Cultura organizacional de uma empresa, como ela funciona?
Cultura é relacionada com os hábitos, valores e crenças compartilhados por um número de pessoas. Então a cultura organizacional segue o mesmo princípio, mas neste caso os elementos são: gestores, colaboradores, fornecedores e clientes da empresa.
Reforçar diariamente a cultura organizacional é uma maneira de garantir como os membros do grupo irão se comportar em determinadas situações. Se a empresa alimenta atividades criativas, todos se comunicam, agem e produzem com criatividade.
Elaborei este passo a passo para que você compreenda:
- Como uma cultura é formada
- Como construir hábitos (os tijolos da cultura organizacional)
- Quais são as boas práticas de uma cultura organizacional saudável.
Muito bem, vamos começar!
Como começa uma cultura organizacional de transformação
Essa cultura começa sendo moldada conforme a história e os hábitos de quem iniciou a empresa. Quando os fundadores escolheram a Missão, a Visão e os Valores estavam criando as primeiras trilhas da cultura organizacional.
Mas aí que surge o primeiro grande desafio.
Uma cultura empresarial é a soma dos hábitos e dos valores de diversas pessoas que vão se misturando e se transformando ao longo dos anos. Solidificando uma “maneira de fazer as coisas”.
Você já deve ter percebido na sua empresa (e em muitas outras) que certos processos são feitos de uma maneira sem que haja explicações lógicas para eles, “são por que são.”
Fornecedores que atrasam entregas, falta de criatividade nas reuniões, documentos que se perdem, falta de diálogo entre as equipes, são sinais claros de culturas organizacionais falhas. São hábitos negativos que crescem no meio e criam raízes em todos os processos.
Como surge um hábito
Se a cultura organizacional é construída por uma série de hábitos, então vamos analisar como é constituído esse elemento, o tijolo da cultura: como se faz um hábito?
Aqui não quero reduzir os complexos estudos de culturas sociais, mas apenas trazer para uma realidade fácil de explicar.
Vamos lá: o hábito é a repetição de uma ação que tem três partes distintas: o gatilho, a rotina e a recompensa:
- Gatilho: é a dica mental que o seu cérebro precisa para dar início à rotina do hábito. Sentar atrás do volante é o gatilho para colocar o cinto, abrir uma rede social pode ser o gatilho para inúmeros hábitos de procrastinação;
- A rotina: é o fazer em si, colocar o cinto, ler um bom livro, tomar um cafézinho, assistir vídeos no YouTube. Quando um hábito está profundamente enraizado essa parte pode acontecer sem total consciência da pessoa;
- A recompensa: todo hábito ativa o sistema de recompensa do cérebro, todo. Essa recompensa faz com que o cérebro goste do hábito e fique em busca de novos gatilhos, gerando o que é chamado em inglês de craving, a antecipação.
Vamos imaginar o cenário para um hábito de criatividade. A empresa faz reuniões regulares com a equipe para levantar ideias, todas as ideias são recebidas, ouvidas, discutidas e respeitadas, as melhores ideias sempre são testadas.
Aí está criado um hábito. O gatilho surgirá quando todos falarem “vamos ter uma reunião de ideias”, a rotina será a própria reunião com os colaboradores sugerindo mudanças e a recompensa virá quando uma idéia for escolhida, mostrando ao profissional que ele tem valor. Quanto mais ideias forem escolhidas, mais os colaboradores irão desejar a próxima reunião.
Como encontrar a cultura organizacional vencedora
A cultura organizacional é a essência da empresa e pode ser vista na maneira como os negócios são conduzidos.
Isto quer dizer que os hábitos e os valores dos envolvidos na empresa impactam a produtividade dos colaboradores. Pesquisas mostram que a satisfação no ambiente de trabalho torna os 12% mais produtivos. Já a insatisfação tem um impacto de 10% na produtividade.
Então, para alcançar as metas estabelecidas é preciso começar por mudanças simples, mas que fazem toda a diferença, comece pelos hábitos. Transformando um hábito de cada vez você reconfigura completamente a cultura organizacional da sua empresa.
Quais são os tipos de cultura organizacional
São basicamente 7 tipos, com base em objetivos:
- Orientada para resultados;
- Orientada crescimento individual dos colaboradores;
- Orientada para desenvolver equipes;
- Orientada para desenvolver atenção aos detalhes;
- Orientada para desenvolver inovação;
- Orientada para desenvolver assertividade;
- Orientada para desenvolver credibilidade.
Além disso, a cultura organizacional pode ser de vários tipos!
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Dicas práticas de como criar uma cultura organizacional transformadora
Empreender é transformar, afinal, se uma marca existe ela deseja sempre mudar o mundo de alguma forma, sanar uma dor, resolver um problema.
Há várias pequenas estratégias que quando somadas trazem impactos incríveis para uma empresa
Valorize os colaboradores
Seu time precisa sentir que está em ambiente onde o trabalho é valorizado. Garanta que as opiniões sejam levadas em consideração e mostre sempre ao time como a participação faz a diferença.
Também é importante garantir que os colaboradores mais esforçados sejam recompensados, assim dará incentivo para que todos busquem os melhores resultados. Dê prêmios para a excelência. Pode ser com uma promoção ou bonificação.
O colaborador que tem o trabalho reconhecido trabalha com muito mais empenho. Ele incorpora os objetivos da empresa e defende os valores dela, se tornando um profissional cada vez melhor.
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Modifique o processo de recrutamento
O recrutador precisa ter de forma clara em mente quais são os requisitos técnicos e psicológicos desejados. Muitas empresas sondam o mercado em busca de “um bom profissional” sem ao menos terem decidido como seria este profissional ideal.
Depois, é preciso passar ao entrevistado o que se espera dele. Assim o colaborador absorve logo na entrevista parte da cultura organizacional da empresa. Já sabe o que esperar da vaga.
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Contrate talentos
A cultura organizacional se reflete nos colaboradores. Se a meta da empresa é ser a melhor então ela precisa atrair e reter os melhores.
Invista tempo e energia na seleção dos candidatos. Avalie com calma quem tem algo para transformar a empresa. O novo profissional deve ser alguém que traz algo extra, mais do que apenas substituir um antigo.
Invista em flexibilidade
Quanto mais flexível for o ambiente de trabalho, maior serão as chances de que os colaboradores incorporem uma cultura de transformação positiva.
Se um processo falha em resolver problemas internos abandone-o; se uma ideia inovadora traz novas perspectivas incorpore-a.
A inovação começa de dentro para fora da empresa.
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Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.