O varejo terá que se adaptar depois desse longo e excruciante período de quarentena. Será preciso continuar os inúmeros investimentos em soluções digitais, sem dúvida, mas também será preciso encontrar novas formas de oferecer experiências de venda.
Pois, algo é inegável por todos que estão no mercado: o consumidor nunca mais será o mesmo.
Meu artigo de hoje foi inspirado por uma série de publicações dos grandes jornais do país, todos eles apontando as novas tendências dos consumidores brasileiros para o pós a pandemia.
Estamos iniciando julho e desejo para você um mês de ótimos resultados e excelentes leituras.
O Varejo pós-pandemia: o que dizem os especialistas
Denis Santini é empresário, professor universitário e também um dos grandes especialistas de marketing. Sua atuação é voltada principalmente para varejo e franquias. E ele, sem medo de afirmar, é categórico: “As empresas vão sair mais tecnológicas e as pessoas mais humanas. Tudo isso vai fazer com que tenhamos um novo normal. Quem vai se dar bem? Quem se adaptar primeiro”.
Ou seja, há uma mudança clara no comportamento de todos os envolvidos no mercado. E como garantir que a sua loja esteja preparada para esse novo consumidor? Bem, buscando informações seguras.
O professor afirma que a reabertura gradual das lojas será encarada em um primeiro momento com bastante receito. Para ele, o consumidor ainda precisa de uma adaptação de dificilmente irá de imediato às compras.
Contudo, o empresário vai descobrir rapidamente que está diante de um novo público. E segundo Denis Santini, o consumidor deseja encontrar um varejo diferente. Tanto nas formas de comprar, quanto no atendimento.
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Qual é o maior desafio do varejo pós-pandemia
Falar no maior desafio do varejo pós-pandemia é encarar diversos problemas que já estavam assolando as lojas nos últimos anos, mas que ganharam força especial em 2020.
Segundo Denis, uma das melhores soluções é encarar o desafio pelo caminho inverso. No lugar de pesquisar quais serão os maiores desafios, o lojista de sucesso precisa avaliar o que a loja dele pode oferecer de diferente.
Sendo assim, existe um desafio de opostos: as lojas devem pesquisar soluções e oferecer algo a mais para o consumidor entrar.
É preciso encarar que esse novo cliente está retraído, receoso, com medo de gastar ou até mesmo inseguro sobre a segurança da loja. E o lojista não pode simplesmente reabrir as portas esperando que tudo volte ao normal com o tempo.
Nota: o consumidor retraído tem medo de se contaminar, de gastar muito, de investir e de se enredar em dívidas. Nesse cenário a palavra é uma só: adaptação.
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Como começar a mudança
Ok, mas dizer que tudo vai mudar pode gerar ansiedade também nos empreendedores. Sendo assim, vou ajudar você com uma lista prática de tarefas que você deve colocar em ação agora mesmo, ou o quanto antes possível.
Serão mudanças pequenas, porém importantes para que a sua loja comece essa nova fase com condições de competir no mercado e atrair novos clientes.
Adeque o espaço físico
Essa é uma das teclas mais importantes nessa nova realidade. Adequar o espaço físico das suas lojas consiste em colocar em prática as recomendações dos diversos órgãos de saúde: tanto nacionais, quanto internacionais.
Há leis específicas para cada cidade do país, então seria complexo lidar com todas elas agora. Mas, leve em consideração uma lei universal: o seu cliente quer segurança.
Então encontre soluções e alternativas que transmitam exatamente isso, conforto, segurança e tranquilidade. Tanto para os consumidores, quanto para a sua equipe.
Caso você precise de auxilio ou dicas para a adequação da sua loja, por favor, entre em contato comigo. Eu estou disponível para conversarmos sobre esse assunto.
Invista realmente na sua presença online
Bem, nesse momento você deve estar pensando “Minha loja tem uma página em todas as redes sociais e até mesmo um site, acho que já está bom”. E eu preciso avisar para você, há muito mais que precisa ser feito.
Investir, realmente, na presença online consiste também em criar uma ponte entre a sua participação nas redes e a loja física.
E veja bem, estou falando de criar promoções que apenas os seguidores podem aproveitar. Ou então distribuir cupons online com oportunidades incríveis para a compra na loja física.
A tarefa é: garanta que o seu varejo busque uma integração entre o que acontece nas redes sociais e o que acontece nas lojas físicas.
Palavras finais sobre o varejo pós-pandemia
Bem, após toda a leitura deste artigo você já percebeu que muitas coisas estão mudaram. Meu intuito aqui era abrir a sua mente para explorar novas oportunidades e encontrar outros caminhos.
Nenhuma loja vai voltar da quarentena a mesma, atuando exatamente do mesmo modo. Pois nenhum cliente voltará o mesmo.
Além da mudança no espaço físico. Como por exemplo: maior distância entre mesas, equipamentos e produtos, fórmulas de evitar aglomeração, atendimento diferenciado. O setor também terá que criar soluções completamente inusitadas. A moda, por exemplo, como fazer para o público ter segurança para experimentar as roupas?
Percebeu, Santini ainda diz que “Já estão sendo criados espelhos virtuais. Na loja física, o espelho te escaneia. Ele te veste virtualmente.”
O consumidor vai sair da quarentena ainda mais atencioso, detalhista e exigente. E para completar o quadro, é certo que esse cliente também terá menos dinheiro no bolso. E você varejista precisa encontrar caminhos nesse novo cenário.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.