Varejista, pode se animar, 2020 será um ano incrível, quem disse isso foi a Inteligência Artificial

Já percebeu como nós estamos completamente dominados por inteligência artificial (IA)? Ah, dúvida? Bem, todas as pesquisas que você faz no Google são gerenciadas por algoritmos que se desenvolvem e “aprendem” conforme o seu uso.

Não só isso, o aplicativo do seu banco, a redes social que você mais usa, aquele outro aplicativo que acompanha os seus treinos de corrida, até mesmo os outros desenvolvidos como auxiliares de meditação e ajudantes de mindfulness, todas essas soluções estão munidas de IA.

Se isso já não bastasse, aparelhos de casa também estão vindo equipados com níveis diferentes de Inteligência Artificial. Aquela lendária geladeira que faria compras no seu lugar pode não estar dentro da sua cozinha, mas em pouco tempo haverá uma geladeira que consegue economizar energia conforme a quantidade de alimentos que ela tenha dentro.

Ou melhor ela já existe.

Tá bem Romero Lab, mas por qual razão você está me dizendo tudo isso? E quando vamos falar de Inteligência Artificial?

Pois o varejo será transformado em 2020 graças as inovações em Inteligência Artificial e nós estamos morrendo de vontade de falar sobre esse assunto mais uma vez. Então, o que acha? Vamos conversar sobre como a sua loja será reconfigurada?

Boa leitura!!

A Inteligência Artificial torna o segmento enxuto e competitivo

O varejo passou por muitas mudanças nas últimas décadas. Especialmente com a transformação digital. Infelizmente, muitas lojas físicas fecharam as portas e perderam espaço para o e-commerce.

Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, Machine Learning são tecnologias estão sendo empregadas em grande escala pelos varejistas. Todas essas soluções ajudam a entender o comportamento de consumo dos clientes. Ao analisarmos os colhidos – sejam esses dados conseguidos online ou por meio de estratégias nas próprias lojas.

Com as informações as lojas são capazes de antecipar a necessidade do cliente e saber oferecer o produto correto, no momento oportuno e com as opções de pagamento e negociação que mais interessa para cada cliente.

Mas, descobrir as preferências dos clientes é algo que o varejo sempre fez, então, o que mudou?

Todo profissional do varejo sabe que o setor sempre foi um exímio conhecedor do seu público. Está no cerne do varejo compreender hábitos de consumo e estudar o psicológico dos seus clientes. Faz parte do DNA varejista. Contudo, algo novo entrou no cenário…

O volume de dados e informações chegou para mudar o jogo. Basicamente, se antigamente uma loja era capaz de rastrear seus clientes e poder fornecer-lhes atendimento especializado apenas distribuindo panfletos e criando campanhas de remessa paga (enviando cartas), hoje isso não é mais possível.

O grande fluxo de dados requer que uma loja seja capaz de colher as informações, seleciona-las, processá-las, categoriza-las e então conseguir estipular metas e estratégias com base em cada perfil de cliente colhido. Em um cenário tão caótico é fundamental que o profissional responsável por elaborar as estratégias (muitas vezes o próprio varejista) tenha uma ferramenta eficiente para lidar com tantos dados, daí o uso da inteligência artificial.

Como implementar a inteligência artificial no dia-a-dia do varejo

Como apontados no inicio do artigo, na verdade não se trata de implementar a inteligência artificial, pois ela já está em nossas vidas. O que você precisa fazer é tomar consciência das estratégias que utilizam essa tecnologia e fazer uso delas com sabedoria.

Basicamente, ela já está disponível, tudo o que a sua loja precisará fazer será se ajustar.

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Troque as antigas planilhas por soluções em aplicativos ou serviços online

São muitas lojas que ainda se valem de planilhas e sistemas antigos para o trabalho diário. Sejam elas usadas no cadastro dos clientes, ou então para controlar as finanças, enfim, sempre haverá uma planilha desatualizada para uma função importante.

Um dos primeiros passos que a sua loja precisa é a atualização dos seus sistemas de controle de dados. Lembre-se do item anterior, os dados são as pepitas de ouro da nova era.

Contrate um serviço online de sua confiança. Hoje nós não daremos dicas de quais são os melhores (mas pode ter certeza de que estamos preparando um artigo inteiro sobre esse assunto).

Gerencie seus projetos e o seu dia-a-dia com o auxilio de um aplicativo eficiente, com um serviço de confiança, temos certeza de que essa simples alteração será importante para a sua loja.

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Afaste-se das atitudes negativas nas redes sociais

Em 2019 as redes sociais foram invadidas por diversas lojas e restaurantes que entraram em verdadeiras batalhas online com os seus clientes. Marcas de diversos tamanhos usaram as redes sociais e os aplicativos para responder mensagens iradas dos clientes, tratando-os como verdadeiros inimigos.

Você já deve ter visto algumas dessas conversas, elas funcionam assim: o cliente acessa a rede social da loja, ou então a página dela em algum aplicativo, e faz uma reclamação. A loja, personificada por alguém, responde de maneira tão ou mais deselegante que o cliente. Pronto, um meme nasceu e uma loja perdeu credibilidade.

Esse tipo de atitude mostra tecnofobia, quando a marca não sabe lidar com a repercussão de uma ação online e apela para a discussão pura e simples na tentativa de se defender. Não faça isso.

Quando um cliente usar um canal online para reclamar da sua loja (ou do seu restaurante, enfim, essa dica independe da sua área de atuação), você e os seus colaboradores devem fazer uma coisa, e apenas uma coisa: responder calma e educadamente.

Tome nota: a rede social é o maior mega fone que existe no mundo. Seja essa rede qual for. Demonstrar desrespeito em uma dessas interações é o mesmo que gritar para todos que a sua marca não sabe como interagir.

Use a inteligência artificial e contrate um serviço de Bot se for preciso, mas não deixe que a interação da sua marca com um cliente seja manchada em uma rede social.

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A Inteligência Artificial no varejo

Bem, há muito o que falar sobre o assunto. Hoje nós falamos sobre trocar velhos métodos por novas formas de agir e tomar cuidado para não cair no erro da rede social, mas a junção da tecnologia com o varejo ainda será pauta para muitos assuntos.

Esperamos que vocês tenham gostado da publicação de hoje.

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