A jornada do herói, ou o monomito, é um conceito tão poderoso que existe há séculos e continua com força total
Pesquisada e organizada por Christopher Vogler, a jornada do herói é talvez a melhor dica de Storytelling que alguém pode receber na vida.
Se você deseja criar histórias atraentes, se quer fazer seus consumidores se encantarem com o seu conteúdo, então precisa conhecer essa ferramenta.
Muito bem, vamos começar.
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O que é a jornada do herói
Falando de maneira bem resumida, a jornada do herói é o estudo organizado e desenvolvido por Christopher Vogler, importante sociológico, mitólogo e autor.
Vogler estudou as histórias produzidas por diversas civilizações. Em sua busca ele se debruçou sobre livros, contos, lendas, mitologias,histórias folclóricas, histórias passadas apenas de modo verbal, cantigas, contos de fadas, entre muitas e muitas outras produções.
Nessa pesquisa, Vogler descobriu diversas linhas, diversos elementos narrativos em comum. Histórias de sociedades que jamais tiveram contato umas com as outras tinham diversas similaridades.
Essas similaridades foram transformadas no que Vogler chamou de Monomito. Ou seja, ele defende que há sempre um nervo central por trás de todas as histórias. E veja bem, estamos dizendo todas as histórias.
É o caminho do herói, do protagonista, em busca do elixir, do conhecimento. Essa busca aparece tanto na bíblica, quanto em textos tão antigos quanto as primeiras sociedades. Também está presente nos nossos filmes modernos.
Tudo, absolutamente tudo, tem elementos da jornada do herói.
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Quem é o herói
Muito bem, mas quem é o herói? Se você já pesquisou um pouco sobre arquétipos, nesse momento pode estar pensando: “ok, a minha marca não é uma marca para heróis, na verdade nós fazemos o estilo bad boy, vilão, anti herói”
Bem, para simplificarmos o assunto, vamos dizer que o herói é o protagonista da narrativa. Aquele que vai sair do seu lugar comum, passar por diversos desafios e atingir a maturidade.
Esse herói pode ser no senso mais estrito da palavra – alguém que salva outras pessoas e faz boas ações – mas o herói pode ser apenas simbólico. Ele não precisa ser “bonzinho”.
Ou seja, quando falamos sobre a jornada do herói estamos falando sobre alguém que vai superar desafios e chegar o final da jornada com um conhecimento novo.
Dessa forma, esse herói pode ser:
- Você
- A sua marca
- O seu produto
- Os seus clientes
- Os seus parceiros
- O mercado
Ou seja, quando criar uma narrativa baseada na jornada do herói, lembre-se de que esse nome serve apenas para designar o elemento que age na história. Ou seja, herói é todo aquele com quem a história acontece.
Está tudo muito confuso? Calma, vamos explicar.
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Quais são os estágios da jornada do herói
Como dissemos, Vogler analisou que diversas histórias tinham pontos em comum. Esses pontos são idênticos em todas elas? Claro que não. Há histórias em que os pontos são claros, enquanto em outras eles ficam apenas implícitos.
Existem até histórias em que eles são ignorados ou ficam em um subtexto tão profundo que não são rastreáveis pelo consumidor comum.
Os 12 pontos da jornada do herói são:
- Mundo comum
- Chamado à aventura
- Recusa do Chamado
- Encontro com o Mentor
- Travessia do Primeiro Limiar
- Provas, Aliados e Inimigos
- Aproximação da Caverna Secreta
- Provação
- Recompensa
- Caminho de volta
- Ressurreição
- Retorno com o Elixir
Mundo comum
O mundo comum é o herói em seu habitat natural. Nesse momento, há um desconforto silencioso. Esse herói quer mudar, mas não sabe o que.
Chamado para a aventura
O chamado para a aventura é um acontecimento balança o mundo comum do herói. Esse acontecimento pode ser natural, ou causado por outra pessoa.
Recusa do chamado
A recusa do chamado é uma tentativa que o herói tem de se manter em sua zona de conforto. Embora o habitat natural do herói falte algo que ele não sabe o que é, para ele é melhor ficar no certo, do que investir em uma aventura duvidosa.
Encontro com o mentor
O encontro com o mentor é quando o herói se depara com alguém ou alguma coisa que faça ele sair de vez da zona de conforto.
Travessia do primeiro limiar
A travessia do primeiro limiar é quando o herói deixa para trás seu mundo conhecido e caminha para dentro do universo novo e incerto.
Provas, aliados e inimigos
As provas, aliados e inimigos são as diversas provações que o herói precisa enfrentar conforme ele se aprofunda cada vez mais no universo distante da sua zona de conforto.
Aproximação da Caverna
A aproximação da caverna secreta é o momento em que o herói pode ver qual será o seu maior desafio.
Provação
A provação é o grande desafio que o herói precisa enfrentar para transformar completamente a sua vida.
Recompensa
A recompensa é o prêmio do herói após vencer a provação.
Caminho de volta
O caminho de volta é a parte onde o herói caminha de volta para a zona de conforto.
Ressurreição
Na ressurreição o herói descobre que a zona de conforto mudou, pois ele mudou. Ele volta transformado e isso faz dele algo completamente novo.
Retorno com o elixir
O retorno com o elixir mostra o herói utilizando os novos conhecimentos e as novas habilidades desenvolvidas durante a jornada. Nesse momento o herói é completamente diferente, e pode até mesmo se tornar o mentor de outra história.
Por qual razão a jornada do herói é tão eficaz
Acredite, esses 12 passos são capazes de fazer mágica. Pegue o exemplo de qualquer filme de sucesso que você assistiu nos últimos meses e pode ter certeza de que haverá, pelo menos, 6 elementos da jornada do herói presentes nessa produção.
Isso também serve para livros, para jogos, até mesmo para artigos e podcasts. Histórias vendem, histórias bem estruturadas vendem mais ainda.
Ou seja, se você quiser contar histórias incríveis, se quiser que a sua marca esteja associada com narrativas que vão deixar os consumidores embasbacados. Invista na jornada do herói.
Aprenda sobre ela, aplique no seu conteúdo e pode ter certeza de que os resultados virão. Ela é infalível. Quer a prova? O monomito está encantando pessoas há mais de dois séculos e tudo indica que ele continuará firme e forte.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.