7 dicas para cativar seus clientes no varejo

Como está o seu relacionamento com o público? O marketing está funcionando como o esperado? Neste artigo nós vamos conversar sobre quais são as melhores maneiras para cativar clientes

O mercado, esse emaranhado confuso de sentimentos, empresas e clientes desejosos. No meio de tudo isso estão você, sua marca e a sua empresa. Para garantir que ela continue sempre crescendo, é preciso cuidar do marketing e do setor de vendas.

Uma das melhores métricas para saber se esses dois setores estão funcionando bem é analisar o crescimento – ou a diminuição – do número de clientes. Para impulsionar as suas vendas e jogar os números no verde, é preciso sempre rever as técnicas para conquistar novos clientes.

Mas como agir? Quais são os melhores caminhos para conquistar clientes? Vamos apresentar neste artigo dicas simples e práticas para você colocar em prática hoje mesmo. Então, mãos à obra?

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Converse com o seu consumidor atual

Para cativar clientes, primeiro é preciso separar o que está funcionando da empresa do que pode ser descartado. Qual maneira melhor do que entrar em contato com quem já conhece e gosta da marca?

Estabeleça um canal de comunicação com os seus clientes atuais e procure colher informações sobre o seu produto, sobre os serviços e sobre o atendimento em geral. Existem inúmeras estratégias de marketing para criar essa aproximação e as redes sociais são uma ótima ferramenta para isso.

Apenas tenha cuidado para não abordar o seu cliente com questionários cansativos ou uma aproximação ostensiva e intimidadora. O segredo está em colher as informações de maneira amigável.

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Reforce as estratégias de branding

A marca deve ser reconhecida como algo único. Mesmo que a empresa seja responsável por vender pãeszinhos, ela não pode ser confundida com “mais uma padaria”. E o branding é responsável por desenvolver essa personalidade.

O cliente está exigente e agora as marcas não podem mais passar como simples fornecedoras de um produto. Elas precisam professar uma cultura de trabalho e uma visão de sociedade. O público nota e acredita nessa visão.

Portanto, é importantíssimo que as suas estratégias de branding estejam sempre alinhadas e bem cuidadas. Um ótimo jeito para cativar clientes é fazer com que eles criem identificação com a marca e sintam confiança na empresa.

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Treine os colaboradores para os momentos de crise

É muito fácil dizer a um colaborador o que ele deve fazer quando os clientes estiverem sorrindo e as coisas estiverem maravilhosas, mas não é nada fácil garantir que eles estejam preparados para os momentos de dificuldade.

Clientes especialmente difíceis e situações complexas são ótimas oportunidades de aprendizado. Encontre maneiras de blindar e treinar os seus colaboradores, para que eles possam manter a frieza e o profissionalismo durante os piores momentos do cotidiano.

Muitos clientes são cativados por uma empresa firme, dinâmica e que saiba lidar bem com os momentos de crise. É quando uma empresa está sob pressão que os clientes avaliam quais são os reais valores daquela marca, é importante estar preparado.

Aprenda com os erros

Qual empresa não adora citar e relembrar os cases de sucesso? Eles são vistos, revistos e analisados a exaustão. Por outro lado, os casos onde as coisas deram errado são esquecidos e empurrados para baixo do tapete. Um hábito que precisa ser modificado.

Toda marca precisa ter a humildade de sentar e analisar passo-a-passo todas as etapas de uma experiência ruim. Só assim ela será capaz de identificar o ponto de virada entre o serviço bem feito e o erro cometido.

Crie o costume de conversar com os colaboradores sobre os erros, sem julgamentos, porém com o pulso firme. Assim vocês estarão mais preparados para situações similares. Uma segunda etapa dessa dica é: seja humilde e assuma os erros. A arrogância é péssima para cativar clientes.

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Invista em confiança

Tanto no marketing, quando nas vendas, somos tentados a escolher o serviço mais barato e deixar de lado as empresas com maior prestígio, mas que fornecem produtos com o valor um pouco mais caro.

Esse erro pode custar muito se o serviço ou produto barato falhar e você for pego de calças curtas pelo cliente. Portanto, ao escolher seus fornecedores e os responsáveis pela sua estratégia de marketing, dê preferência a empresas confiáveis.

Essa dica parece um tanto óbvia, de todo modo é sempre bom manter ela em vista. A confiança e a credibilidade são valores que devem se sobrepor aos custos de um serviço. Para o cliente, nada é melhor do que ter sempre um serviço bem feito, uma entrega que chega no tempo esperado ou um produto que funciona perfeitamente.

Acompanhe os números de perto

Em meio as obrigações do cotidiano e inúmeras reuniões, é possível que os gerentes percam de vista o cotidiano de uma loja ou das estratégias de marketing. Procure evitar esse erro sempre mantendo os números perto e consultado os responsáveis regularmente.

Mostre interesse, faça perguntas, compare resultados. Tudo é metrificado e analisado por um motivo, esteja inteirado dessas métricas. Ao contratar um serviço de marketing, procure garantir que as metas estejam em ordem. O mesmo vale para o setor de vendas.

Afinal de contas, todas as estratégias de marketing e vendas terão um objetivo final: cativar clientes. Se você garantir que elas estão nos trilhos, o resultado vai aparecer.

Seja o seu consumidor mais exigente

A experiência de vendas do consumidor é algo que difere de marca para marca e de empresa para empresa. Contudo, o melhor modo de garantir que ela esteja fluindo bem é se colocar no lugar de quem de fato frequenta a loja ou consome o produto.

Analise as propagandas, as postagens e todo o marketing do ponto de vista do cliente mais exigente. Avalie as interações com os colaboradores, veja se o preço está compatível com o mercado.

Usar os sapatos do seu cliente mais exigente garantirá que você sempre encontre o que pode ser melhorado, e não engane, algo sempre poderá ser melhorado e aperfeiçoado.

Essas dicas simples de como cativar clientes são imprescindíveis para todas as marcas ou empresas. Elas podem ser usadas tanto no marketing quanto nas vendas.

Se você ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre marketing para varejo, entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos a conversar e trocar experiências.

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