Hoje eu trago um artigo precioso. São 7 dicas arrasadoras para prospectar clientes. Sabe aqueles conselhos de quem aprende muito no dia a dia? Pois é, são essas dicas que eu trago pra você hoje.
Aliás, tem muito mais do que 7 dicas, vou trazer para você um compilado de conselhos que farão você bater todas as metas.
Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura.
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O que falar sobre prospecção de clientes?
Você tem um processo de prospecção de clientes bem estruturado? Conheça os 7 segredos para uma prospecção de sucesso
A grande maioria das empresas reconhece que a prospecção de clientes é fundamental para a manutenção da competitividade e sobrevivência no cenário econômico atual.
Onde prospectar clientes está cada vez mais difícil.
Nesta postagem, vamos mostrar o que é a prospecção de clientes e como essa técnica possibilita ampliação de mercado, geração de leads qualificados.
Fechamento de novos contratos e, consequentemente, geração de receitas futuras, tudo isso por meio de 7 dicas de prospecção de vendas que você precisa implementar em seu negócio.
Qual a importância do follow-up para a prospecção?
O follow-up é uma prática de extrema importância para todas as etapas do processo comercial, especialmente na prospecção.
Como nesta etapa o cliente em potencial ainda não conhece muito bem a sua empresa ou as suas soluções, é necessário fazer mais de um contato para gerar interesse e enganá-lo à sua proposta de valor.
A essa sequência de interações dá-se o nome de follow-up; e, quando sistematizadas em uma rotina, costuma-se chamá-la de cadência de vendas.
De acordo com um levantamento feito pela National Sales Executive Association, mais de 80% das vendas ocorrem depois que o time comercial realiza o 5º follow-up.
Esse dado ajuda a traduzir a importância da cadência de vendas e follow-up.
Essa estratégia faz com que o prospect lembre da empresa e fique mais interessado no que ela tem a oferecer.
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Prospectar é diferente de vender
Prospectar e vender são duas coisas diferentes e que devem ser feitas em momentos distintos.
A ideia da prospecção é começar a construir um relacionamento entre você e seu futuro cliente, tornar sua empresa conhecida e entender suas necessidades e seu perfil.
Em uma visita inicial, o futuro cliente não está esperando uma reunião de vendas e não está preparado para negociar.
Por isso, tentar vender durante contatos de prospecção pode arruinar todo o processo.
Não à toa, é comum dizer que saber como melhorar a prospecção de clientes de modo bem feito equivale à metade da venda.
Uma boa prática é separar um dia e horário somente para a prospecção, seja por contatos telefônicos ou fazendo visitas aos locais.
Assim, você se compromete com o momento de prospecção e não perde o foco.
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Resolva problemas em vez de vender coisas!
O consumismo já foi muito mais forte do que é agora, e a crise econômica tem grande responsabilidade nisso.
Fazendo com que as pessoas sejam muito mais criteriosas no momento de comprar, ou de pagar por um serviço.
Vendo por essa ótica, apenas vender coisas não tem sido suficiente para captar a atenção dos consumidores, então é hora de mudar a abordagem e começar a oferecer soluções em vez de meros objetos.
O contato com potenciais clientes necessita apresentar as facilidades que determinado produto e serviço trarão
Não misture as tarefas
Lembre-se: prospectar não é vender.
Então, se você for fazer uma visita em uma empresa com o objetivo de conhecê-la, não tente transformar esse encontro em uma reunião de vendas.
O cliente não está esperando por isso e provavelmente não estará preparado para negociar naquele momento.
O objetivo da prospecção é construir uma primeira parte do relacionamento comercial entre você e seu futuro cliente. Tentar abrir vendas logo no primeiro contato pode abortar uma relação promissora. A chance de render alguma indicação é pequena.
Dicas definitivas
Isso porque o cliente sempre vai buscar por empresas que, além de preço e produto, ofereçam relacionamento humano, agilidade e presteza na solução de seus problemas.
Os tópicos mais importantes para você ficar de olho são:
- Responda de forma ágil
- Tenha interesse pelo seu cliente
- Transmita confiança e faça por merecer
- Seja honesto e transparente
- Atenda de forma humana e gentil
- Invista em soluções tecnológicas
- Trabalhe com ferramentas de gestão no atendimento
- Seja omnichannel e integre os canais de comunicação
- Monitore suas redes sociais e interaja com os clientes
- Automatize os processos de atendimento
- Realize atendimentos com chatbots
- Se coloque no lugar do cliente
- Mantenha e transmita a calma
- Acompanhe seu cliente em todas as etapas
- Personalize seu atendimento
- Forneça algo a mais e se destaque
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