Seu time de vendedores está desmotivado? Hoje eu quero conversar sobre como aumentar a motivação da sua equipe. As dicas serão centradas sobretudo em vendedores, mas também é possível utilizar todas elas para diversas outras situações.
Afinal de contas, motivação cai bem em qualquer ambiente, não é mesmo?!
Antes de iniciarmos eu quero deixar algo bem claro. Minhas dicas não serão feitas de frases mágicas e palavras puramente de incentivo.
Pois eu sei que a motivação não surge aí. Eu quero compartilhar com você experiências que adquiri na minha carreira e que eu sei que funcionam na prática.
Muito bem, então, esse será um artigo que gera motivação, mas não será um artigo motivacional. Entende?! Então, vamos começar.
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Motivação nasce do movimento
Quer motivar o seu time de vendas? Então faça-os entrar em movimento. O que isso significa? Que você precisa providenciar estratégias de gamificação para a sua loja e que cada ação esteja diretamente ligada com uma evolução.
Movimento também pode ser traduzido como progresso.
Então, faça com que a sua loja tenha um plano de desenvolvimento bem definido. E garanta que o seu time de vendas possa enxergar a evolução dentro deste plano. Essa estratégia será ótima para a motivação.
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Comece antes da motivação chegar
No livro “O Mito da Motivação” o pesquisador e escritor Jeff Harden aponta como todos nós sofremos de um erro determinante na nossa abordagem com a motivação.
Acreditamos que primeiro é preciso estar motivado, para depois partir para ação.
E o livro mostra que é justamente o oposto: primeiro você começa a ação, você faz a coisa – qualquer coisa. E conforme vai progredindo sente a motivação surgindo.
Ou seja, mostre para o seu time que primeiro é preciso tomar atitudes, assumir responsabilidades, enfim, ir para cima dos problemas. E depois, conforme as coisas vão acontecendo, a motivação surge como um prêmio para cada vitória.
O que nos leva ao próximo item.
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Comemore pequenas vitórias
Pequenas vitórias são tarefas diárias responsáveis por manter a sua marca e evolução. Cada venda precisa ser comemorada, cada dia de caixa positivo, cada nova coleção, cada nova organização, cada pequeno passo rumo ao sucesso.
Vitórias são viciantes, mesmo. Sempre que experimentamos uma sensação de vitória o nosso cérebro é recompensando com um verdadeiro coquetel de boas sensações. E isso é absolutamente viciante.
Se você acostumar o seu time a comemorar as vitórias do dia a dia, estará criando um hábito saudável. Seus profissionais desejarão cada vez mais a próxima vitória, e a próxima, e a próxima.
Atingindo, por fim, aquele grande objetivo. Por falar nele.
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Que tal esquecer os grandes objetivos?
Pois é, é isso mesmo. Estamos falando de motivação na sua equipe, e a motivação corre um risco muito grande quando nós falamos sobre objetivos. Aliás, quanto maior for um objetivo, mais problemas a motivação vai encontrar.
Pense no assunto: imagine que o grande objetivo da sua loja é se tornar a maior vendedora de artigos esportivos do Shopping, mas vamos supor que atualmente você esteja na décima segunda posição nesta categoria.
Ou seja, o simples fato de encarar um objetivo tão grande pode esmagar a motivação de todos os profissionais. Se a distância entre “Onde nós estamos” para “onde nós queremos chegar” for muito grande, não há motivação que resista.
Veja qual é o segredo para atingir grandes objetivos, sem olhar para eles
Quer saber como alcançar objetivos incríveis, mesmo sem prestar atenção neles? Simples. Divida um objetivo em pequenas vitórias diárias. Quem deseja correr uma maratona – 42 Km – primeiro precisa correr 3k em um dia. Depois 5k, depois 10k.
Se uma pessoa sedentária, não acostumada com corridas, coloca o objetivo de correr 42Km e olha apenas para isso como uma vitória. Ela jamais vai atingir esse objetivo, a não ser que tenha muita garra e muita determinação.
Por outro lado, se essa mesma pessoa comemorar cada etapa do processo, curtir a evolução, ela vai chegar até os 42 Km diários da maratona. Ou seja, quebre um grande objetivo em tarefas menores, de preferência diárias, e faça cada uma delas valer a pena.
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Quer motivar a sua equipe? Dê feedbacks constantes
Tem uma diferença muito grande em ter um estilo de gerência livre, que deixa os profissionais mais soltos, e ter uma gerência relapsa, que não dá respostas.
Seus profissionais precisam de feedbacks. Ainda mais quando esse momento for usado para trazer novas ideias e mostrar novos caminhos.
Nada é pior para um time do que trabalhar completamente no escuro, sem saber se o serviço está sendo bem avaliado, ou não. Sendo assim, invista tempo semanal em feedbacks e garanta que cada reunião sirva para alavancar a equipe, não para criticar.
Essas foram as minhas dicas para você aumentar a motivação da sua equipe. Perceba que apesar de serem pensadas em um contexto de vendas, elas podem ser usadas por todos os profissionais de praticamente todas as áreas.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.