UX Design aprenda como essa tendência transformou o atendimento

UX Design: aprenda como essa tendência transformou o atendimento

Olhe para o atendimento da sua empresa e faça uma pergunta: meus atendentes estão resolvendo problemas, ou apenas vendendo e oferecendo produtos? Pergunte-se também: os clientes têm dificuldades para entender tudo, ou eles conseguem as informações facilmente?

Pois essas são questões fundamentais do UX Design que transformaram de vez os atendimentos modernos.

Já não é segredo para ninguém que hoje os clientes não têm qualquer paciência. Então, o UX Design surge como um solucionador: é capaz de atender o cliente e ainda oferecer todas as soluções de maneira rápida, concisa e bem organizada.

Hoje eu vou mostrar para você por qual razão o UX Design é tão incrível, e por que você deveria usar ele no seu atendimento o quanto antes.

Vem ver de perto. 

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O que é UX Design?

User Experience (UX) é crucial para o sucesso ou fracasso de um produto. Suas facetas podem englobar fatores que são importantes na hora de entregar um produto no mercado. Para termos uma ideia, alinhamos alguns adjetivos que você tem que empregar no seu produto para uma UX bem sucedida:

Utilizável

Aqui a usabilidade entra em jogo, já que é neste ponto que o UX deve focar em proporcionar um uso fluido para que usuários cheguem ao objetivo final do produto. Um controle de videogame com mais botões do que dedos é mais difícil de ser utilizável (já que, por enquanto, temos apenas duas mãos) e, portanto, têm menos chances de ser bem sucedido.

Localizável

Encontrar o que você procura, dentro do produto, é fundamental para o UX. Se você for ler um jornal com notícias dispostas de forma aleatória – ao invés de seções, como Esportes, Política e Geral -, você terá uma experiência muito mais frustrante, não é?

Acessível

Infelizmente, este fator é o mais esquecido quando empresas pensam em UX. Mas num mundo de inclusão, é essencial pensar que somos diferentes, nossos sentidos e habilidades não funcionam da mesma forma e isso pode sim afetar a experiência de um usuário. Criar um design de produto que abrigue todas as pessoas é um fator positivo para o UX e faz parte de sua premissa básica. (fonte)

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UX Design no atendimento?

Perceba como os três pilares citados acima são fundamentais para o UX de modo geral. Então, quando falamos em UX Design para atendimento é possível migrar os mesmos conhecimentos para o varejo.

Por exemplo:

  • Utilizável: tudo na sua loja deve ter um propósito claro de orientar ou encantar os clientes. Nesse sentido, coisas “soltas” como itens pessoais dos vendedores espalhados estão mais do que proibidos.
  • Localizável: sua loja deve ser organizada de forma que o cliente possa encontrar as coisas sem a ajuda de ninguém. Cada vez mais pessoas querem adquirir produtos com o menor número de interações possíveis, lembre-se disso;
  • Acessível: não adianta a sua loja falar um idioma interno. É por essa razão que até mesmo as cafeterias como Starbucks estão deixando os cardápios mais claros e acessíveis, você precisa se comunicar com facilidade. 

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Vantagens de investir em UX Design

Ao investir em UX Design você conquistará resultados em 5 frentes principais, são elas:

  • Melhora na comunicação entre a sua loja e os clientes
  • Menor tempo ocioso do cliente dentro da loja
  • Melhor circulação de todos
  • Facilidade na aquisição dos produtos ou serviços
  • Melhora significativa na percepção da qualidade do atendimento.

Ou seja, se a sua loja estiver com uma ótima estratégia de UX Design aplicada também nos serviços e no layout, seus clientes estarão mais confortáveis. Por consequência, as vendas aumentam.

Aquela estratégia de soterrar o público com inúmeras promoções e informações para conquistar uma venda por meio da confusão caiu completamente por terra. Hoje um consumidor ter praticidade, agilidade e concisão.

E como designer é o meu dever lhe avisar que a sua loja precisa entregar isso o mais rápido possível Acredite, fará muita diferença no final do dia. 

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7 elementos do UX Design

Estes sete elementos podem ser usados como guia para a criação de boas experiências, assim como para testar, pesquisar e mensurar sua efetividade (por exemplo, você pode fazer uso do User Testing os transformar e criar uma lista com as perguntas mais comuns que um usuário poderia fazer). Tome como exemplo um site de um banco, e entenda como esses 7 elementos seriam aplicados na prática:

Útil (Useful): O site oferece serviços com extrato da conta e pagamentos.

Utilizável (Usable): Quando você visualiza o extrato da conta, a informação é acurada e pode ser pesquisada, permitindo que você reveja depósitos e saques recentes. Em outras palavras, funciona da maneira que você espera e de forma constante.

Desejável (Desirable): A interface torna mais fácil gerenciar suas finanças do que ir a uma agência.

Acessível (Accessible): O site conta com recursos de acessibilidade, como funções para deficientes visuais ou outras deficiências.

Confiável (Credible): Acesso seguro ao portal, assim como outras funcionalidades de segurança, como logout automático ao finalizar sua sessão.

Localizável (Findable): Quando você quer um novo cartão de crédito, é fácil encontrar ofertas e solicitá-lo online.

Valioso (Valuable): As funcionalidades self-service no site diminuem os custos do atendimento e melhoram a satisfação do usuário, criando uma experiência que vale a pena para os clientes, bem como um bom investimento para os negócios.

Além de não esquecer de nenhum dos aspectos mencionados acima em qualquer design de experiência do usuário, é importante conhecer quais as maiores prioridades do seu público, o que pode ser feito a partir de uma profunda pesquisa. (fonte)

UX Design no atendimento: este é o futuro?

Não, este já é o hoje. Cada vez mais empresas estão transferindo os conhecimentos de UX Design para a sua área comercial. Grandes marcas do varejo hoje se preocupam com cada detalhe na interação entre consumidor e cliente.

A tal “guerra” contra o e-commerce mostra que cada dia mais é preciso encarar as nossas lojas como grandes sites. E assim oferecer ao cliente uma visão muito mais limpa, direta, confiável, facilitada e prática.

Quer aprender mais sobre design para varejo? Continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas e novidades especiais para empreendedores.

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

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