A quarentena já superou a marca de 40 dias em muitas cidades brasileiras, em alguns lugares uma reabertura está sendo colocada em prática, enquanto outros testam ainda mais maneiras de isolamento.
Tudo isso nos faz perguntar, quais serão as mudanças no comportamento do consumidor após a quarentena?
Pois, após tanto tempo e depois de tantas transformações sociais as pessoas irão mudar, e irão mudar bastante.
Como em muitos países europeus o período de quarentena já é bem maior, quase chegando aos três meses, já temos estudos sólidos sobre o tema.
Trouxe para vocês hoje as informações presentes no documento Low Touch Economy, um dos guias para o varejo nestes dias turbulentos.
Então, vem comigo e vamos conversar sobre comportamento do consumidor.
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1. Ainda mais ansiedade no comportamento diário
Sim, o consumidor está ansioso e uma das mudanças no seu comportamento após a quarentena será ter ainda mais ansiedade.
Isso acontece, pois, as etapas de análise e compreensão das circunstâncias não são lineares nem acontecem com todas as pessoas dentro do mesmo período.
É possível dizer que muitos consumidores só se darão conta da magnitude das transformações após os períodos turbulentos. Sendo assim, podemos esperar que o clima de ansiedade geral esteja maior.
O que fazer? Posicione a sua marca como uma solucionadora de problemas e garanta que vocês têm entendimento sobre os acontecimentos. Um cliente ansioso é um cliente perdido, estique a mão e seja uma guia.
2. Desconfiança sobre a limpeza e a higiene dos produtos
Essa mudança de comportamento já está sendo sentida em muitos mercados, mas ela vai se estender para todas as outras lojas após o período de quarentena.
Com o aumento da ansiedade as pessoas desejam ficar seguras e com isso desconfiarão dos métodos de limpeza e higiene das lojas e dos produtos.
O que fazer? Siga todas as orientações dos orgãos responsáveis e seja insistente quando o assunto for limpeza.
3. Restrições de transporte, mesmo internamente
As viagens irão diminuir pelo menos pelos próximos 10 meses, alguns números mostram baixas de até 12, ou 16 meses. Pessoas transitarão menos, mesmo para destinos internos (dentro do país).
Nesse sentido, é importante que a sua marca consiga se aliar aos desejos dos consumidores em suas cidades. Protetores solares aliados com a imagem do parque, ao invés da praia.
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4. Trabalho em casa otimizado
O conforto dos lares irá aumentar. Entra as mudanças de comportamento do consumidor já estão os desejos por soluções criativas, dinâmicas e confortáveis para a casa.
Tem mais, muitas funções permanecerão no home office. Escritórios que antes jamais pensavam em operar remotamente, hoje descobriram que não precisam gastar com aluguéis e recursos, se os colaboradores podem trabalhar com eficiência em casa.
O que fazer? Garanta que a sua marca possa oferecer soluções para tornar a vida das pessoas mais confortável dentro de casa.
5. Maior número de conflitos jurídicos
Outra tendência na mudança do comportamento do consumidor. É esperado que os consumidores aprendem “a ler as letras miúdas”, o que quero dizer?
Que os consumidores estarão atentos aos códigos e leis que regem as atividades comerciais. Falhas e deslizes por parte das lojas que antes seriam perdoadas poderão virar casos para processos.
O que fazer? Manter um corpo jurídico com a sua marca e garantir que todos os seus processos estejam alinhados com a lei.
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6. Aumento dos empreendedores individuais
Infelizmente muitas pessoas serão desligadas dos seus cargos CLT, os primeiros meses da crise já fizeram isso, mas a tendência é que essa onda continue crescendo por todo o ano de 2020.
Com o aumento do desemprego muitos profissionais irão para o modelo de Microempreendedor Individual (MEI), ou então para trabalhos informais. Trazendo para o mercado novos players, que podem ser aliados ou concorrentes da sua empresa.
O que fazer? Encontre produtos e soluções que sejam atraentes aos novos empreendedores e também garanta que a sua marca não dispute mercado com eles. Há espaço para todos, desde que você saiba fazer o target e usar bem a sua persona.
7. Delivery de praticamente todos os produtos
Os serviços de entrega vão crescer. As pessoas não desejam mais saírem de casa e a tendência é que mesmo as lojas mais tradicionais implementem o delivery entre as opções.
Uma das mudanças no comportamento do consumidor está o aumento da confiança para os serviços de entrega. Aproveite
O que fazer? Crie um site, tenha um canal de comunicação com o seu público e adicione a opção de entregas.
8. Separação maior entre as gerações
Outra tendência de mudança no comportamento do consumidor será um descolamento ainda maior entre as gerações. É esperado que o efeito da idade impacte maneiras e costumes nos mais velhos que não serão acompanhadas pelas gerações mais novas. Isso irá influenciar diretamente a sua persona.
O que fazer? Se antes a sua marca poderia ter uma fatia maior de idades como foco, será o momento de delinear com exatidão quem são seus melhores compradores e investir energias nesse público.
9. Redescoberta das identidades individuais
As pessoas estão se redescobrindo e isso será uma das mudanças no comportamento do consumidor. Atividades que antes traziam prazer, hoje são vistas com desconfiança.
Muitos gostos estão mudando, tendências que estavam decolando no começo de 2020 podem perder completamente o apeal após a pandemia.
O que fazer? Estude o comportamento do seu consumidor, faça um novo mapeamento das dores e dos desejos desse público. Talvez seja o momento de reinventar completamente a sua marca.
10. Diminuição dos gastos supérfluos
As compras por impulso irão cair e essa será uma das mudanças mais drásticas no comportamento do consumidor para os próximos meses.
Com o aumento do desemprego e a crise econômica retomando fôlego os consumidores tomarão cuidado antes de decidirem por um produto, principalmente para itens que tenham impactos maiores na receita mensal.
O que fazer? Troque as estratégias de compra por impulso, opte por demonstrar ao cliente os valores inerentes da sua marca, até permita que esse consumidor consiga refletir e internalizar. Acredite, assim você vai conquistar clientes por um tempo duradouro.
Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.
Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.