Use os gatilhos mentais mais eficazes do Design

Use os gatilhos mentais mais eficazes do Design

Olá, tudo bem? Hoje eu quero conversar com você sobre um assunto que gera certa polêmica, mas que é extremamente importante para aumentar os resultados de todas as suas campanhas. Sejam elas de marketing direto, ou até estratégias online: o design.

E vamos falar especificamente sobre os gatilhos mentais mais eficazes para aplicar nas suas estratégias de design. 

Algumas pessoas sentem dúvida quando falamos sobre “gatilhos mentais”, já outras têm uma visão um tanto equivocada do tema. 

Eu quero desmistificar tudo isso e ainda trazer dicas práticas de como utilizar essas estratégias tão eficientes no seu dia a dia.

Então, muito bem. Vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

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O que são gatilhos mentais

Gatilhos mentais são ferramentas para tornar a sua mensagem mais efetiva. Ou seja, são palavras, imagens, sons, cheiros, ou outros estímulos, que aumentam as probabilidades para quem uma mensagem obtenha sucesso.

E o que é o sucesso da mensagem? É quando o receptor toma a decisão, ou faz a ação, que você emissor deseja. 

Por exemplo: se o seu objetivo ao criar uma campanha é aumentar o número de downloads de um .pdf, então sucesso será ver estes números subirem. Por outro lado, o número de click (um indicativo de que o cliente chegou até a campanha), não determina necessariamente o sucesso.

Dessa forma, os  gatilhos mentais precisam estar alinhados com o objetivo da campanha. E tome nota: toda campanha tem apenas um objetivo. Somente um. Campanhas e designs de campanhas que tenham múltiplas mensagens perdem força. 

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O que não são gatilhos mentais

Agora que você já entendeu o que é um gatilho mental – uma ferramenta para melhorar a efetividade da sua mensagem – é preciso sabe o que ele não é. 

Um gatilho mental não é mágico, nem “capaz de fazer o cliente tomar decisões inconscientemente.” 

Muitas pessoas vendem gatilhos mentais como se fossem palavras mágicas capazes de vender qualquer coisa para qualquer pessoa. Quando, na realidade, o uso de um gatilho requer observação, técnica, experiência e sobretudo testes.

Existe um contexto envolvendo o seu cliente, a jornada de compra dele, a maturação dele dentro de um funil para que determinada palavra (ou estímulo) faça efeito. Então, se alguém lhe vender gatilhos mentais como se fossem fórmulas mágicas, não acredite. 

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Quais são os principais gatilhos mentais do design

Muito bem, agora que já falamos sobre dois pontos importantíssimos, e hora de abordarmos quais são os gatilhos mentais do design. Especificamente pensados no impacto visual que os seus projetos terão na vida dos clientes.

Os principais gatilhos mentais do design são:

  • Reciprocidade
  • Prova Social
  • Escassez
  • Enquadramento
  • Saliência
  • Contraste

Vou explicar para você como funciona cada um em detalhes. 

Use os gatilhos mentais mais eficazes do Design

Reciprocidade

A reciprocidade usa um princípio similar ao da solidariedade. Quando você oferece algo para o seu cliente, e esse conteúdo tem valor, ele se sente na obrigação de oferecer algo em troca. 

Portanto, ao elaborar designs que tenham conteúdo realmente útil, que resolvam a dor dos seus clientes, você estará apelando para o gatilho da reciprocidade. 

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Prova Social

Este é o gatilho mental que faz uso de depoimentos e relatos de outros usuários. Ao colocar em uma página de vendas as notas e as opiniões de outros compradores, as lojas estão fazendo uso da Prova Social. 

Para que você consiga utilizar com eficiência este gatilho deve criar um design de tal maneira que os novos clientes tenham acesso às opiniões de outros. Você também pode incluir premiações que a sua empresa ganhou, ou conquistas similares.

Escassez

Talvez o gatilho mental mais subutilizado do mercado. A escassez serve para demonstrar ao seu cliente que aquele produto ou serviço está disponível por tempo limitado e é de caráter exclusivo.

Então, para fazer uso da escassez você deve garantir que a sua mensagem demonstre ao cliente que há ali uma limitação. Seja em tempo, seja em número total de unidades. Etc.

Note que essa escassez precisa ser real, e não forçada. Do contrário o seu consumidor vai se sentir ofendido e poderá não fazer mais negócios com você. 

Enquadramento

O enquadramento é muito similar ao princípio do contraste (que vou explicar em seguida). Este gatilho mental do design serve especificamente para você destacar uma mensagem das outras.

Também pode ser chamado de composição, se trata da aplicação de diversas leis de design para garantir que uma determinada qualidade (ou uma palavra) tenha força na composição total da imagem.

Quando bem feito, o enquadramento é poderosíssimo. 

Saliência 

Embora este gatilho mental seja pouco considerado fora do universo do design, quando trabalhamos imagem ele é muito importante. Fala do grau em que sua marca é considerada durante a situação de compra. 

Por exemplo, a saliência cria pistas mentais que acionam os pensamentos do cliente em direção à sua marca. Este gatilho está fortemente associado às ações de branding. 

Imagine a loja de roupas mais elegante que você conhece, agora imagine outra que tenha peças mais populares. Pronto, você entendeu o que é a saliência. O conjunto de ações e estratégias que geram impressões e pistas para os consumidores.

Note que a saliência não está associada ao preço de um produto ou serviço, já que uma loja popular e uma loja chique podem vender peças com valores bem próximos. Esse gatilho é muito mais ligado à impressão deixada pela marca. Então, o branding. 

Contraste

Mais do que sobrepor cores, o gatilho mental de design focado em contraste lida com a comparação da sua marca em relação à outra. Ele funciona quando você identifica que o seu comprador ideal não gosta de uma determinada postura de outra marca.

Ou seja, para usar o contraste você tem que reforçar por meio das suas mensagens tudo aquilo que a sua marca não é. Dessa maneira, conquistando a confiança dos clientes que não gostam dessa outra marca.

Por exemplo: imagine duas entregadoras, uma conhecida por prestar um ótimo serviço, porém lento, e outra conhecida por prestar um bom serviço, porém muito mais veloz. 

A entregadora que presta um ótimo serviço pode usar o gatilho mental de design do Contraste para afirmar que ela pode ser lenta, mas não é apenas boa. Enquanto a outra pode usar o mesmo gatilho para afirmar que ela é muito mais rápida que a concorrência.

Ou seja, o Contraste não precisa ser embasado em um defeito da concorrência, apenas em uma característica que não esteja presente na sua empresa e possa se tornar uma vantagem.

Finalizo aqui o artigo de hoje sobre gatilhos mentais de design para a sua empresa.

Espero que o artigo de hoje tenha suscitado boas ideias e trazido insights interessantes para o seu dia a dia.

Se você quer saber mais sobre como utilizar gatilhos mentais do design na sua empresa, marque uma reunião comigo. Estou disponível para conversar e trocar experiências.

Agradeço a leitura e até a próxima.

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