Como usar os dados em favor do seu varejo

Como usar os dados em favor do seu varejo?

Hoje eu quero falar sobre uso de dados em favor do seu varejo. Quero apresentar o conceito de Big Data e por que essa novidade é tão importante para os resultados da sua empresa.

Então, vamos lá. 

Vamos começar! Fique confortável e aproveite a leitura.

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O que é o Big Data no varejo?

Soluções em inteligência de mercado e em marketing de performance podem fornecer insights estratégicos, por meio de Big Data, para melhorar seu posicionamento e resultados em vendas.

A geolocalização do Facebook Ads, por exemplo, permite impactar pessoas próximas à sua loja com ações de marketing.

Estas ações podem ser totalmente focadas, com filtros por sexo, idade, escolaridade, interesses e localização.

Vamos dar um exemplo

Imagine, por exemplo, que uma varejista localizada no bairro Bela Vista, em São Paulo, tenha uma linha de roupas para mulheres jovens com a temática de Cultura Pop e os produtos possuem um ticket médio alto.

Usando o big data nas campanhas do Facebook Ads, é possível fazer uma campanha 100% focada nesse perfil de consumidora.

A loja pode segmentar a estratégia apenas para mulheres, com idade de 15 a 30 anos, ensino médio ou superior, renda familiar acima de R$5 mil, interesse por cinema, música, séries e etc, além de uma área geográfica de até 15 km do bairro Bela Vista.

Certamente o investimento será muito mais certeiro, impactando as pessoas certas e completamente dentro do perfil de interesse pelo produto que a loja oferece.

Outra maneira de utilizar o Big Data no varejo é para que a loja se posicione melhor que as concorrentes, otimizando seu preço, estratégias de posicionamento de marca e mercado, entre outros.

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Como usar os dados em favor do seu varejo

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, físicos ou digitais, com a finalidade de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos usuários.

Além disso, estabelece normas a empresas públicas e privadas, para coleta, armazenamento, análise e utilização dos dados dos consumidores de seus serviços ou produtos.

Exemplos do uso da LGPD

De maneira simples e direta, a legislação garante a segurança dos dados pessoais dos cidadãos e facilita o controle sobre eles.

De acordo com a norma, os dados pessoais permitem a identificação de uma pessoa por meio de nome, número de documentos, data de nascimento, endereço residencial, e-mail, telefones, fotos, entre outros itens.

Em razão disso, as empresas precisam ser transparentes quanto à solicitação de informações pessoais dos usuários, coletando somente as que forem realmente necessárias e esclarecendo ao cliente a finalidade.

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Como usar a Big Data no Varejo?

De navegação em redes sociais e check-ins a preços de lojas concorrentes coletadas em terminais de supermercado, hoje em dia, praticamente todos os hábitos e informações disponíveis em nossas vidas podem virar dados.

No entanto, a mera armazenagem desse grande volume de informações tende a ser confusa, desordenada, sem estruturação ou alinhamento lógico entre elas.

Palavras finais sobre o Big Data no Varejo

O Big Data no varejo é uma forma de organizar todos estes dados para que eles tenham uma função inteligente, respondendo e servindo a um objetivo que o varejista pretende atender para tornar seu negócio mais estratégico e relevante.

Se inteligência, do latim intelligentia / intelligere, significa “escolher entre”, é exatamente isso que o Big Data no varejo faz: escolher dentre um emaranhado de informações aquelas que mais fazem sentido para o negócio.

Os dados podem ser analisados, ordenados e servirem a um propósito da empresa, inclusive para aumentar vendas, ticket médio e a aquisição e retenção de clientes.

Alguns exemplos de aplicação de Big Data no varejo são:

  • Obter insights sobre concorrentes e o próprio negócio;
  • Conhecer formas de melhorar a linha de produtos oferecidos;
  • Atender melhor os clientes;
  • Tornar a marca mais relevante;
  • Conhecer tendências de consumo e gerar mais resultados.

Tomadas de decisões mais precisa

Imagine que você seja dono de uma loja de artigos para festas e esteja se aproximando do fim do ano.

De acordo com a sua experiência, você sabe que haverá um aumento nas vendas devido ao natal, reveillon e festas de empresas de fim de ano.

Contudo, qual é a precisão que esse conhecimento tácito lhe dá?

Sem as informações sobre as vendas dos últimos anos, o perfil dos clientes e a movimentação do mercado, as decisões são tomadas com base no “achismo”. Isso é extremamente perigoso, pois pode prejudicar o dimensionamento das vendas e provocar um excesso ou falta de mercadorias.

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