Desenvolvimento profissional: como gerir equipes vencedoras na sua empresa

Quais são os objetivos dos seus colaboradores? Como eles desejam crescer e quais são os caminhos que eles imaginam necessários até lá? Hoje nós vamos conversar sobre desenvolvimento profissional e o papel da sua empresa na evolução dos profissionais.

Pois veja, a sua empresa tem um papel importantíssimo na vida de todos os seus colaboradores. Ela é a estrada que seus profissionais utilizam rumo ao crescimento profissional. 

E anote, crescimento não significa, necessariamente, maiores salários. Ou assumir um cargo em uma multinacional. Na verdade, há diversos profissionais que trabalham em empresas modestas, e que atingiram alto potencial de desenvolvimento profissional.

Vamos conversar sobre o que é esse desenvolvimento e como a sua empresa pode criar um ambiente para nutrir talentos. 

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Quais são as vantagens do desenvolvimento profissional para as empresas

Vamos começar falando sobre todas as vantagens que o desenvolvimento profissional traz para as empresas e para os empreendedores/empregadores. 

Muitas vezes, um gestor pode se sentir “intimidado” por incentivar o desenvolvimento dos seus colaboradores. Com medo de que estes busquem empresas maiores, ou até mesmo a concorrência.

Esse tipo de atitude é comum em empresas que não tem visão sobre as enormes vantagens que um excelente time de colaboradores traz. Por exemplo, ao transformar seus funcionários em verdadeiros talentos do mercado, uma empresa tem:

  • Maior competitividade;
  • Respostas mais criativas;
  • Grande capacidade de lidar com crises;
  • Alto capital intelectual;
  • Alta produtividade;
  • Equipes motivadas;
  • Gestores atualizados, sempre em busca de processos ainda melhores.

Ou seja, quando você nutre o que há de melhor nos seus colaboradores, eles são capazes de construir uma cultura empresarial invencível.

Sua empresa se torna uma referência no mercado, colocando a sua marca como uma autoridade no mercado.

Uma empresa é tão boa quanto os profissionais que trabalham nela. E você precisa nutrir atitudes que façam com que o seu time de colaboradores busque sempre o melhor. 

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

Quais são as vantagens do desenvolvimento profissional para os colaboradores

Para os profissionais há inúmeras vantagens em buscar o desenvolvimento profissional. Eles terão inúmeras ferramentas para lidar com o mercado moderno, as principais são:

  • Alta empregabilidade
  • Repertório para lidar com inúmeros desafios
  • Repertório emocional, para lidar com momentos de crise ou pressão
  • Maior autonomia, sendo capaz de tomar inúmeras decisões por conta própria
  • Maior poder de barganha diante dos empregadores, sabendo seu valor no mercado.

Portanto, um profissional que busca seu desenvolvimento terá, invariavelmente, maiores salários. Contudo, essa não pode ser a métrica principal, já que ela é uma consequência, não uma causa. 

Vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos. 

Aprofunde-se no assunto: 8 transformações fundamentais para os próximos meses

Como gerar um ambiente de desenvolvimento profissional

Se você deseja que os profissionais da sua empresa busquem o pleno desenvolvimentos em suas atividades, convém adotar diversas medidas.

As principais são:

  • Desenvolver um plano de carreira para cada cargo
  • Alinhar as expectativas profissionais do colaborador com as expectativas da empresa
  • Deixar claro quais são as habilidades mais valorizadas na empresa – hard skills
  • Deixar claro quais são as posturas mais valorizadas na empresa – soft skills
  • Melhorar a comunicação interna e garantir que os profissionais possam se expressar livremente, sobretudo quando o assunto for plano de carreira.

Vamos ver cada um destes itens em detalhes

Desenvolver o plano de carreira para cada cargo

Essa é uma das atitudes mais simples e mais eficazes para demonstrar ao profissional quais são os caminhos possíveis dentro da empresa.

Hoje, muitos colaboradores não sabem o que esperar do futuro, eles passam meses (e anos) trabalhando, sem que tenham uma visão clara da sua evolução.

Para que um profissional trabalhe realmente motivado, ele deve sentir que está plantando, regando e nutrindo uma carreira melhor. E é dever da empresa fazer com que ele se sinta assim. 

Alinhar expectativas profissionais entre empresa e colaborador

Há inúmeros exemplos de colaboradores que trabalham em uma determinada função, mas não estão felizes nela. Insatisfeitos, eles partem para os estudos, mas na hora de escolher o que aprender acabam investindo em treinamentos de qualquer coisa, normalmente algo que esteja muito distante daquilo que fazem.

Por exemplo, profissionais da montagem que estudam fotografia, ou similares. 

Claro que cada profissional pode buscar a carreira que mais desejar, mas se empresa apresentar caminhos para os colaboradores, eles podem fazer cursos que se conectem com os objetivos das duas partes.

Ou seja, um profissional da montagem pode cursar logística, por exemplo, e então galgar um crescimento profissional internamente. 

Para tal é preciso alinhar expectativas profissionais entre a empresa e o colaborador. 

Isso acontece de duas maneiras:

 

  • Deixando claro quais são as habilidades mais valorizadas
  • Deixando claro quais  são as posturas mais valorizadas

 

Sendo assim, os três itens da lista apresentada anteriormente, na prática, funcionam como um só. Todos os profissionais da sua empresa precisam saber o que é esperado deles para o futuro, e eles também devem ter o espaço para demonstrar o que eles esperam da empresa no futuro.

Essa troca de informações sinceras é o melhor caminho para alinhar as expectativas e aumentar a motivação dos colaboradores. 

O que nos leva ao último item.

Melhorar a comunicação interna entre todos e garantir espaço aos profissionais

O dinheiro não traz a motivação de verdade. Dinheiro é uma solução higiênica, só sentida quando falta. Ou seja, aumentar o salário do seu colaborador constantemente não fará ele mais feliz.

Por outro lado, todos os colaboradores buscam autonomia. A capacidade de tomar decisões, assumir mais responsabilidades, obter melhores resultados e assim aumentar a empregabilidade no mercado.

Um profissional realmente motivado também é um profissional bem treinado confiante sem seu trabalho. Então, ele tem autonomia.

Para conquistá-la esse colaborador precisa de espaço, ele tem que se sentir ouvido e entendido.

Portanto, nossa última dica está intimamente ligada à comunicação interna. Invista nela, ouça seus profissionais, e temos certeza de que a sua empresa estará nutrindo o desenvolvimento de todos. 

Leia em seguida: Delivery ou E-commerce? Qual é a melhor estratégia para o seu varejo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação