Que tal se conversarmos sobre os trends de marketing para 2020? Melhor ainda, se usarmos esse espaço para falarmos sobre as principais transformações do mercado nos próximos meses, sempre colocando o varejo como ponto de partida?
Então, vamos lá, sem mais demora. Vamos conversar sobre os trends para 2020 e como os varejistas poderão crescer ainda mais este ano.
Inteligência Artificial
Talvez isso possa ter escapado em 2019, mas 2020 será o ano em que as pessoas verão uma predominância da inteligência artificial. Essa verdade está e estará presente em diversas áreas e o marketing não foge da regra.
Por exemplo, a Microsoft e o Uber estão usando robôs do tipo Kightscope para patrulhar estacionamentos e grandes áreas abertas com a intenção de antecipar e prevenir crimes. Os robôs são capazes de ler as placas dos automóveis, reportar comportamentos suspeitos e coletar informações para criar relatórios para os donos.
Imagine que você poderá ter um carro equipado com um leitor que faz o scanner de todo o estacionamento e lhe informa comportamento suspeito. O que o marketing tem em relação à isso? É a próxima pergunta, simples. vamos lhe dizer.
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Lifecycle Marketing
Tecnologias com esse tipo de inteligência serão utilizadas para o que alguns estão chamando de Lifecycle Marketing. Embora muitos digam que o “funil de vendas está morto” já que os clientes estão demonstrando um comportamento de consumo não uniforme. A inteligência artificial será capaz de saber quando um cliente deseja receber uma informação e então agir no momento exato.
O Lifecycle Marketing também mantém a tendência de seguir os passos para uma boa estratégia de marketing. Criando consciência nos clientes, acompanhando de perto a evolução do lead e depois aumentando a oferta de opções para conquistar esse cliente.
Marketing de Conversão
É uma das melhores tendências de marketing da atualidade. Ele une uma veloz adaptação aos hábitos dos clientes, formas inteligentes de comunicação e processos automatizados de obtenção das informações.
O marketing de conversão usa ferramentas chave de inovação entre os principais trends de marketing. Unindo os algoritmos como técnicas de Growth Hacking para descobrir novas maneiras de abordar esse cliente.
Claro que o nome Marketing de Conversão é abrangente e pode ser usado para diversas situações. Algumas empresas aderiram em outros termos. Mas nós estamos falando de um marketing veloz, adaptável, moldável e certeiro.
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Busca de canais alternativos de comunicação
O marketing está entrando em uma nova fase, sobretudo quando falamos sobre conteúdo. E isso será um problema para quem ainda não estiver acompanhando as tendências. Vamos tentar explicar essa questão.
Muitas lojas hoje ainda enfrentam dificuldades na elaboração de estratégias de conteúdo, algumas estão verdadeiramente engatinhando na criação de postagens relevantes para blog, conteúdo de redes sociais, etc.
O que dizer dessas lojas quando novos canais entrarem em ação? Como o Podcast? Uma loja de móveis – por exemplo – o que ela fará quando o Podcast estiver em evidência e o Youtube não for o único agregador de informações com destaque?
Sim, muito se diz sobre o poder do vídeo e também muito está sendo dito sobre como o Instagram é incrível para as empresas. Mas novos canais estão surgindo e com eles novas maneiras de fazer marketing.
É tempo de buscar uma atualização.
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Nada será para sempre
Talvez esse não seja um Trend de marketing para 2020, afinal de contas, já há muito tempo que nada dura mais do que alguns meses. Mesmo assim, alguns varejistas insistem em manter estratégias por anos a fio.
Você já deve ter ouvido a expressão fosso? Não? Imagine um castelo, cercado por muros e entre os muros e o castelo há um fosso que aumenta essa proteção. Garantindo que tudo fique fora do alcance de possíveis ataques.
Esses fossos já não existem mais, antigamente algumas estratégias eram consideradas fossos, na linguagem do dia-a-dia dizia-se que “tal estratégia é garantida, vai criar um fosso ao nosso redor”. Querendo dizer, vai nos proteger.
Pois isso não é mais verdade. Embora algumas coisas continuem sendo certeiras: podemos citar o branding, o design, o marketing como um todo. Essas questões são disciplinas e não estratégias.
O branding em si não é nada, é como você faz o branding que poderá transformar o seu varejo para sempre. O mesmo vale para o design, para o marketing digital e para tantas outras questões.
Trends de marketing para 2020
Esses foram alguns assuntos sobre os trends de marketing para 2020. Como sempre, o assunto é vasto e nós sabemos que o seu tempo é curto, portando resolvemos dividir esse tema em diversas publicações.
Esse ano ainda falaremos muito sobre inteligência artificial, tendências, transformações, revoluções digitais. Nós queremos que o ano de 2020 seja transformador para o varejo e na nossa opinião nada como obter informações confiáveis na busca por essa transformação.
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Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.