Como vocês sabem eu vivo e respiro o varejo. Estou o tempo todo pesquisando e trazendo coisas novas para garantir que os varejistas tenham cada vez mais sucesso. Por isso, hoje desenvolvi uma lista chamada 5 dicas de sucesso para varejistas.
São conselhos práticos para o dia a dia que garantem um bom desempenho da loja.
Lembrando que todas as dicas colocadas nessa lista foram testadas e observadas. Elas vêm direto da minha experiência profissional com varejos e também de conversas com os de maior sucesso.
Ou seja, pode confiar em cada uma das dicas, pois elas são realmente das melhores.
Então, vamos lá. Vamos falar sobre as 5 dicas de sucesso para varejistas. Fique confortável e aproveite a leitura!
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
Invista na capacitação da sua equipe
Existem diversos perfis de clientes e cada um deve ser tratado de uma maneira diferente. Por isso mesmo é que a sua equipe de vendas precisa de capacitações constantes.
Assim, você traz novas habilidades interpessoais e de negociação, visando sempre promover um atendimento de excelência.
Portanto, somente o treinamento constante ajuda a lapidar a equipe e motivar a todos no alcance das metas. A sua equipe está treinando ou só jogando?
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Concentre na trinca de tarefas
Entretenimento e eventos
Promova ações de relacionamento e de entretenimento, e chame o cliente para dentro da loja. Um exemplo é fazer eventos temáticos.
Economize
O uso de materiais sustentáveis e de custo relativamente baixo é muito bem-vindo neste momento. É essencial deixar de lado o supérfluo, o exagero de iluminação e metais e o acrílico dos displays. Adote materiais recicláveis e menos exuberantes.
Humor
Uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção, ainda mais quando o mundo vive um momento de grande instabilidade. Nada mais atual do que levantar o astral do consumidor.
Os principais erros que destroem a sua relação com os clientes
Invista em digitalização
Considere a nossa vida louca do século XXI, antes da pandemia, correndo pra lá e pra cá: visitar clientes, almoçar com fornecedores, deixar as crianças na escola, voltar para o escritório com duas reuniões à tarde.
Você consegue imaginar o que seria do comércio e do mundo sem a internet? Não, né? Nem eu.
Enxergue as possibilidades com o e-commerce, logística e redes sociais.
Com o aumento das vendas online, desde março, o comércio virtual cresceu exponencialmente e, com isso, a área de logística foi incorporada, quase que de forma obrigatória, nas empresas.
Lembra daquele ditado: quem não é visto, não é lembrado? Pois é.
O varejista que optar por não fazer parte do mundo digital corre o risco de não ser lembrado e, consequentemente, fazer menos vendas do que o concorrente que tem seu site de vendas e perfis ativos nas redes sociais.
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Planeje-se para o longo prazo
É hora de sair do modo rentabilidade e entrar no modo sobrevivência, no qual a prioridade é assegurar o fluxo de caixa e cuidar das pessoas, condições essenciais à saúde do negócio.
Avalie contratos que podem ser renegociados com fornecedores e recorra a recursos externos se necessário.
Lembre-se que somos uma cadeia, por isso priorize a manutenção da engrenagem, olhando também para os parceiros e colaboradores de forma empática e com cuidado.
Tudo é sobre o seu consumidor
Conhecer o seu público é fundamental em qualquer estratégia. Sabendo quem é o seu consumidor, você consegue criar ações de marketing mais eficientes, tomar melhores decisões sobre o estoque e treinar os funcionários corretamente.
De forma geral, o planejamento de toda a loja é mais direcionado e eficaz quando os gestores identificam o perfil do consumidor.
Por isso, descobrir as respostas de algumas perguntas básicas é fundamental para criar ações de sucesso. Confira alguns exemplos:
- O que o seu cliente procura ao entrar na loja?
- O seu público costuma fazer compras online? Com que frequência?
- Ele preza mais pelo preço ou qualidade do produto?
Invista na transparência
Seja transparente e mantenha suas informações atualizadas. Seus clientes estão em busca de informações, e eles confiam no seu negócio para atender as demandas que surgirem. Por isso, seja proativo na hora de atualizar a disponibilidade de produtos e serviços.
Um exemplo: se o horário de funcionamento mudou, atualize seu site, redes sociais e o Google My Business, e não se esqueça de fazer essas alterações no Search e no Google Maps.
Faça um post no seu perfil comercial e reveja as mensagens dos seus anúncios para compartilhar informações sobre suas medidas de precaução.
Vale mostrar como você está executando serviços que sirvam à sua comunidade local e mesmo explicar que está enfrentando atrasos. Se os prazos de envio foram alterados, atualize seu site com essas informações e, se possível, estabeleça uma data de entrega estimada.
Prontinho, seguindo essas 5 dicas você vai conseguir sucesso no seu varejo. Pode ter certeza.
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Agradeço a leitura e até a próxima!