Aumente a produtividade das sua equipe: use o método Kanban

Como anda o desempenho na sua empresa? As coisas funcionam em um flow contínuo e sem problemas? Todos os produtos e serviços são produzidos, ou oferecidos, com a máxima eficiência? Muito bem, se esse for o caso, então você não precisa do método Kanban.

Mas, se o seu time de colaboradores está sempre entregando projetos em cima da hora. Se uma simples revisão é capaz de deixar os desenvolvedores de cabelos em pé. Ou se você percebe uma sensação geral de frustração e cansaço. Então o Kanban será perfeito para o seu negócio.

O método Kanban deixa os processos transparentes, agiliza a troca de feedbacks entre todos os membros de um grupo e ainda garante o cumprimento das metas.

Hoje nós vamos mostrar como incorporar essa prática incrível e melhorar os resultados da sua empresa. 

O que é Kanban

Desenvolvido pela Toyota na década de 60 o método Kanban é um dos melhores auxiliares no gerenciamento de projetos. Sua aplicação é realmente importante em mercados onde o produto final depende da participação de diversos profissionais – como construir um automóvel.

Muito simples de ser entendido e aplicado, esse método exige apenas o comprometimento da equipe até que o hábito ganhe força.

Extremamente visual, o método Kanban conta com um quadro onde todas as informações serão separadas em etapas (mostraremos neste artigo como utilziar). Isso facilita a comunicação entre os diversos setores 

Vantagens do método Kanban

Desenvolvido no país símbolo da disciplina. O método Kanban é uma prova de eficiência e produtividade.  Pela sua grande simplicidade, pode ser utilizado por todas as empresas. 

Até mesmo profissionais que trabalham sozinhos, como fotógrafos e escritores, adotaram o método Kanban em seus fluxos de trabalho diários. 

As principais vantagens são:

  • Clareza das informações
  • Organização 
  • Estratégias de gamificação, aumentando o engajamento da equipe
  • Facilidade na implementação 
  • Facilidade na explicação das regras

Ou seja, o método Kanban é tão eficaz que pode ser assimilado em poucos dias. Depois, será preciso apenas continuar aplicando até que ele faça parte da cultura organizacional da empresa. 

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Como utilizar o método Kanban

Para utilizar o método Kanban você irá precisar de dois elementos:

  • Um quadro Kanban: que pode ser feito em uma lousa branca comum, ou por auxilio de aplicativos como o Trello; 
  • Cards Kanban (os cartões), que também podem ser feitos com post-its, papéis, imãs ou por meio dos aplicativos.

O quadro será dividido em colunas, em que cada coluna representa uma etapa de um processo. O exemplo mais simples de Kanban divide o quadro em quatro partes:

  • A fazer
  • Em execução
  • Para revisão
  • Entregues

Ou seja, um escritório de projetos irá colocar na coluna “A fazer” todos os trabalhos já negociados, mas que ainda não foram iniciados, e assim por diante.

Portanto, um projeto que dependa da participação de vários profissionais poderá ser deslocado entre as etapas conforme a evolução. Assim, o profissional que dependa de um trabalho anterior sabe exatamente quando irá iniciar a sua parte.

Note que cada Kanban Card deve ser preenchido com o nome do projeto e a data de entrega para a próxima etapa. Isso facilita a visualização de todos. 

A estrutura apresentada pode ser modificada conforme as necessidades de cada negócio, peguemos como exemplo um escritório de projetos outra vez. O quadro pode constar:

  • Não iniciados
  • Projeto de elétrica
  • Projeto de hidráulica
  • Projeto luminotécnico
  • Projeto de Dados
  • Para revisão
  • Entregue

Sendo assim, os profissionais responsáveis por cada etapa terão muito mais facilidade na compreensão dos que eles precisam fazer. 

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

Quais são as outras metodologias ágeis

Como já dissemos no artigo sobre o SCRUM, o Kanban faz parte das metodologias ágeis. Apesar dos idealizadores dele não estarem inicialmente entre os escritores do chamado manifesto ágil, o Kanban logo ganhou as graças do mercado e foi incorporado aos métodos ágeis.

Não sabe do que nós estamos falando? Tudo bem, após terminar este artigo, dá uma conferida aqui. No artigo sobre SCRUM, você vai entender tudo.

As outras metodologias ágeis são: 

  • Scrum;
  • Scaled Agile Framework (SAFe);
  • Feature Driven-Development (FDD);
  • Test Driven Development (TDD);
  • eXtreme Programming (XP);
  • Dynamic Systems Development Method (DSDM);
  • Microsoft Solutions Framework (MSF);
  • Adaptative Software Development (ASD).

Vale lembrar que ainda existem outras, mas essas são as que mais fazem sucesso nas empresas atualmente.

Aprofunde-se no assunto: 8 transformações fundamentais para os próximos meses

Como implementar uma nova metodologia em times antigos

 Muito bem, você compreendeu o Kanban e deseja colocá-lo em prática na sua empresa. Mas, todos os processos estão viciados e engessados, portanto, não tem um caminho para começar.

Aqui vão algumas dicas para quem deseja implementar o Kanban em times antigos:

  1. Mostre como aplicar o método Kanban e reforce a facilidade; 
  2. Proponha um desafio, que o método seja aplicado à risca em um período de no mínimo 1 mês;
  3. Não abra exceções, o método precisa ser aplicado por todos. 

A dica de ouro é: deixe que o time veja as qualidades na prática. Claro que você pode investir alguns minutos explicando como o Kanban é eficiente, mas cansar os ouvidos dos seus colaboradores com mil promessas vai fazer com que eles criem uma resistência antes de aplicar.

O Kanban é um método que traz benefícios rápidos, mas requer comprometimento. Portanto, estipular um prazo mínimo de aplicação também é fundamental e garante o sucesso da mudança de hábitos.

Leia em seguida: Delivery ou E-commerce? Qual é a melhor estratégia para o seu varejo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação