O que são métricas de marketing e como elas devem ser medidas (2)

O que são métricas e como elas ajudam seu varejo?

Sempre falo aqui sobre a importância de várias estratégias e em todas elas eu sempre aponto as métricas como as melhores aliadas para você atingir seus objetivos.

Mas, conversando no Instagram com diversos seguidores, me toquei de que talvez o conceito de métricas pode estar longe da realidade de muitos varejistas.

Por isso, hoje eu trago um conteúdo focado exclusivamente nas métricas. Quero explicar o que elas são e como elas podem auxiliar no seu varejo.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura! 

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A importância das métricas de marketing

Investir na mensuração das principais métricas de marketing digital possibilita a compreensão de diversos fatores, além de impactar positivamente os resultados de uma empresa.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios:

Estruturação e entendimento do comportamento do consumidor

As métricas permitem entender o real comportamento do consumidor, o que implica no tipo de linguagem, canal e conteúdo que traz mais resultados dentro do seu público.

Filtram o que realmente funciona ou não

Com as métricas de marketing digital, é possível saber o que realmente traz resultados ou o que pode sair do planejamento de uma empresa.

Todo o processo de comunicação e de venda é aperfeiçoado e os produtos ou serviços que não estão vendendo, por exemplo, podem ser reconsiderados a continuar ou não nos estoques.

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Otimização de investimentos

Sabendo os resultados das ações e estratégias de marketing digital, você pode investir sua verba nas coisas que realmente trazem resultado, evitando desperdícios de dinheiro.

Métricas de negócio

Para elaborar qualquer projeto de marketing, você precisa ter em mente o motivo pelo qual a empresa está investindo nisso.

Em alguns casos, o primeiro a ser informado é o de apenas fazer com que a empresa seja conhecida.

Mas esse nunca é o único intuito por trás de cada ação. A principal métrica de negócio é mesmo o volume de vendas.

De certa forma, as métricas de marketing específicas devem apoiar o resultado das principais métricas de negócio.

Você ainda não conhece quais são os principais indicadores para medir o sucesso de um negócio? Alguns exemplos de métricas para isso são:

  • Pedidos de orçamento;
  • Recorrência de compra;
  • Ticket médio;
  • Valor total de vendas;
  • Quantidade de vendas.
  • Renovações de contrato
  • Percentual de churn.

Independentemente de a venda ser online ou física, o ponto de partida está na métrica de negócio: qual é o meu objetivo de negócio? Ou seja, qual número vamos perseguir?

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Como exemplo, podemos imaginar um modelo de e-commerce que possui taxa de conversão de 1%.

  • Nesse caso, de 1000 acessos, 10 vão comprar algum produto (métrica de negócio);
  • Para gerar os 1000 acessos, foi necessário um post no blog compartilhado no Instagram que teve mais de 20 mil de alcance e 600 pessoas engajando (métricas sociais).

O sucesso de um negócio tem a ver com fatores que vão além da divulgação, como preço, retorno sobre o investimento, produto, entre outros.

Ao gerenciar a estratégia de marketing, não temos controle de todos eles.

Mas é importante conhecê-los para entender qual o impacto das ações de marketing nessas outras métricas.

Fontes de tráfego

As fontes de tráfego  —  de onde os visitantes vem quando acessam sua página  —  são essenciais para o bom desempenho do seu planejamento de marketing.

Dessa forma, é possível saber se são seus próprios esforços  —  como perfis nas redes sociais, SEO bem-feito, links de guest posts etc.  —  são responsáveis pelos acessos.

Se notar que os canais de atração não estão atraindo tanto tráfego para o seu site, poderá ver o que precisa de ajuste em cada um deles.

Por sua vez, é possível também se dedicar ainda mais aos canais que dão bons resultados, a fim de continuar a utilizá-los.

Ao usar o Google Analytics, por exemplo, as fontes de tráfego são mostradas até em detalhes: além de saber de que sites seus visitantes vieram, recebe até dados demográficos sobre eles (país, idioma, idade etc.).

Por que mensurar resultados é fundamental?

Ao acompanhar e avaliar suas principais métricas de marketing, a estratégia se beneficia de diferentes formas.

Quer ver só?

Você identifica o que está funcionando ou não em tempo real e com maior facilidade

Você é alertado para problemas e pode corrigi-los antes que virem uma bola de neve de difícil solução

O desempenho da sua equipe melhora.

Quando você compartilha as métricas com todos os colaboradores, eles tendem a qualificar suas ações, pois se sentem como uma peça fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos

Você aumenta a sua lucratividade, pois consegue ajustar o que precisa para garantir o melhor ROI possível.

Lembrando que ROI significa Retorno sobre o Investimento, um conceito totalmente relacionado às métricas de marketing.

O que são métricas de marketing e como elas devem ser medidas (2)

Como analisar as métricas de marketing?

O primeiro passo para analisar as métricas de marketing é definir objetivos sobre quais informações de performance você quer entender. 

Por exemplo, se é importante para a sua empresa saber quais páginas do seu site são mais visitadas, você vai filtrar os dados do Google Analytics referentes a essas informações de visitas.

Em seguida, pode compreender por quais caminhos o usuário acessou esse conteúdo.

Se foi através de uma menção por outra empresa, essa informação pode gerar insights para fechar parcerias de co-marketing. 

Nesse exemplo acima, é possível ver que o analista de marketing trabalha com uma quantidade grande de informações dispersas em várias plataformas, mesmo quando estuda os dados com objetivos claros.

Por isso, estabelecer metas ajuda criar métricas de marketing que entregam valor à análise do seu negócio.

Se a sua empresa utiliza metodologias de OKR para guiar o trabalho das equipes, determinar essas metas fica mais fácil.

Já se você ainda não adota esse método, saiba como aplicar os benefícios do OKR na prática.

Uma dica é contar com referências de KPIs (Indicador-chave de desempenho) para analisar os dados.

Ou seja: você sai do escuro e compreende quais informações de performance são as mais importantes para entender o seu negócio. 

Gostou da postagem de hoje? Continue acompanhando o Blog. 

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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