É bem provável que você esteja cometendo erros nas suas estratégias de posicionamento de marca. Digo isso, pois eu também já cometi alguns deles. Por isso, trago uma lista com os 5 erros que você tem que abolir do seu dia a dia.
Veja, não estou falando de errinhos perdoáveis. Do tipo que você pode deixar para depois.
Nada disso, estou falando de erros cruciais de posicionamento de marca que influenciam até a forma como as pessoas encaram o design do seu varejo (ou da sua loja virtual).
Então, vamos lá. Vejamos quais são os 5 erros de posicionamento de marca que você tem que abolir agora mesmo.
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Ter uma identidade visual descuidada
Toda marca tem uma ideia e um significado por trás do nome que leva. É imprescindível investir em uma logomarca e uma identidade visual profissional. As cores, o símbolo, o formato, a fonte, tudo que remete a imagem da sua empresa é muito valioso.
Contrate um profissional que crie uma marca personalizada para sua empresa e comece a se diferenciar dos seus concorrentes. Futuramente sua marca pode ser aplicada em materiais de apoio e brindes.
Não segmentar (ou segmentar de qualquer jeito)
Um erro muito comum que não se deve cometer é não organizar a base de leads, achar que um tipo de conteúdo vai interessar todos os leitores/consumidores e não conhecer a figura do funil de vendas e as etapas do consumidor até o momento da conversão.
Isso porque nas diversas fases do lead, o consumidor que ainda não comprou mas que está mantendo um relacionamento com a marca deve ter acesso a informações e conteúdos diferentes.
Um marketing digital bem planejado precisa mapear este caminho do consumidor até o momento da compra e continuar alimentando o relacionamento de maneira adequada através de conteúdos bem direcionados.
É bom lembrar que ainda tem a segmentação por perfil de público-alvo: região, executivo, mulheres, faixa etária etc.
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Apostar que qualquer inovação tecnológica irá fundar um novo mercado
Inovar é fundamental nos negócios para manter seus clientes cada vez mais satisfeitos com seus serviços e produtos. E isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de novas funcionalidades que eles desejam ou criando novos produtos que resolvem suas necessidades.
Mas desenvolver simplesmente uma inovação e acreditar que este fato é suficiente para criar um mercado é mais um dos erros de marketing que algumas empresas cometem.
Um dos mais famosos exemplos desse tipo de erro foi o veículo de transporte individual Segway. Apesar de ser realmente algo impressionante de se ver, nunca encontrou um mercado sólido e consistente que o adquiriu de forma sustentável.
A lição é clara: por mais inovadora que seja uma tecnologia, se ela não gerar valor percebido para o cliente, não conseguirá criar demanda.
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Ignorar o feedback da audiência
Outra coisa que você precisa saber é que marcas que não conversam com o seu público é muito mal vista.
Isso porque o atual potencial consumidor procura muito mais do que o simples consumo, ele necessita da ajuda da marca para tirar dúvidas, ele precisa de uma comunicação aberta, de interação, de empatia e se sentir conectado.
Por isso, uma das ações que pode destruir o posicionamento da sua marca é ignorar a sua audiência. Preste atenção, se você não tem tempo para gerenciar essa área, recrute e treine uma equipe para lhe ajudar.
O contato, a interação e a comunicação com a sua audiência é, na maioria das vezes, o que faz o simples usuário virar seu consumidor assíduo.
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Transformar o conteúdo em publicidade pura
Elaborar conteúdos, ainda que de qualidade, falando especificamente da empresa, de como seus produtos são bons, do que ela faz, é um caminho errado no marketing digital.
O objetivo do conteúdo é informar e educar e, através disso, manter um relacionamento entre público/marca.
É preciso escrever sobre temas de interesse do seu público que estejam relacionados com as atividades deles e demonstrar autoridade e conhecimento sobre o tema.
Prontinho, agora você já sabe quais são os 5 erros de posicionamento que devem ser abolidos das suas estratégias.
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