pode transformar os resultados das suas vendas.

Então, se você quer impulsionar os números do seu varejo, dá uma olhada que eu prometo que este artigo vai valer a pena. 

Muito bem, vamos começar. 

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Use personalização e segmentação

Com tantos e-mails recebidos, muitas pessoas ignoram um e-mail marketing ao perceber que são automatizados.

Por isso, é importante usar variáveis com o nome do cliente e outras informações que são relevantes para criar uma conexão com ele, personalizando o texto.

Você também deve segmentar seus destinatários. Classifique os clientes de acordo com personas, cargos, faixa etária e origem do clique.

Ou seja, desde a chegada até o cadastro no link específico. Tudo isso ajuda o envio de e-mail marketing a ser mais assertivo e atingir o público correto com mais eficiência.

5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes

Selecione um provedor de email

Existem muitas ferramentas de automação de marketing que podem ser utilizadas em uma estratégia de email marketing, e os provedores de serviços de email podem ser especialmente úteis.

Com processos automatizados, eles fornecem ferramentas de email marketing que podem enviar literalmente milhões de emails diariamente. Veja abaixo outras razões para usá-los:

  • Monitoramento da taxa de rejeição de emails: assim como é fundamental avaliar as estatísticas das redes sociais, o mesmo vale para suas campanhas de email marketing – e a taxa de rejeição é uma das métricas mais importantes para garantir uma boa reputação.
  • Taxas de rejeição dependem da qualidade da sua lista de emails, e endereços antigos e inválidos que rejeitam o envio não devem mais ser usados.
  • Idealmente, o seu provedor de serviços de email marketing deve ajudar a identificar estes emails com problemas, o que ajudará a manter a taxa de rejeição mais baixa.

Inclua números e percentuais no assunto

Números e percentuais são atraentes, pois eles se vendem como informações concretas e comprovadas. Eles também trazem consigo o raciocínio lógico do leitor, o que exige mais atenção.

Exemplos de assuntos desse tipo seriam:

  • Saiba como aumentamos nossas vendas em 30%
  • 7 dicas matadoras para melhorar seu funil de vendas

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Invista em listas!

Listas funcionam. Sempre. Lista para tipos de compradores funcionam muito bem também. 

Tomemos, por exemplo, “presentes para o pai” ou “presentes para sua madrasta”. Há também uma ótima que eu vi há um tempo atrás: “10 presentes para os pequenos.”

Nesse sentido de pensamento, listas de celebridades sempre funcionam bem e têm uma boa conversão social.

As pessoas querem ter ideias sobre quais são as opções – e nós gostamos de ver quais das nossas celebridades favoritas estão fazendo o mesmo.

A minha linha de assunto preferida para uma lista foi inspirada pelo Refinery29: “O guia da mulher para férias de luxo.” É perfeito para seu público: é similar ao programa de TV e é algo de fácil assimilação.

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Planejamento de público-alvo

Conhecer com quem você está falando, o seu público-alvo, é fundamental para qualquer empresa.

É preciso saber quem são as pessoas que vão consumir os seus produtos e o que elas esperam de você.

Assim é possível ganhar a confiança do seu público

O assunto do seu email marketing é o fator mais importante para que o seu Lead abra o seu Email.

Isso porque o assunto será uma das primeiras coisas que ele vai observar ao receber um Email, por isso, esse título deve despertar o interesse do Lead em abrir.

Motivação

Para motivá-lo a querer abrir, você pode trabalhar com títulos que chamem a atenção, pensando em headlines que despertem a curiosidade, sentimento de urgência, uma oferta imperdível, alguma novidade muito legal para ele, ou contar uma história.

Lembre-se: o que mais motiva as pessoas a abrirem seus E-Mails é mostrar para elas soluções de algum problema que elas possam ter.

Confira as dicas matadoras para o título do seu Email:

  • Prometa a Solução de um Problema
  • Ex: Como Ganhar Mais Seguidores no Instagram
  • Utilize cerca de 6 Palavras no Título
  • Utilize Listas e Inclua Números:
  • Ex: 21 Maneiras de Dobrar seu Tráfego
  • Seja específico, evite assuntos Genéricos
  • Ex: Como Melhorar a Taxa de Abertura do Email
  • Desperte a curiosidade, pessoas são curiosas:
  • Ex: 7 Benefícios do Chá Verde (#Você vai se Surpreender)
  • Mostre Evidências, pessoas querem fatos comprovados:
  • Ex: 10 Maneiras Comprovadas para Perder Peso

O fator mais importante para melhorar a taxa de abertura de um e-mail é o assunto. Por isso, invista a maior parte do seu tempo para criar um assunto que chame atenção.

Pronto.

Agora você já sabe tudo sobre as melhores estratégias de e-mail marketing para a sua empresa.

Quer ler mais assuntos como estes? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação