Sabe quando você vai organizar os seus produtos e bate aquela dúvida? Devo colocar esse mais para lá ou mais para cá? Será que assim está certo? Hum! Não estou amontoando muitas coisas não?
Nós sabemos, por mais prática que você possa ter, é comum bater certa insegurança, uma dúvida pequena, e ficar sem saber direito como colocar um item aqui ou outro ali.
Para sanar de vez esse problema hoje nós daremos dicas práticas de como montar a sua vitrine. Organizar os produtos em uma composição harmônica e que faça sentido como um todo.
Tudo isso rapidinho, em menos de 5 minutos você já estará nas últimas linhas do nosso artigo e com várias ideias pipocando dentro da cabeça, então vamos logo.
Os olhos procuram pela luz
Assim, item básico na hora de organizar a sua vitrine. Lembre-se de que os pontos de luz são responsáveis por atrair o olhar. Então, posicione os itens valiosos em focos de luz.
Ou até mesmo expositores que emitem luz são interessantes quando a ideia é atrair o olhar para um produto específico. Via de regra: está na luz, então está chamando à atenção.
Do mesmo modo, evite deixar produtos na sombra ou em pontos escuros, anotado?
Quando for possível, crie uma história
Quem não gosta de histórias? Você vai ao cinema, vê séries, lê livros, ouve músicas, todas essas mídias contam histórias. A nossa vitrine também pode contar uma, não pode?
Procure contar histórias com os seus produtos. Crie cenários instigantes, faça os manequins incorporarem personagens.
É fundamental ter criatividade. Talvez nas primeiras vezes você fique um pouco sem jeito, mas com a prática verá que muitas histórias irão surgir.
Ocupe o espaço disponível
Se você pensar na organização espacial da sua vitrine, verá que dois erros são comuns: os produtos amontoados, ou espaços vazios sem propósito aparente.
É preciso ter senso estético para conseguir captar bem esse passo, contudo, mais uma vez a prática será a melhor amiga até a perfeição.
Não sobrecarregue a visão do público com muitos itens, ainda mais quando cada um deles estiver acompanhado do preço. Também evite deixar buracos na sua vitrine, ou seja, áreas sem produtos e sem um motivo bem definido para tal.
Pense na paleta de cores
Do mesmo modo que o excesso de produtos pode criar uma poluição visual na hora de criar a sua vitrine, o mesmo acontece quando nós não consideramos o uso das cores.
As cores são aliadas poderosas no momento de fazer uma vitrine atraente, entretanto, quando jogadas sem cuidado, criam o exato oposto e fazem da vitrine algo difícil de compreender.
Faça uma analise da paleta de cores que você irá utilizar na sua vitrine. É possível baixar aplicativos de celular para saber quais são as cores que harmonizam umas com as outras. Você pode brincar com as cores, mas não pode fazer bagunça com elas.
Respeite o tema
Nós já vimos muito por aí e tenho certeza de que você também, vitrines com produtos de todas as estações do ano ali, todos amontoados, passando a impressão de que a loja é desorganizada e negligente.
Sendo assim, nada de misturar sua coleção de inverno com os itens do verão. Ou as roupas casuais e despojadas com as elegantes peças para eventos especiais.
Essa salada nos itens pode passar a impressão errada de que a loja não possui o mínimo de cuidado na hora de expor os seus produtos, o que vai acabar afastando os clientes.
Quando começar a organizar sua vitrine tenha um objetivo em mente, um tema, e trabalhe em cima dele.
Busque referências
Aqui vai um segredo, grandes profissionais estão sempre pesquisando o trabalho uns dos outros. Isso por que a imaginação precisa ser constantemente alimentada com inspirações e referências.
Você não precisa ter todas as respostas de cabeça, nem ser profissional em arquitetura ou visual merchandising. É saudável buscar a inspiração em outras lojas, sobretudo as lojas vencedoras de prêmios.
Use e abuse da internet, entre em sites de design, pesquise sobre lojas, inspire-se. Depois você irá transformar os seus conhecimentos em vitrines lindas e pessoais. Afinal: inspirar-se é aprender com o outro, e não apenas copia-lo.
Pense no peso das peças
Essa dica será um tanto mais técnica, mas nós sabemos que você poderá aprende-la muito bem. Evite deixar itens de grande volume apenas de um lado da vitrine e o outro lado com itens menores. Você já vai entender a razão.
Se você olhar bem, notará que os itens de maior volume causam um peso na nossa visão. Quando eles estão concentrados apenas de um lado da vitrine, geram uma sensação de desequilíbrio. Parece que um lado está mais pesado que o outro.
Ou seja, o ideal é distribuir os volumes de maneira harmônica pela vitrine, garantindo que as peças fiquem equilibradas entre si. Esse é um conceito das artes que foi transferido para a fotografia, chegou ao cinema e agora está no Visual Merchandising, logo, não vamos discutir com ele pois é um conceito poderoso.
Brinque com a simetria
Como última dica, nós vamos falar da simetria. Ela também está presente nas composições artísticas e vem sendo utilizada por profissionais ao longo dos anos.
A simetria apela bastante para a estética da organização. Objetos ou composições simétricas passam a sensação de plenitude.
Na natureza, a simetria está presente nas asas das borboletas e dos pássaros, é uma organização que quando bem manejada pode trazer ares naturais e confortáveis ao olhar.
Use uma dica por vez ou use todas elas de uma única vez
É claro que a habilidade de criar grandes vitrines não se esgota em apenas algumas dicas. Existem profissionais de visual merchandising que estudam anos e jamais param de se desenvolver e criar novas técnicas.
Mesmo assim, com essa lista de dicas você já será capaz de elaborar composições atraentes e agradáveis para os seus clientes.
Gostaria de saber mais sobre como fazer uma vitrine?
Entre em contato conosco. Nós somos especialistas em visual merchandising e adoraríamos tirar todas as suas dúvidas.
Para saber mais acompanhe as nossas publicações. Trazemos informações relevantes e atuais, sempre com essa linguagem prática e direta.