Ergonomia vai muito além de ter o monitor na altura certa, ou organizar a distância entre as mesas. Na verdade, quando falamos de um design ergonomicamente eficaz estamos até mesmo combatendo o estresse e a depressão.
Hoje eu quero conversar com vocês sobre um assunto que me é muito próximo, o bom trabalho dos colaboradores.
Se você se lembra das campanhas de Setembro Amarelo, então sabe que muito se falou em ambientes confortáveis para os profissionais, mas o que é esse conforto?
Por isso, decidi trazer o design, em conjunto com a ergonomia, para discutirmos produtividade e bem-estar dos membros das nossas equipes. Tenho por objetivo mostrar soluções para que a sua empresa tenha maior produtividade, sem que isso incorra em desgastar os seus profissionais.
Sendo assim, mais do que nunca, fique confortável e aproveite a leitura!
Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing
Quais são as três áreas melhoradas pela ergonomia?
Se engana quem pensa que o design de ergonomia se preocupa apenas com o bem estar físico dos colaboradores. Ou seja, pontos como: altura das mesas, iluminação, conforto para a lombar, etc.
Embora essas questões estejam sim no centro de muitas soluções ergonomicamente eficazes, nem sempre elas serão o foco.
Na realidade, há três tipos de ergonomias, são elas:
- Física
- Cognitiva
- Organizacional
Vejamos cada uma em mais detalhes
Design da Ergonomia Física
A ergonomia física é a que mais se conhece e é a primeira associada com o termo. Ela tem como objetivo evitar riscos no trabalho, avaliando aspectos como:
- Postura
- Espaço disponível
- Manuseio de objetos
- Movimentos necessários para execução da função
- Trajetos internos
Ou seja, é a organização espacial em si. Contudo, essa ergonomia não age sozinha, já que todas as decisões são pautadas também nas outras duas.
Ergonomia Cognitiva: o resultado do design bem aplicado
A ergonomia cognitiva se preocupa com a satisfação e a saúde do cliente ou do colaborador, com o intuito de evitar riscos como doenças ocupacionais. Suas principais preocupações são:
- Memória
- Raciocínio
- Capacidade de desenvolver projetos
- Pressões ou tensões existentes
Ou seja, vamos imaginar que um ambiente esteja fisicamente impecável (na questão postural, entre outros). Entretanto, o lugar é muito barulhento, acima do possível. Neste sentido, um colaborador terá problemas de concentração, memória, raciocínio, e tudo isso também pode ser tratado com um bom projeto de ergonomia cognitiva.
O que nos leva ao último tipo.
Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais
Ergonomia Organizacional: quando o design olha para a empresa como um todo
A ergonomia organizacional engloba a empresa como um todo, lidando sobretudo com a parte de gerenciamento. Suas principais preocupações incluem:
- Comunicação
- Clareza
- Feedback
- Liderança
- Organização das tarefas
- Hierarquia
Sendo assim, ao abordar a ergonomia organizacional percebemos quais são os pontos de desgaste na própria estrutura do trabalho. E deste modo é possível desenvolver soluções que vão além do design ou da organização espacial.
Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine
Quais são as vantagens da ergonomia
Agora que nós já falamos sobre os três tipos de ergonomia, chegou a hora de apontarmos quais são as principais vantagens ao se preocupar com essas questões. De todas os incríveis benefícios, podemos destacar 7, são eles:
- Promove a qualidade de vida
- Valoriza o colaborador
- Aumenta a produtividade
- Diminui as ausências e os afastamentos
- Contribui para a saúde mental e emocional
- Evita despesas e desperdícios
- Atrai melhores talentos e clientes
Vou falar sobre cada um delas em detalhes.
Bom design ergonômico promove a qualidade de vida
O escritório não é a casa do colaborador, ponto final. Mesmo que se faça e diga muito para deixar o ambiente confortável, ele ainda estará em um ambiente de trabalho. Neste sentido, a ergonomia surge como a melhor alternativa para trazer qualidade de vida ao ambiente.
Os profissionais vão trabalhar com muito mais conforto, e terão meios para efetuarem bem as suas funções.
Valoriza o colaborador
Ergonomia é algo que pode ser comparado com a higiene. Quando está em dia ela não se destaca, entretanto, quando falta, nota-se em pouco tempo. Um colaborador que trabalhe em um local de ótimo design ergonômico vai se sentir valorizado.
Aumenta a produtividade
Toda função exige meios para que seja cumprida. Muitos empresários se preocupam com notebook modernos, ou equipamentos de última geração, mas nada disso vai adiantar se o colaborador estiver desconfortável.
Sendo assim, apenas um ambiente com ergonomia é capaz de prover o conforto necessário para suscitar o foco necessário para a função.
Imagine que uma estação de trabalho incorreta é o mesmo que colocar rodas de bicicleta em uma Ferrari. Toda a potência está lá, mas jamais dará certo. Uma vez que o básico ainda precisa ser providenciado.
Diminui as ausências e os afastamentos
Este tópico é pequeno e não há muito o que ser dito. Um design ergonomicamente correto diminui as dores nas costas dos colaboradores, o que é determinante para evitar ausências e afastamentos.
Contribui para a saúde mental e emocional
Da mesma maneira, um colaborador que possa trabalhar em um ambiente confortável terá sua saúde mental preservada. O mesmo vale quando ele se sente produtivo e valorizado.
Evita despesas e desperdícios
Muitos empresários não fazem essa conta, mas veja só: Comprar uma ótima cadeira de trabalho para os colaboradores do escritório pode parecer um investimento alto. Contudo, se compararmos o valor da compra com:
- Faltas
- Atrasos na entrega dos projetos
- Clientes perdidos
- Clientes insatisfeitos
- Licenças por problemas de saúde
Além de diversas outras questões, chegaremos ao resultado lógico de que investir em um ambiente ergonomicamente eficiente é a melhor coisa que um gestor pode fazer.
No longo prazo ele vai obter tantos benefícios, que o aparente custo da compra inicial ficará até pequeno diante dos resultados.
Atrai clientes e talentos
Uma empresa é tão boa quanto os talentos que trabalham nela. E os melhores profissionais do mercado preferem os escritórios confortáveis.
Tem mais, somando todos os fatores também é possível dizer que um design pensado na ergonomia traz mais clientes para a empresa. Já que ela terá maior produtividade, melhores colaboradores e trabalhos mais focados.
Quer saber mais sobre ergonomia? Marque uma reunião comigo. Eu adoraria conversar com você sobre outros aspectos deste tema.
Agradeço a leitura de hoje e até a próxima.