Hoje eu quero falar sobre uso de dados em favor do seu varejo. Quero apresentar o conceito de Big Data e por que essa novidade é tão importante para os resultados da sua empresa.
Então, vamos lá.
Vamos começar! Fique confortável e aproveite a leitura.
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
O que é o Big Data no varejo?
Soluções em inteligência de mercado e em marketing de performance podem fornecer insights estratégicos, por meio de Big Data, para melhorar seu posicionamento e resultados em vendas.
A geolocalização do Facebook Ads, por exemplo, permite impactar pessoas próximas à sua loja com ações de marketing.
Estas ações podem ser totalmente focadas, com filtros por sexo, idade, escolaridade, interesses e localização.
Vamos dar um exemplo
Imagine, por exemplo, que uma varejista localizada no bairro Bela Vista, em São Paulo, tenha uma linha de roupas para mulheres jovens com a temática de Cultura Pop e os produtos possuem um ticket médio alto.
Usando o big data nas campanhas do Facebook Ads, é possível fazer uma campanha 100% focada nesse perfil de consumidora.
A loja pode segmentar a estratégia apenas para mulheres, com idade de 15 a 30 anos, ensino médio ou superior, renda familiar acima de R$5 mil, interesse por cinema, música, séries e etc, além de uma área geográfica de até 15 km do bairro Bela Vista.
Certamente o investimento será muito mais certeiro, impactando as pessoas certas e completamente dentro do perfil de interesse pelo produto que a loja oferece.
Outra maneira de utilizar o Big Data no varejo é para que a loja se posicione melhor que as concorrentes, otimizando seu preço, estratégias de posicionamento de marca e mercado, entre outros.
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O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, físicos ou digitais, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos usuários.
Além disso, estabelece normas a empresas públicas e privadas, para coleta, armazenamento, análise e utilização dos dados dos consumidores de seus serviços ou produtos.
Exemplos do uso da LGPD
De maneira simples e direta, a legislação garante a segurança dos dados pessoais dos cidadãos e facilita o controle sobre eles.
De acordo com a norma, os dados pessoais permitem a identificação de uma pessoa por meio de nome, número de documentos, data de nascimento, endereço residencial, e-mail, telefones, fotos, entre outros itens.
Em razão disso, as empresas precisam ser transparentes quanto à solicitação de informações pessoais dos usuários, coletando somente as que forem realmente necessárias e esclarecendo ao cliente a finalidade.
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Como usar a Big Data no Varejo?
De navegação em redes sociais e check-ins a preços de lojas concorrentes coletadas em terminais de supermercado, hoje em dia, praticamente todos os hábitos e informações disponíveis em nossas vidas podem virar dados.
No entanto, a mera armazenagem desse grande volume de informações tende a ser confusa, desordenada, sem estruturação ou alinhamento lógico entre elas.
Palavras finais sobre o Big Data no Varejo
O Big Data no varejo é uma forma de organizar todos estes dados para que eles tenham uma função inteligente, respondendo e servindo a um objetivo que o varejista pretende atender para tornar seu negócio mais estratégico e relevante.
Se inteligência, do latim intelligentia / intelligere, significa “escolher entre”, é exatamente isso que o Big Data no varejo faz: escolher dentre um emaranhado de informações aquelas que mais fazem sentido para o negócio.
Os dados podem ser analisados, ordenados e servirem a um propósito da empresa, inclusive para aumentar vendas, ticket médio e a aquisição e retenção de clientes.
Alguns exemplos de aplicação de Big Data no varejo são:
- Obter insights sobre concorrentes e o próprio negócio;
- Conhecer formas de melhorar a linha de produtos oferecidos;
- Atender melhor os clientes;
- Tornar a marca mais relevante;
- Conhecer tendências de consumo e gerar mais resultados.
Tomadas de decisões mais precisa
Imagine que você seja dono de uma loja de artigos para festas e esteja se aproximando do fim do ano.
De acordo com a sua experiência, você sabe que haverá um aumento nas vendas devido ao natal, reveillon e festas de empresas de fim de ano.
Contudo, qual é a precisão que esse conhecimento tácito lhe dá?
Sem as informações sobre as vendas dos últimos anos, o perfil dos clientes e a movimentação do mercado, as decisões são tomadas com base no “achismo”. Isso é extremamente perigoso, pois pode prejudicar o dimensionamento das vendas e provocar um excesso ou falta de mercadorias.
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