Todo o sucesso que eu tenho na minha carreira profissional se deve aos livros. São eles que abrem inúmeras portas para todos nós. Aliás, todas as pessoas bem-sucedidas que eu conheço também são ótimas leitoras.
Por isso, hoje eu trouxe uma lista de 12 livros de negócios para ler em 2022.
São publicações companheiras. Daquelas que fazem toda a diferença no dia a dia de uma empreendedora.
Por isso, você amigo empreendedor, você amiga empreendedora. Anote essa lista e leia, pelo menos, 1 por mês. Eu garanto que você vai chegar ao final de 2022 com muito mais riqueza intelectual.
Muito bem, vamos começar!
Sonho Grande – Cristiane Correa
Este livro conta como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de grandes empresas como a Ambev, Heinz, B2W, Burger King, e várias outras mundialmente conhecidas, atingiram o sucesso, ganhando uma projeção sem precedentes no cenário mundial.
Esse trio tem um envolvimento muito grande no empreendedorismo brasileiro. A fórmula de gestão que desenvolveram é baseada em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.
Toda a trajetória deles é narrada, o que te dará grandes insights sobre investimento, crescimento e transformação.
Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
ENFODERE-SE! – Caio Carneiro
Olhe para a frente e acelere! Em Enfodere-se, você vai aprender a focar na estrada, respeitando as curvas mais fechadas do circuito da vida, mas estando sempre pronto para uma retomada com força total, pisando fundo!
Neste livro, você vai conquistar o enfoderamento real e definitivo, e depois é só continuar a acelerar. É preciso colocar velocidade: o sucesso ama velocidade.
O autor best-seller Caio Carneiro apresenta aqui estratégias práticas para que você também possa se enfoderar de uma vez por todas, buscando o próximo nível, seja ele pessoal ou profissional. Encontre dentro de você toda a energia necessária para colocar em prática os três C’s do compromisso: Começar, Continuar e Concluir seus planos e metas em todos os aspectos da sua vida!
Fome de Poder – A Verdadeira História do Fundador do McDonald’s – Ray Kroc
Trazendo a história real de um dos homens mais conhecidos no mundo, o livro oferece milhares de inspirações, além de ensinar o real poder da persistência e da importância de sonhar.
As Armas da Persuasão – Robert Cialdini
Como já mencionamos, o livro explica quais são as técnicas mais eficientes para persuadir o seu cliente a dizer “sim” ao produto. O livro demonstra métodos comprovados, através de estudos científicos realizados pelo escritor e psicólogo Robert Cialdini.
Satisfação Garantida –Tony Hsieh
Tanto no livro, quanto para nós, o sucesso e a felicidade do cliente é o objetivo principal. É o início, meio e o fim de toda a nossa operação.
Baseados no livro e no autor, que faleceu recentemente, nomeamos uma sala de reuniões do Apto, para que sejamos constantemente lembrados da importância de trazer para toda a empresa, e não somente para o time de Customer Success, a obsessão em fazer sempre mais e melhor, priorizando os clientes.
Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
A Arte de Fazer Acontecer – David Allen
Nesta obra literária, o autor ressalta a importância da organização e ajuda o leitor a se manter organizado.
David criou o método GTD – Getting things done (fazer as coisas acontecerem) que leva o leitor a focar em sua tarefa atual, estabelecendo prioridades e sem distrações.
Assim, visa auxiliar empresas a se organizarem como forma de transformar o modo como as pessoas trabalham e vivenciam seu trabalho.
De acordo com ele, somente quando a mente e os pensamentos estão organizados e focados é que as pessoas podem atingir produtividade, criatividade e, consequentemente, melhores resultados.
Strengths Based Leadership –Tom Rath e Barry Conchie
Strengths Based Leadership foi o livro mais importante que eu li sobre liderança. Com ele eu entendi na pele o sentimento e a necessidade de valorizar as diferenças e criar o melhor ambiente possível, celebrando a diversidade de raça, gênero, origem e mesmo de estilos e pontos de vista. Mais ainda que, no fundo, as pessoas têm maior disposição em seguir líderes que conseguem contemplar esses 4 pilares no seu estilo e cotidiano: Confiança, Esperança, Estabilidade e Compaixão.
5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes
A startup enxuta – Eric Ries
Em “A startup enxuta”, Eric Ries define “startup” como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas, incluindo tanto o jovem empreendedor que trabalha quanto o profissional experiente em uma multinacional. Segundo o autor, eles têm em comum a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.
No livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.
A Hora da Verdade – Jan Carlzon
Lançado originalmente na década de 1980, esse livro ainda é atual, sendo um dos mais importantes títulos sobre negócios já publicados. O clássico da administração é famoso pela forma como inverte a pirâmide hierárquica das companhias.
Em outras palavras, o que o autor propõe é conferir mais poder aos funcionários que estão na linha de frente do atendimento em busca da satisfação plena dos clientes.
O princípio é de que boas ideias podem surgir em qualquer nível ou função e, com o sucesso delas, toda a empresa se fortalece. Fundamental para olhar para o capital humano com outros olhos e melhorar o exercício da liderança.
Empresas feitas para vencer – Jim Collins
Considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, se propõe a responder uma pergunta básica: como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir a excelência e se tornar duradouras?
Em quase 400 páginas, Jim Collins apresenta exemplos de companhias que conseguiram desafiar a lógica e saltar da mediocridade para uma superioridade sem precedentes. A obra vale para todo o profissional que quer entender um pouco mais sobre as áreas da gestão.
O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela
O primeiro título da lista agrada quem acredita que é possível aprender muito de uma forma lúdica, a partir de uma boa história. O livro, de autoria de Fernando Dolabela, tem como ponto de partida o desejo de empreender de Luísa, uma jovem mineira empolgada com o projeto de abrir uma empresa para vender a goiabada feita por sua tia.
Não se engane: por trás da história, aparentemente ingênua, estão preciosos ensinamentos sobre como empreender investindo pouco, marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial. O resultado? O leitor aprende ao mesmo tempo que Luísa, de forma interativa e gradual.
O Lado Difícil Das Situações Difíceis – Ben Horowitz
Um dos livros mais recomendados por gestores e empreendedores, O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas aborda as situações mais complicadas, desafiadoras e até mesmo desmotivadoras do empreendedorismo. Aquelas coisas que muitos preferem não abordar quando falam das maravilhas de ser empreendedor.
Justamente por isso, a obra de Ben Horowitz se destaca. O senso de humor certeiro e cru do autor, embasado por sua vasta experiência, vão te preparar para as inevitáveis dificuldades de abrir seu próprio negócio, além de te confortar nos momentos em que você sentir que não vai conseguir.
Prontinho, após terminar a leitura destes 12 livros, eu tenho certeza que você terá uma visão muito mais abrangente sobre o mercado.
E aí, curtiu a postagem de hoje? Então, continue acompanhando o Blog.
Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do empreendedorismo. Agradeço a leitura e até a próxima!