Desenvolver diferenciais competitivos traz inovação e criatividade para a sua marca. Esse processo é essencial para todas a empresas que querem destaque no mercado e ainda mais importante durante uma crise. E ao falarmos de criatividade o Design Thinking é insuperável.
Como encontrar soluções criativas e funcionai para problemas reais? Quebrando o pensamento linear e aplicando estratégias de desenvolvimento de ideias.
Hoje eu vou explicar como tudo isso funciona, já adianto: será um post apaixonado. Pois eu sou designer e essa é a única maneira que eu consigo falar sobre criatividade, com emoção.
Boa leitura!
Veja também: 4 estratégias que as marcas de sucesso fazem para sobreviver ao apocalipse do varejo
Qual é o papel do Design Thinking hoje
O termo Design Thinking foi por Tim Brown, ele usou essa junção de palavras para designar a forma de ser e de pensar como um designer no processo de resolução de problemas. Por exemplo, você já deve ter percebido que algumas pessoas pensam como engenheiras, já outras cozinham com a cabeça de um chefe, pois bem, também é possível resolver problemas com a mentalidade designer.
Para Tim Brow os profissionais precisam desenvolver produtos ou abordar os problemas como se fossem designers buscando soluções para um job. Deste modo serão capazes de inovar, buscar alternativas, encontrar novos usos para velhas ferramentas, sair de ciladas operacionais e até interromper vícios de processos.
Ou seja, se tornam inovadores naquilo que fazem.
Como aplicar o Design Thinking
Há uma fórmula para ressignificar a sua mentalidade e fazer todas as coisas completamente diferente? Bem, se houvesse nós não teríamos psicólogos e analistas trabalhando diariamente, não é verdade?
Mas há abordagens que podem ser tomadas, vejamos algumas:
Primeiro, temos que lembrar que o conceito de Design Thinking fala sobre uma ferramenta de inovação. Ligada à gestão de qualquer empreendimento. Portanto, quando aplicado este conceito busca técnicas de design na elaboração dos problemas cotidianos.
A aplicação de técnicas do Design Thinking pode ser feita em grupo. Vou apresentar uma solução desenvolvida em Standford que obedece 5 etapas de aprofundamento:
- Desenvolvimento da empatia na busca da compreensão de um problema. Neste ponto os participantes absorvem as dores, ou seja, os desafios cotidianos. Esse processo visa mais do que identificar quais são as necessidades, mas sentir os gostos, os desejos, as inquietudes que perpassam pelos atingidos pelo problema ou defeito.
- Definição do problema que será solucionado primeiro. Criando uma hierarquia de soluções e observações sobre cada processo.
- Hora do brainstorm, é o momento de expor as ideias que desejam solucionar a questão. Essa parte precisa ser completamente livre de censuras, todas as ideias devem ser apresentadas. É hora de quantidade, mais do que de qualidade ou pensamento linear.
- Agora é a hora de fazer a triagem das ideias. Esse processo precisa ter um intervalo, pelo menos 15 minutos, para que as ideias possam descansar um pouco antes de serem analisadas friamente. Agora é o momento de buscar qualidade.
- Criar protótipos: desenhos, maquetes, esculturas, montagens. Por fim, será a hora de testar a ideia e avaliar a eficácia dos resultados.
Saiba mais: Empresário: o que fazer para o impacto nas finanças ser menor
Pensamento cíclico acima de tudo
No terceiro passo nós tivemos o brainstorm sem censuras, um dos pilares do design thinking. Agora irei apresentar o segundo: o pensamento cíclico, o que é ele?
Nenhum problema estará resolvido indefinidamente, assim como nenhuma solução ou estratégia irá funcionar eternamente. Ou seja, todas as respostas são incompletas e têm prazo de validade.
O pensamento cíclico fala justamente sobre isso e está no coração do design thinking. No fim de um processo há o começo do novo. Após elaborar uma solução é hora de voltar para o estágio de empatia e buscar novas soluções, soluções melhores.
Esse pensamento cria uma vacina contra o problema mais danoso nos tempos modernos:
- comodidade
Se você tem pensamento cíclico você está em constante transformação e passa bem longe do comodismo. Saberá que nem todo problema é eterno e, portanto, terá uma abordagem muito mais saudável diante dos desafios.
Se um plano fracassou, comece um novo plano. Se um plano funcionou, comece uma estratégia melhor ainda. Ideias sem censura e pensamento cíclico, essas são as duas chaves do design thinking para os tempos de crise.
Busque estratégias: Estratégias para pequenos empresários durante a quarentena
Os principais benefícios do Design Thinking
O Design Thinking é uma técnica barata, rápida e eficaz na obtenção de resultados para gerar valor, ainda mais valor agregado com a inovação.
Aplicando estratégias de design thinking as novas ideias irão fluir pela empresa, estimulando a criatividade dos seus colaboradores e aumentando até o engajamento e a motivação das equipes.
Você terá:
- Talentos motivados na busca por soluções inovadoras;
- Melhores perspectivas sobre os problemas presentes;
- Análises conscientes sobre os passos para se chegar até uma solução;
- Abordagem expansiva e não linear, ou seja, há mais de um caminho para se chegar lá.
Eu sou apaixonada pelas estratégias de Design Thinking, tanto que uso muitas delas inclusive na minha vida pessoal. Sempre que um desafio novo aparece, cheio de particularidades que antes causariam espanto, eu ativo o botão do pensamento cíclico, elaboro respostas sem censura e depois escolho as que melhor se adaptam às circunstâncias.
Experiente o Design Thinking no seu negócio e na sua vida pessoal. Pode ser que no começo você sinta certa insegurança, ou falta de habilidade na obtenção de ideias, mas tudo isso é normal. Com o tempo a prática será tão natural quanto dirigir, ou digitar no smartphone.
A inovação começa de dentro para fora da empresa.
Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.
Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.