Você está usando a sua Rede Social?

Hoje vamos dar dicas de como vender mais nas redes sociais mesmo com investimentos baixos – ou mesmo sem qualquer investimento.

Queremos reforçar que essa lista apresentará soluções indicadas para e-comerce, mas isso não é um problema. Muitas lojas físicas já estão expandindo os horizontes e aumentando o número de canais com os seus clientes.

Se esse ainda não é o caso da sua loja talvez o artigo de hoje será um ponto pivotante que fará vocês compreenderem que o varejo “offline” estará cada vez mais mesclado com o varejo “online.”

Bem, vamos lá, vamos conversar sobre o como usar as redes sociais para aumentar as suas vendas. Boa leitura!

Como usar as redes sociais para vender mais

A regra de ouro do empreendedorismo é ter foco, isso para todos os setores. Então, vender mais e tornar a sua marca conhecida precisa ser um dos focos da sua empresa. Acreditamos honestamente que para alavancar as vendas é preciso mais do que período favorável, é preciso muito suor e dedicação.

Aí surge uma pergunta: como vender mais se não há dinheiro para investir em divulgação em mídias? Como por exemplo, o rádio, a televisão, etc.

E é aí que as redes sociais se tornaram o ponto transformador para as empresas. Hoje uma empresa pode, com esforço e muita dedicação, conquistar mais clientes sem precisar gastar fortunas em campanhas.

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Quais são as melhores redes sociais para as lojas

Nós temos uma sequência de artigos falando sobre este assunto, você poderá encontrar essa resposta neles (este que você está lendo agora é o terceiro, e por hora um dos últimos dentro deste tema específico).

Mas, vale lembrar que algumas coisas são comuns em todas as redes sociais e há bons modos e boas práticas que serão extremamente úteis em todas elas.

Algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem divulgar produtos e serviços. Divulgações que dão bastante resultado, você é capaz de atingir centenas, milhares e até mesmo milhões de pessoas.

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Quais são as boas práticas para utilizar nas redes sociais

Descubra o seu público alvo e invista energia em conteúdo que interessa a ele

É muito importante saber a idade média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento dos seus clientes. Pois assim você será capaz de produzir conteúdo que tenha esse público como leitor, ouvinte ou expectador.

Tenha uma meta

Quer divulgar um novo serviço? Aumentar as vendas de determinada linha? Promover combos e promoções? Você precisa de uma meta, com números bem definidos. Muitas lojas entram nas redes sociais querendo “vender mais”. Isso não funciona, estipule metas e corra atrás delas.

Inspire-se nas lojas que estão dando certo

Abandone o orgulho de querer fazer tudo por conta própria ou então tentar ser absolutamente diferente da concorrência. Descubra quais são as lojas que estão dando certo e encontre as razões desse sucesso.

Tentar reinventar a roda pode fazer o seu público não se identificar com o seu produto. É importante inovar, mas inove dentro das possiblidades.

Tenha um planejamento factível

Crie um cronograma de postagens que esteja dentro das possibilidades da sua loja. Muitos varejistas acreditam que postarão vídeos todos os dias, ou até mesmo acham que conseguirão criar um post de blog de manhã e outro de tarde.

Conteúdo de qualidade leva tempo para ser produzido. Encontre um cronograma bem equilibrado, que tenha qualidade, ao mesmo tempo que tenha frequência.

Assuma uma periodicidade

Feito o cronograma a sua loja deverá fazer as postagens “combinadas com o público” sem falhas. Mesmo que chova, mesmo que faça sol, mesmo que a internet desapareça da face da terra.

Seu público estará lá esperando pela postagem, não deixe-o na mão.

Crie conexões, faça parcerias

Influencers de sucesso estão sempre compartilhando vídeos uns dos outros. Participando de projetos juntos e trocando experiências e resultados. Sua loja será uma “espécie de influencer”, sendo assim, convém fechar parcerias.

Apareça em vídeos de outras lojas, busque marcas que estejam dentro do mesmo contexto e sejam complementares aos seus produtos ou seus serviços. Encontrar boas parcerias é um dos grandes segredos na busca por resultados.

Acompanhe os resultados, mas não tenha pressa

O universo das redes sociais é dinâmico, sim, sabemos. Estratégias precisam de revisão constante e é bem verdade que quando algo não está dando certo talvez seja o momento de tentar outras técnicas.

Mas também é verdade que muitos resultados surgem no longo prazo, há uma velha frase que diz: “você teve que treinar muito e insistir muito até conseguir fazer sucesso do nada”.

Percebe a ironia da frase? Enquanto os outros pensam que os sucessos surgem de uma hora para a outra, quem está lá sabe o quanto de paciência e empenho foi preciso. Então, desista apenas de desistir.

Não assista, experimente o jogo! – o esporte como exemplo para o varejo

Invista sempre na criatividade

A criatividade é cada vez mais o fator humano insubstituível. Enquanto inteligências artificiais e robôs conquistam diversas áreas de atuação, a criatividade continua sendo um bem que ninguém consegue repor.

Sendo assim, valorize e invista sempre na criatividade. Faça parcerias com pessoas criativas, dê espaço para que soluções inusitadas surjam. Na dúvida, desista da segunda dica deste mesmo artigo e aposte em soluções realmente inovadoras.

Se seus instintos dizem para você inovar, então inove e faça as pessoas correrem atrás da sua loja.

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As redes sociais são o espaço para o novo

Muitas pessoas acham que as redes sociais já não podem trazer nada de novo, agências de Marketing Digital ficam presas e formas antigas de fazer as coisas. Como se tudo que estivesse posto fosse definitivo.

Enquanto isso, lojas, influenciadores e usuários tomam a dianteira e encontram novas maneiras de conquistar cada vez mais seguidores e cada vez mais clientes.

Esperamos que esse artigo tenha te provocado, feito você pensar em como pode melhorar a participação da sua loja nas redes sociais hoje.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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