Tenha o marketing para varejo perfeito em 2020

Como gostamos de afirmar no final de cada artigo, bons assuntos sempre estarão presentes no nosso blog, esse é o caso do marketing para varejo e suas tendências de 2020. Nós temos conteúdos sobre o assunto e hoje queremos complementar ainda mais o tópico. (na verdade, falar de marketing para varejo para nós é sempre um prazer)

Vamos trazer as novidades sobre o marketing para varejo, suas tendências e o que tem funcionado no mercado – também falaremos das estratégias que surgiram nos últimos anos e talvez tenham dado menos certo do que era o esperado.

Muito bem, nossa promessa será sempre manter uma leitura leve e prática. O objetivo é passar para você informações que serão úteis ao longo do dia, mas sem linguagem empolada ou enrolações desnecessárias. Sendo assim, vamos começar logo.

Boa leitura!

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Os 6 pilares do varejo em 2020

Em estudo publicado pela Global Marketing Trends 2020, com o tema em pesquisa e monitoramento de mercado, ficou constatado que o varejo deverá se concentrar em 6 pilares para continuar crescendo em 2020. São eles:

  • Transparência no envio dos produtos, tanto no rastreamento, quanto na origem.
  • Social commerce – que são as vendas com o uso das redes sociais, como o WhatsApp e o Instagram
  • Aplicativos que prestarão serviços em diversas instâncias ao consumidor. Como o aplicativo de corrida da Nike, ou aplicativos de design da Suvinil. Dão ao cliente mais do que o produto fim.
  • A interatividade nas embalagens, sobretudo com o uso da Realidade Aumentada. Caixas que possuem personagens secretos que “pulam” do rótulo quando um celular é apontado para elas.
  • Autoatendimento, como uso de totens e outras soluções omnichannel
  • Marcas nascidas diretamente no meio digital (também chamadas de Digitally Native Vertical Brands), entram em contato direto com o consumidor sem intermediários.

Sete grandes práticas do varejo

Se o varejo terá que ter os 6 alicerces apresentados para se sustentar, é de se supor que ele também precise de práticas. Afinal, cada teoria precisa vir acompanhada de mãos na massa para fazer as coisas acontecerem.

As sete práticas do varejo serão:

  • O uso do Social Commerce e o investimento em comunicação não robótica. Fazendo com que o cliente entre em contato genuíno com as marcas;
  • Aplicação de realidade aumentada nas lojas, da mesma forma como ela já está sendo usada nas embalagens;
  • Personalização máxima dos produtos, como as gigantes do setor de calçados estão fazendo. A customização dos produtos será a chave entre ganhar ou perder clientes neste ano de 2020;
  • Pesquisa visual com o uso das fotos: aplicativos desenvolvidos para que o cliente encontre onde comprar um produto apenas tirando foto de outro. Será como apontar a câmera para um tênis na rua e encontrar a loja mais próxima para comprar um igual.
  • Omnichannel: experiências multicanais para que os clientes possam entrar em contato com a loja por onde quiserem, quando quiserem;
  • Entregas ultra velozes: de preferência no mesmo dia;
  • Posicionamento claro das marcas e confiança ética das pessoas: lojas deixaram de ser marcas frias em que o cliente vai apenas para adquirir um produto. O consumidor quer se identificar com as crenças e as posições de uma loja.

Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising

As tendências do varejo estarão intimamente ligadas com a conexão humana

O marketing para varejo perfeito será feito por meio da conexão humana. Perceba que os líderes das marcas e das lojas estão tomando consciência de que o fator humano se tornou peça fundamental na conquista dos consumidores.

Segundo os dados da pesquisa Global Marketing Trends 2020, a conexão humana é o mais importante elemento, mais importante até do que a qualidade do produto. E faz sentido, o que são as mudanças como Omnichannel e Realidade Aumentada? São formas de conexão.

Compreender a jornada de compra, entender quais são os desejos e os anseios dos clientes, descobrir as preferências dos clientes e se conectar com eles de maneira honesta e direta. Esses são os desafios do varejo para 2020 e todos os envolvidos deverão remar o barco nessa direção.

Posicionar o marketing em 2020 para encontrar o consumidor ultradinâmico

O consumidor moderno levou o nome de ultradinâmico, por ser capaz de analisar uma grande quantidade de dados e tomar decisões em um piscar de olhos. Subvertendo tudo o que o varejo conhecia como jornada de compra.

A conexão é um dos principais elementos desse novo consumidor, ele está comunicando o tempo todo, com todas as pessoas. Hoje não é mais possível reconhecer um digital influencer dentro da sua loja, já que o mercado está literalmente repleto deles.

Há mais, essa ultraconexão está aliada á uma atitude de oversharing, quando o consumidor compartilha literalmente tudo o que ele vive dentro da loja. Assim como tudo o que ele consome em termos de marketing pré e pós venda.

Conseguir conquistar esse novo consumidor é um desafio e tanto, mas as saídas estão todas aí e elas já apareceram nesse artigo.

Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020

Como prosperar utilizando marketing para varejo em 2020

Percebeu que nós fomos muito além do que apenas falar sobre marketing? Aí está a resposta para os desafios de 2020. As barreiras estão caindo, o que antes ficava fechado dentro de uma caixinha, hoje se mistura e transforma o mundo.

Um marketeiro profissional pode pensar que estratégias de Omnichannel, de Realidade Aumentada e até de desenvolvimento de aplicativos não são disciplinas da sua área. Enquanto outros entenderão que tudo o que comunica marca e cliente representa uma oportunidade de marketing.

Aprenda os 6 pilares, analise e coloque em prática as 7 ações e lembre-se de manter sempre uma conexão humana e honesta com o seu público. Pois, no fim, você não quer nem precisa mais conquistar clientes com estratégias de marketing, você deseja conquistar fãs.

Esse é o novo cenário do varejo em 2020 e temos certeza de que a sua loja tem tudo para continuar crescendo nele.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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