Olá, hoje eu quero falar sobre uma pergunta que sempre me fazem, e de alguma forma, estamos sempre discutindo em grupos e redes sociais: até onde uma loja de varejo precisa investir em produção de conteúdo? Ou melhor, será que o meu varejo precisa de um blog?
Então, decidi conversarmos sobre isso hoje para avaliarmos se há realmente a necessidade de um blog para varejo, ou se é possível conquistar o seu público sem investir nessa ferramenta.
Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
Criar um blog não é migrar para o varejo digital
Muitas lojas físicas estão migrando para o mercado digital de e-commerce. O aumento dessa que é uma tendência, se deu durante o período de quarentena. Foi quando os lojistas descobriram a força do varejo digital.
A tecnologia tem alterado o comportamento do consumidor e o comércio tem aproveitado essa oportunidade. O faturamento das lojas on-line no Brasil tem aumentado significativamente. Isso se deu graças a maior procura por parte dos consumidores.
Com o mercado em mutação, os empreendedores têm enxergado muitas vantagens em migrar para o varejo digital.
Só em 2019, o aumento do comércio digital foi de 37,5%, como revelou um estudo da Paypal com o BigData Corp. O estudo revelou também que esse crescimento é reflexo da presença dessas empresas nas redes sociais.
Independente do tamanho das empresas: sejam elas micro, médias ou gigantes do varejo, a tendência é promover essa migração.
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O blog é uma ferramenta de marketing – uma ótima ferramenta
Atualmente, muitas empresas têm utilizado blogs como ferramenta de vendas. Disponibilizar a seus clientes informações relevantes e cativá-los por meio de conteúdos de interesse pode reverter ótimos resultados para sua empresa.
Empresas que já possuem um canal de conteúdo saem na frente da concorrência pois conseguem criar uma relação mais íntima com seus clientes. Com o tempo, essas empresas passam a ser referências para determinado assunto e seus consumidores passarão a consultar seus conteúdos rotineiramente.
O blog ajuda a entender melhor o que seus consumidores querem e o que pensam de sua marca, produto ou serviço oferecido. Desse modo, auxilia sua empresa a entender possíveis falhas, enxergar pontos a melhorar e a encontrar oportunidades de aprimoramento e evolução.
Além disso, por ser uma prática de divulgação, ele possibilita que seu site seja visualizado com mais frequência – o que, com o tempo, fará sua popularidade aumentar.
Os principais erros que destroem a sua relação com os clientes
Existe o tal Varejo Digital?
O varejo digital é uma atualização do modelo de comércio tradicional, em que o consumidor passa a ter acesso a um serviço muito mais flexível, ágil, personalizado, integrado e prático.
Essa disrupção é marcada principalmente pelo advento das novas tecnologias e pela migração dos espaços físicos para o ambiente online.
As “lojas do futuro” também contam com outros tipos de mudanças, que vão além da plataforma de negociação e da forma de entrega.
É toda uma nova mentalidade.
A estratégia customer centric passa a ganhar cada vez mais espaço, dando fim a planejamentos estáticos que não sabem interpretar as necessidades dos clientes.
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Vantagem inegável do Blog para o seu varejo
Competitividade – agregar tecnologia ao seu negócio significa manter-se no mercado, estar preparado para fazer frente à concorrência e atender às expectativas dos novos consumidores;
Aumento do faturamento – segundo o E-bit, para o ano de 2016, houve aumento de 31% de consumidores digitais ativos (considerando aqueles que realizaram pelo menos uma compra neste período). Este dado apoiado, pelo crescimento das vendas via dispositivos móveis, representa uma grande oportunidade para o varejo em todos os setores.
Passo a passo para criar o seu Blog
Agora que já falamos sobre o histórico dos blogs, é hora de comentar como você pode, de fato, criar um blog para sua empresa.
Difícil? Nem tanto. Hoje em dia essa tarefa pode ser mais rápida do que você imagina, dependendo da plataforma escolhida. Criar um blog envolve algumas exigências básicas:
Primeiro, você precisa contratar um serviço de hospedagem de sites;
A segunda etapa é assegurar um endereço atraente para a sua página junto a um serviço de registro de domínios;
Depois vem o web design. Essas palavras assustam muita gente, com medo da complexidade do trabalho.
É aí que entram os CMS, ou content management systems (sistemas de gerenciamento de conteúdo, na tradução). Essas são plataformas que simplificam — e muito — o trabalho de construir um site, até para quem olha para uma linha de código e só enxerga confusão.
Prontinho, agora você tem todas as informações de que precisa para criar um ótimo blog para o seu varejo.
Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato comigo.
Agradeço a leitura e até a próxima!