Você sabe o que são consumidores românticos Deixa que eu te explico

Você sabe o que são consumidores românticos? Deixa que eu te explico

Quer entender como os clientes se comportam realmente? Então você precisa de informações sobre os consumidores românticos. 

Você vai ver que essa tendência cresce a cada dia e um varejista tem que ter as cartas na manga para fazer negócios também com esse novo elemento do mercado moderno.

Hoje eu vou falar sobre este assunto.

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Consumidores românticos? Como assim?

No estudo chamado “O consumidor do Futuro” a WGSN trouxe inúmeras reflexões sobre os compradores dos próximos anos. Falando especialmente em relação aos sentimentos que estão associados com estes compradores.

Muito bem, entre os sentimos está o romantismo, ou um desejo por conexão. São aqueles clientes que vão além da utilidade do produto desejado, eles querem muito mais, querem se conectar com o público. 

Hoje eu vou falar sobre estes consumidores românticos e como você pode fazer para encantar estes clientes e melhorar os resultados do seu varejo.

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O consumidor romântico é conectado

A tecnologia deve influenciar ainda mais a vida dos humanos nas próximas décadas. Por isso, será necessário que todas as partes do planeta tenham conectividade com internet de alta qualidade.

Hoje nós sentimos necessidade de internet assim como sentimos de energia elétrica, mas a conectividade ainda é um problema em boa parte do mundo.

Todas as empresas precisam investir em resolver esse problema o mais rápido possível, pois irá impactar potenciais consumidores que hoje não são atendidos, como em áreas remotas da Amazônia.

Duarte destaca que empresas consideradas à frente do seu tempo, como o Google e o Facebook, já se alertaram para a solução do problema. Exemplos disso são os balões Google Loon que circulam pelo mundo e a aposta da rede social em satélites de conectividade.

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Ele também é imprevisível

Talvez isso seja o que mais assusta quem trabalha diretamente com o público.

Mas, ao mesmo tempo, pode ser também um dos propulsores de soluções mais dinâmicas e interessantes, que acabam sendo essenciais para ganhar a atenção dos clientes. Sem contar que seguir algo novo, uma tendência, é bacana tanto para o comprador quanto para a empresa.

Não espere, por exemplo, encontrar a mesma procura por serviços ou produtos de agora no ano que vem.

Quanto mais a tecnologia estiver presente no cotidiano das pessoas, mais elas tendem a mudar seus desejos em velocidade recorde. É a comunicação que impulsiona esse consumo novo a cada ciclo.

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Você sabe o que são consumidores românticos Deixa que eu te explico

O consumidor romântico está atento aos movimentos sociais e outros fatores

Ele se preocupa, por exemplo, com os movimentos relacionados às Pessoas

  • Maior divisão econômica – a desigualdade de renda tende a aumentar mais nos próximos anos. Além disso, a população cada vez mais velha e o constante aumento da automação irão continuar a restringir o poder aquisitivo do consumidor. Nesse contexto, as pessoas buscarão propostas de consumo inovadoras: de baixo preço, mais diversificadas e eficazes o suficiente para atender a prioridades de consumo específicas e voláteis.

 

  • Polarização demográfica – a população está vivendo mais e as taxas de natalidade estão caindo. Esse cenário começa a criar um conflito geracional, já que esse desequilíbrio acaba restringindo o poder econômico dos mais jovens.

 

  • O poder da China – a confiança da China em assumir a liderança mundial em tecnologia e criação de marcas vai continuar crescendo, aumentando a influência do gigante asiático. Essa confiança deve turbinar as empresas chinesas e levar à criação de marcas voltadas para o mercado local.

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Este consumidor também deseja experiências de vendas personalizadas

A personalização já é um fator importante atualmente, mas deve se tornar uma exigência cada vez mais forte dos clientes. A boa notícia é que para ter acesso à compra personalizada, os consumidores estarão dispostos a compartilhar informações sobre seus perfis e preferências.

Com esses dados e com ferramentas que ajudem a utilizar as informações de maneira estratégica, as vendas no futuro devem oferecer experiências únicas para cada cliente.

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Conexão: essa é a palavra que define o consumidor romântico

Não há mais tempo para experiências frias e sem qualquer significado. Se hoje já existe um movimento fortíssimo em busca das estratégias de storytelling, no futuro essa tendência continuará se expandindo, até que as vendas “frias” sejam poucas e pontuais.

Um consumidor que investir em marcas que ele acredita e confia. Há uma lacuna gigantesca de confiabilidade na mente das pessoas e é previsível que isso deixe os compradores retraídos.

A resposta? Conexão.

Só uma marca capaz de se conectar com o seu público pode gerar os resultados que ele espera. E assim entrar em contato com este consumidor romântico tão complexo, mas também tão bem-vindo no novo cenário.

Os jovens são idealistas por natureza, mas eles agora trazem esse movimento romântico também para o mercado consumidor, e cabe às marcas entender essa demanda.

Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.

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Agradeço a leitura e até a próxima.

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