Use as cores para impactar os clientes

Use as cores para impactar os clientes

A psicologia das cores é uma disciplina utilizada por diversos profissionais, sobretudo no design, para gerar sensações e obter resultados. Ou seja, trocando por palavras mais fáceis: é possível obter respostas e causar estímulos nos seus consumidores apenas usando as cores.

Hoje eu quero conversar com você sobre como nós usamos as cores para impactar os clientes. E quais são as mensagens normalmente associadas com cada coloração.

Assim, você poderá testar por conta própria quais são as cores e as sensações mais indicadas para a sua empresa. E, deste modo, melhorar enormemente a sua comunicação visual e todas as estratégias de merchandising da sua loja/empresa.

Vamos conversar sobre a psicologia das cores para impactar os clientes. Fique confortável e aproveite a leitura!

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O que é a psicologia das cores?

No livro “Rápido e Devagar” o cientista vencedor de um prêmio Nobel, Daniel Kahneman, mostra bem diversos detalhes sobre o funcionamento do nosso cérebro. Para resumir, basta imaginarmos que existem dois sistemas trabalhando junto para a formação das nossa percepção e compreensão da realidade.

Um sistema é rápido e demanda pouquíssimo esforço. Graças à sua velocidade, ele é normalmente predominante nas nossas ações. Já o segundo sistema é muito mais lento e requer que o cerébro faça um esforço genuíno na absorção e compreensão de uma ideia.

Para ver o sistema 1 (rápido) em funcionamento, basta ler uma palavra em português. Tem mais, quando você escuta o seu nome sendo chamado, ou quando sente um cheiro muito familiar. Todos esses fatores são gatilhos para o sistema 1, que domina as ações.

Já o sistema 2 é usado quando você joga xadrez, ou precisa fazer cálculos não tão óbvios de cabeça. Quando deseja se lembrar de um caminho, ou quando ainda tem pouca fluência em um novo idioma, precisa traduzir mentalmente palavra por palavra. 

Pois bem, o poder das cores está justamente em fazer uso do sistema 1. O mais rápido. Ele é instigado pela visão e toma decisões antes mesmo que o sistema 2 (lento) consiga compreender a situação.

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Como as cores influenciam as nossas ações?

Veja bem, você está trabalhando tranquilamente, prestando atenção na tela do notebook, quando o seu celular recebe uma mensagem. O aparelho treme, faz o som característico e desse momento em diante a sua atenção estará completamente dividida.

As cores têm este mesmo poder. Entretanto, se usadas com atenção, a força ficará sutil, quase imperceptível. De modo que o projeto feito com aquela coloração tenha o efeito desejado, sem que isso incorra em poluição visual. Ou pior, sem cansar a vista dos clientes. 

Veja, por exemplo, os cartazes dos filmes. Sem saber do que se trata a produção você é capaz de distinguir filmes de terror, romance, suspense, comédia, entre tantos outros. Tudo isso se deve ao uso correto das cores (ou a falta delas) em conjunto com a composição da imagem.

Então, posso dizer sem exageros de que a psicologia das cores envia mensagens para o cliente mesmo que ele não esteja ciente delas. Tem mais, ele entenderá o “recado” enviado pela cor antes mesmo que possa tomar qualquer decisão.

Já que essa ação está toda nas mãos do sistema 1, aquele rápido e insuperável. 

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Quais são as principais sensações associadas com as cores?

Se você deseja saber as associações para cada cor, deve pensar em sentimentos e sensações, mais do que nas cores em si. 

Para tanto, as principais sensações associadas com as cores, são:

  • Otimismo (visão de futuro, modernidade)
  • Empatia (amizade)
  • Excitação
  • Criatividade (imaginação, sabedoria)
  • Confiança (segurança, robustez)
  • Paz (crescimento, saúde)
  • Equilíbrio (tranquilidade, calmaria)

E cada uma dessas sensações ou qualidades está associada com a combinação de algumas cores específicas. Vou falar com mais calma sobre elas.

Otimismo – Amarela

A cor amarela está associada ao otimismo por conta da sua energia radiante. Uma cor muito presente na natureza, demonstra para nós que sempre há algo mais forte no porvir. 

Por essa razão, empresas como o McDonald’s investem nessa cor, para demonstrar ao público toda a alegria e a energia da marca (ao contrário do que diz o senso comum, de quem “amarelo da fome”)

Aliás, dizer que o amarelo dá fome é interpretar de maneira incorreta as associações geradas pela marca. Você se lembra de mostarda e ketchup quando vê essas cores e por essa razão sente vontade de comer um lanche.

Laranja – Empatia

O laranja é uma cor empática, muito associada com a amizade. Por estar entre o amarelo vivo e o vermelho, esta cor traz elementos de companheirismo. A Harley Davidson juntamente com a Fanta são provas de que essa sensação impera na cor.

Vermelho – Excitação 

Vermelho é uma cor perigosa. Ótima para ser utilizada em conjunto com recursos de ação, pode ser extremamente eficaz em botões de compra ou comandos que exigem que o cliente faça alguma coisa rapidamente, por exemplo. 

Entretanto, o uso excessivo do vermelho causa cansaço e pode comprometer a mensagem. Já que a exaustão vem de mãos dadas com a confusão. E nós já sabemos que um cliente confuso não toma qualquer decisão. Por essa razão, deve ser usada com parcimônia, sobretudo em ambientes internos. 

Roxo – a cor da criatividade

Rara na natureza, a cor roxa está associada com a magia e por essa razão ficou presa no imaginário coletivo como a cor da genialidade e da criatividade. Também é uma cor muito excitante, se usada em excesso. 

Apesar de pouco encontrada entre as marcas, o roxo pode ser visto como complemento e é indicado para quem deseja trazer um quê de novidade aos clientes. 

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Use as cores para impactar os clientes

Por fim: Confiança, paz e equilíbrio 

A confiança está normalmente conectada ao azul anil, graças a solidez dessa coloração. Já o azul claro remete à infância e o azul marinho traz uma sobriedade e uma seriedade que nem sempre é desejada. 

Verde é a cor do crescimento, da saúde, está presente nas folhas mais saudáveis, sinaliza uma boa colheita.

Por fim, o equilíbrio vem com as cores clarinhas, quase brancas. Aqui podemos incluir quase todas, até mesmo tons bem lavados de vermelho. Por outro lado, o cinza clarinho se destaca como uma cor sóbria e pacífica na medida certa. Sem o impacto poderoso do branco. 

Como saber se é o momento de investir em uma nova cor?

Agora basta fazer um teste: Observe os seus clientes e até os colaboradores da sua empresa. Veja quais são as sensações mais comuns nessas pessoas e como elas se relacionam com a sua marca. 

Existe um respeito? Há companheirismo? Elas estão sempre excitadas? Ou têm um otimismo em relação aos projetos? 

Observar como as pessoas enxergam a sua marca dá indícios das principais mensagens que as suas cores estão transmitindo. E aí, se você identificar que é preciso corrigir essas mensagens, então é hora de investir em novas cores, quem sabe até um rebranding.

Espero que você tenha gostado do primeiro artigo de 2021. Preparei um ano com conteúdos incríveis para você aprender sempre mais sobre as diversas nuances do design.

Quer saber mais sobre como usar as cores para aumentar os resultados da sua empresa? Entre em contato comigo. Vamos marcar uma reunião e descobrir tudo o que podemos construir juntos.

Agradeço a leitura e até a próxima!

 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação