No nosso último artigo nós conversamos sobre as características do Storytelling e sobre como ele pode ser usado no varejo. Explicamos todos os detalhes conceituais do assunto, se você quiser saber mais sobre Storytelling, o link está bem aqui.
Hoje queremos escrever sobre como colocar a mão na massa. Sobre as maneiras práticas de garantir que a sua loja possa aplicar o Storytelling nas suas abordagens com os clientes, sejam elas virtuais ou físicas.
Então vamos lá. Vamos conversar ainda mais sobre Storytelling para o varejo e como essa táctica poderá mudar a sua perspectiva de como os clientes enxergam a sua marca.
Boa leitura!
Use o Storytelling na página inicial do site
Home pages repletas de produtos e promoções são ineficientes para atrair o visitante, na verdade podem desmotivá-lo a comprar em sua loja. Pense bem: pode ser que o cliente faça uma compra, mas ele só irá se conectar com a marca quando sentir que ela tem algo além da concorrência.
Sendo assim, a dica está em atribuir histórias e narrativas para as peças expostas na sua loja. Coloque textos que chamem a atenção do cliente, ou então faça misturas e mostre para ele como cada peça se enquadra em um determinado contexto.
Os grandes e-commerce estão repletos de estratégias para atrair os clientes com base em narrativas e contextualização. Veja as grandes lojas e se inspire na maneira como elas organizam a Home do site. Você irá notar que pouquíssimas lojas apenas deixam muitos produtos expostos.
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Use o Storytelling para contar a história da sua marca
A história da sua marca tem valor, ponto final. Muitas empresas antes de se consolidarem no mercado passaram por diversos momentos incríveis e superaram desafios. Em realidade, é possível dizer que todas as empresas.
Essas histórias também estão presentes nas vidas dos responsáveis pelas marcas. Sendo assim, use a sua história, as histórias dos seus colaboradores e a história da marca como um todo para aumentar o engajamento dos clientes.
Perceba como grandes marcas estão sempre associadas à grandes histórias – não tem para onde correr. Pode ser uma gigante do varejo, ou então uma marca de sorvetes, aquela empresa de refrigerantes. Todas elas estão amparadas e acompanhas por histórias incríveis. Faça o mesmo.
Cuide para que o seu Storytelling seja feito com cuidado técnico
Storytelling é estratégia de conexão e comunicação com os clientes. E precisa ser feito com dedicação e empenho.
Tenha uma verdade em mente: sua empresa está comunicando o tempo todo. Sempre os clientes estarão absorvendo mensagens da sua marca, mesmo que vocês não saibam quais são essas mensagens.
Como dissemos no último artigo, está na nossa natureza interpretar histórias e transforar nossas experiências em narrativas. O que isso quer dizer? Um cliente que entrar na sua loja estará vivendo a história da pessoa que entrou lá para ter um problema sanado. E aí temos uma situação:
- A sua loja pode resolver problema, e ser lembrada depois como uma grande solucionadora.
- Ou a sua loja pode ser o vilão da história e acabar na lista de indesejados do cliente.
Portanto, como usar o Storytelling para garantir que a loja esteja na lista das queridinhas? Simples, garanta que as estratégias sejam feitas com:
- Design eficaz
- Aparência agradável
- Simplicidade, porém, sem pobreza de informações
- Oportunidade para que o cliente interaja com a sua loja (seja na versão online ou física)
- Contato humano, ele deve se sentir ouvido.
Levando em consideração essas dicas as suas estratégias de Storytelling terão muito mais sucesso.
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Coloque o conceito storytelling em prática agora mesmo com alguns passos
Vamos colocar em prática um Check-list muito útil para garantir que o seu Storytelling funcione:
- Defina a mensagem-chave: quais são as causas da sua empresa. Quais são os problemas que vocês resolvem;
- Linguagem usada: escolha como as mensagens chegarão até o seu cliente. Lembre-se que essa escolha está atrelada à sua persona. A forma como ela gosta de receber mensagens;
- Valores: Quais são os valores da sua empresa? Deixe-os claros e acessíveis;
- Grande projeto: Qual é o grande objetivo que a sua empresa almeja alcançar nos próximos anos? Essa informação será útil para o cliente.
- Humildade: Conecte-se com o cliente de maneira honesta, principalmente quando a sua empresa cometer erros ou falhas.
- Solução para um problema: Quais são os problemas pontuais que a sua empresa soluciona?
- Paixão pela marca: Demonstre nesse item toda a paixão da equipe pela marca
- Detalhe o processo de fabricação: Essa estratégia também é excelente para mostrar ao cliente como as soluções que ele está adquirindo são desenvolvidas. Vocês poderão usar essa hora para mostrar a sua excelência técnica em desenvolver o produto ou serviço
- Fundadores da marca: Os fundadores da marca são a personalização da empresa. Faça a história das pessoas que batalharam para a marca crescer tanto valer a pena.
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Onde usar os itens citados?
Bem, agora você deve estar se perguntando onde irá utilizar todas os itens apontados nesse tópico. Pois a resposta é, onde você quiser:
Você pode usar todas as estratégias citadas em banners, ou então em vídeos na internet, em postagens nas redes sociais, no seu site, em newsletters, em e-mails, em publicações impressas.
Enfim, a mídia, a forma como a sua loja irão se comunicar com os clientes tem relevância, ela está atrelada à sua persona. Se a sua persona está sempre antenada no Instagram, então é lá que estará o seu investimento.
Por outro lado, se a sua persona prefere a visita na loja física, então você irá utilizar as estratégias em banners e comunicação visual da loja.
Esperamos que o artigo de hoje tenha lançado luz sobre os conceitos de Storytelling.
Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contanto conosco.
Somos a Romero Lab, nosso objetivo é garantir que o varejo no Brasil seja cada vez maior. Será um prazer atender você.
Obrigada pela leitura.