Chega de lojas sem graça ou vitrines sem estilo. Veja as melhores dicas sobre design no PDV.
PDV, ponto de venda, local em que a magia do varejo acontece. É no PDV que os clientes se tornam defensores da marca. Hoje nós vamos mostrar como trabalhar o design para criar um PDV arrasador.
Antes de começarmos, precisamos deixar bem claro que nós não vamos delimitar o que é e o que não é um ponto de venda. Até porque, a literatura sobre o assunto diverge em relação ao que pode e o que não pode ser considerado um PDV.
Sendo assim, nossas dicas serão para todos os ambientes em que o cliente pode entrar em contato. Seja uma loja, um quiosque, um stand, uma simples vitrine. Se for possível fazer uma compra, então será considerado um PDV.
Muito bem, vamos começar!
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Tenha um objetivo para o seu design
Você e a sua equipe estão trabalhando no design do PDV, mudando coisas de lugar, testando cores, fazendo experiências; quando uma pessoa de fora passa e pergunta: “qual é o objetivo deste design?” Pense bem nessa resposta, pois se ela for “deixar o PDV bonito”, então tem algo errado.
Não há feito, não há bonito. Sim, existem coisas belas, para não entrarmos demasiadamente na filosofia. Contudo, como diria o ditado popular: “quem ama o feio, bonito lhe parece”. O que queremos dizer? Que é impossível dizer que algo está bonito ou feio, afinal, haverá gosto para tudo.
Sendo assim, ao trabalhar o design do seu PDV você precisa ter um objetivo em mente. Seja causar espanto, em um PDV para o Halloween. Ou causar ternura, em um PDV para o dia dos namorados. Objetivo, esse é o nome do jogo. Depois vocês iniciam os projetos.
Escolha um kit de sentimentos
Temos um objetivo? Agora vamos trabalhar quais são os sentimentos que serão abordados por esse objetivo. Por exemplo, para causar espanto precisamos brincar com a surpresa e talvez com o medo. Para causar ternura temos que investir no amor, no conforto e na saudade.
Cada sentimento exigirá uma abordagem completamente diferente do design. Mais uma vez, não há resposta certa ou errada, o que há é a busca por um sentimento, que está encabeçado por um objetivo.
Uma loja de roupa íntima apela para sensações diferentes de uma loja de artigos esportivos. Nenhuma das duas está “mais certa” do que a outra. Elas apenas precisam estabelecer sensações diferentes que querem despertar nos clientes.
Foco nas cores
Temos o objetivo, temos os sentimentos, está na hora de escolhermos quais serão as ferramentas utilizadas para alcançar os resultados desejados. As cores são nossas melhores aliadas para conseguir alcançar esses objetivos.
Acontece que elas estão relacionadas às questões que pairam a nossa cultura e configuram certas sensações que temos no subconsciente. Para não complicar muito o artigo, vamos dizer apenas que são as cores que constroem a atmosfera de um lugar.
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Como usar as cores
Quer ver só? veja o que você sente com essa descrição: marrom molhado, troncos de madeira, grama verde escura, árvores ao redor, neblina na floresta, uma fogueira no centro da roda, o vermelho vivo do fogo trepidando. Calor no rosto.
Apenas a descrição dessa cena já suscita em você algumas sensações, que estão fracas, pois as cores foram apenas descritas. Pense no efeito que essa cena teria se tivesse sido mostrada com imagens.
Aí está o segredo no uso das cores. Escolha uma paleta que faça sentido com o objetivo e os sentimentos escolhidos.
Limpe os excessos
Anote essa frase: um bom design cria vínculo. Comunica algo, faz uma conexão.
Então, nada de sufocar os seus clientes com diversas informações ou estratégias de design. Pois, o que seria algo organizado e bem elaborado, pode ser tornar uma balbúrdia. E a bagunça não comunica nada, ela apenas confunde.
Quando nós escrevemos as três primeiras dicas desse artigo, apresentamos elas para alguns amigos e conhecidos, para que eles testassem se elas fazem sentido. Acontece que algumas pessoas escolheram mais de um objetivo, fizeram uma lista enorme de sentimentos e escolheram quase todas as cores existentes no mundo.
Isso não está certo, a ideia da primeira dica é criar um caminho, assim como quando falamos para despertar sentimentos, era para escolher apenas alguns. O mesmo no uso das cores. Mas muitos lojistas insistem em tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
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Menos é mais (e você já cansou de ler e ouvir isso)
Sim, essa premissa é verdadeira e serve enormemente para o universo do design. Não tente resolver todas as questões ao mesmo tempo. Não tente conquistar todos os perfis de clientes existentes em um shopping. Não tente criar um design que tenha tudo.
É preciso ter foco e objetivo para ser capaz de traçar um plano claro e escolher as ferramentas corretas. Assim como o cliente da loja de lingerie e o cliente da loja de materiais esportivos não são, necessariamente, a mesma pessoa.
Claro que as suas estratégias de design podem ser abrangentes, contanto que tudo seja feito com calma e atenção. Sem perder a mão ou o foco. Assim, seu PDV será capaz de atrair um público muito maior.
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Na dúvida, fale com profissionais
Embora o assunto seja extenso, e por vezes complicado, procuramos cobrir todos os principais itens que falam sobre o design no PDV. Sabemos que a conversa não encerra aqui, mas você já é capaz de lidar com várias questões que podem surgir no dia a dia.
Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre design no PDV? Entre em contato conosco.
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